Slider

[ESPECIAL] Qual será o melhor sorteio para Portugal no Festival Eurovisão 2025?

 

Os 31 países semifinalistas do Festival Eurovisão 2025 saberão, amanhã, em qual das semifinais disputarão o acesso à Grande Final do concurso. Qual seria o melhor sorteio para Portugal?


A cidade de Basileia, na Suíça, recebe, amanhã, o Sorteio de Alocação do Festival Eurovisão 2025, onde os 31 países semifinalistas, divididos em 5 potes, serão distribuídos pelas duas semifinais (e respetivas partes) do concurso, enquanto os 6 países automaticamente qualificados para a Grande Final saberão em qual das semifinais votarão.

Baseado no histórico de Portugal nas semifinais do concurso desde a introdução do modelo das duas semifinais em 2008, o ESCPORTUGAL quis saber qual seria o melhor sorteio para Portugal no Festival Eurovisão 2025. Para tal, foram recolhidas todas as votações dadas a Portugal nos anos de 2008, 2009, 2023 e 2024, edições em que as semifinais contaram apenas com votação do público, bem como as de 2017, 2019, 2021 e 2022, anos em que Portugal disputou as semifinais e onde a votação foi revelada discriminadamente.

Descobre connosco, de pote a pote, quais os países que mais e em maiores quantidades votaram em Portugal nas edições analisadas:

Pote 1 - Bélgica, Chéquia, Estónia, Letónia, Lituânia, Luxemburgo e Países Baixos




Com os ajustes deste ano, o pote 1 do sorteio para a Eurovisão 2025 conta com os vizinhos Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos, bem como os países do Báltico (Estónia, Letónia e Lituânia) e a Chéquia, formando o maior pote do sorteio de amanhã. E com apenas uma presença comum, o Luxemburgo é o país com maior média de pontos dados a Portugal (12 pontos em 2024). A nível de volume de pontos, a Bélgica e a Letónia dividem o primeiro lugar com 26 pontos, ainda que a Bélgica tenha, de longe, uma maior média (8,67) do que a Letónia (5,20), país que, em 2023, deixou Portugal a zeros. Acima da média letã ficam ainda os registos dos Países Baixos (6,50) e Lituânia (5,67). Em sentido inverso, a Estónia apresenta a pior média (2,50) de pontos dados a Portugal, seguido do registo da Chéquia (3,67).


Melhor Sorteio: Luxemburgo, Bélgica, Países Baixos e Lituânia
Pior Sorteio: Letónia, Estónia e Chéquia.


Pote 2 - Arménia, Azerbaijão, Geórgia, Israel, Polónia e Ucrânia


Formado por países da extinta União Soviética (Arménia, Azerbaijão, Geórgia e Ucrânia) e por Israel e Polónia, o pote 2 é (à excepção do pote 4, onde Portugal está incluído) aquele que menos pontos deu a Portugal nas edições analisadas: 83 pontos. A Polónia é o país que mais pontuou Portugal (20 pontos em 4 edições, 5 pontos/edição), com a mesma média que a Arménia (15 pontos em 3 edições). A Ucrânia, com 14 pontos em 3 edições, ocupa a terceira posição com 4,67 de média, superando os registos da Geórgia (17 pontos em 4 edições)  e do Azerbaijão (12 pontos em 3 edições), com esses dois países a deixarem Portugal a zeros numa das votações. Por outro lado, Israel é um dos países com pior média de pontos dados a Portugal: em 3 edições, apenas deu 5 pontos a Portugal, registando uma média de 1,67 pontos/edição.


Melhor Sorteio: Polónia, Arménia e Ucrânia
Pior Sorteio: Dinamarca, Estónia e Noruega


Pote 3 - Albânia, Áustria, Croácia, Eslovénia, Montenegro e Sérvia


Constituído pelos países da extinta Jugoslávia (Croácia, Eslovénia, Montenegro e Sérvia) ao lado da Albânia e Áustria, o pote 3 tem como principal fornecedor de pontos a Portugal a Albânia, com 29 pontos em 4 edições, prefazendo uma média de 7,25 pontos/edição. Croácia e Eslovénia seguem-se na média, com 4 pontos/edição e um total de 16 pontos, ainda que sejam superados pontualmente pela Sérvia, país que deu 18 pontos a Portugal em 5 edições (3,60 pontos/edição), mas com os 0 pontos de 2019 a fazerem baixar o score. Ao lado da Croácia e Eslovénia, temos também a Áustria com uma média de 4 pontos/edição mas com apenas 8 pontos atribuídos, enquanto Montenegro apresenta, de longe, os piores registos: apenas 7 pontos em 3 edições (todos eles em 2017), com uma média de 2,33 pontos/edição.

Melhor Sorteio: Albânia, Croácia e Sérvia
Pior Sorteio: Eslovénia, Áustria e Montenegro

Pote 4 - Chipre, Grécia, Irlanda, Malta, PORTUGAL e São Marino


Com excepção de Chipre e Grécia, que habitualmente trocam as suas pontuações máximas, o pote 4 do sorteio do Festival Eurovisão 2025 é (uma vez mais) constituído por países sem grande histórico de troca de pontos entre si. Ainda que com apenas 16 pontos atribuídos de entre os 48 pontos possíveis, a Grécia é o maior fornecedor de pontos a Portugal, com uma média de 4,00 pontos/edição. Chipre, com 3,25 pontos/edição, segue-se na contagem, com Malta a ocupar a terceira posição com 7 pontos em 3 edições, seguida pela Irlanda que apenas disputou as semifinais com Portugal em 2023 e 2024: no total, o país deu 4 pontos a Portugal, registando uma média de 2 pontos/edição. Por fim, São Marino tem o pior registo de todos os países: em duas edições, apenas entregou 3 pontos a Portugal, tendo uma média de 1,5 pontos/edição. 

Melhor Sorteio: Grécia e Chipre
Pior Sorteio: Malta e São Marino


Pote 5 - Austrália, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia


Conhecido pelo pote dos países nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia) em conjunto com o país menos nórdico do concurso, a Austrália, o pote 5 conta com 125 pontos dados a Portugal na junção dos vários anos de registos. E o maior contribuidor continua a ser a Islândia, país que apenas deixou Portugal a zeros em 2019 e que atribuiu um total de 41 pontos em 7 edições (5,86 pontos/edição). A segunda maior média vem da Austrália (5,33 pontos/edição), ainda que influenciada pelos 10 pontos de 2017 (nas restantes duas edições apenas deu 6 pontos a Portugal), enquanto que o terceiro melhor registo é da Finlândia, país que conta com uma média de 4,83 pontos/edição e 29 pontos dados a Portugal. A Suécia, que deixou Portugal a zeros em 2024, ocupa a 4.ª posição nas média (4,80) com 24 pontos atribuídos, superando a Dinamarca, com 11 pontos em 3 edições. Por fim, a Noruega, que apenas ficou com Portugal nas semifinais de 2022 e 2023, conta com 4 pontos em duas edições, uma média de 2 pontos/edição.


Melhor Sorteio: Islândia, Finlândia e Suécia
Pior Sorteio: Austrália, Dinamarca e Noruega


Finalistas Automáticos - Big5 (Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido) e Suíça


Além do sorteio dos semifinalistas, o sorteio de amanhã também determinará em que semifinal votarão os 6 países qualificados diretamente para a Grande Final: os Big 5 (Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido) e a Suíça. Motivado pela posição geográfica e pela presença de comunidades de emigrantes, Portugal tem sido o país mais pontuado pelo lote dos Big5 com 152 pontos recebidos (cerca de 22,7%) a serem oriundos destes 5 países. Contando com os pontos da Suíça, em nenhum ocasião Portugal ficou a zeros no televoto destes seis países finalistas.

Com uma média intacta de 12 pontos/edição, Espanha tem a melhor média de pontos dada a Portugal, com o televoto espanhol a atribuir a pontuação máxima a Salvador Sobral, Conan Osíris e The Black Mamba. Contudo, o maior volume de pontos é oriundo da Suíça com 56 pontos... em 60 possíveis (apenas não recebemos os 12 pontos helvéticos em 2009 e 2021), registando uma média de 11,2 pontos/edição. Em terceiro lugar na contagem, vem a França com 54 pontos em 5 edições, fazendo uma média de 10,8 pontos/edição. A larga distância, mas em terreno ainda bastante positivo a Portugal, temos o Reino Unido com 31 pontos em 5 edições (6,2 pontos/edição) e a Itália com 18 pontos em 3 edições (6 pontos/edição), enquanto a Alemanha encerra o pote com 13 pontos em 3 edições (4,33 pontos/edição).


Melhor Sorteio: Espanha, Suíça e França
Pior Sorteio: Alemanha, Itália e Reino Unido


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.