A participação no Festival Eurovisão 2025 não está contemplada no orçamento da emissora estatal da Macedónia do Norte para o próximo ano, colocando o país (uma vez mais) fora da competição internacional.
Depois da retirada do concurso de 2023 devido aos efeitos da crise energética e económica no país, a Macedónia do Norte não estará a concurso na próxima edição do Festival Eurovisão em 2025. A confirmação foi dada (indiretamente) pela emissora estatal da Macedónia do Norte - MRT - com a revelação na íntegra do Orçamento para o próximo ano, onde não existe qualquer referência à participação no evento.
De realçar que, no ano passado, a emissora contemplou a participação no orçamento, alocando cerca de 1 500 000 dinares macedónios (cerca de 25 mil euros) para participação no Festival Eurovisão 2024, que nunca aconteceu, e no Festival Eurovisão Júnior 2024. Assim sendo a participação do país na competição infanto-juvenil do próximo ano também poderá estar em risco.
A Macedónia do Norte estreou-se no Festival Eurovisão em 1998, contando com 21 participações no concurso, tendo 9 presenças na Grande Final e o 7.º lugar de Tamara Todevska como melhor resultado. Em Turim, o país fez-se representar por Andrea e "Circles", tendo alcançado o 11.º lugar na semifinal 2 com 76 pontos, fruto do 10.º lugar no júri (56) e o 16.º no televoto (20), ficando fora da Grande Final por 20 pontos.
Sem comentários
Enviar um comentário