Slider

Islândia: Associação de Compositores e Letristas apela a boicote ao Festival Eurovisão 2024

  

A Associação de Compositores e Letristas da Islândia apelou junto da RÚV para o boicote do país ao Festival Eurovisão 2024 caso Israel participe: "Todos temos o dever de tomar posição contra a guerra e o assassinato de civis e crianças inocentes".


Depois da revelação da lista de países concorrentes no Festival Eurovisão 2024 e o comunicado da EBU/UER relativamente à presença de Israel no certame, a Associação de Compositores e Letristas da Islândia apelou ao boicote da edição do próximo ano. O anúncio foi feito nas redes sociais do organismo - FTT (Félag tónskálda og textahöfunda) - com a revelação do pedido enviado à direção da emissora estatal RÚV.

"A direção da FTT (...) apela à RÚV para não participar no Festival Eurovisão 2024, a menos que seja negada a participação de Israel no concurso pelos mesmos motivos que a Rússia na edição do ano passado. Todos temos o dever de tomar posição contra a guerra e o assassinato de civis e crianças inocentes. Temos sempre a opção de não colocar o nosso nome nestas situações, quer sejamos indivíduos ou instituições estatais. Não devemos partilhar um evento caraterizado pela alegria e optimismo com nações que atuam com força militar" pode ler-se no apelo que, até ao momento, ainda não recebeu nenhuma resposta oficial.

De realçar que esta não é a primeira vez que a Islândia manifesta o seu desagrado com a participação de Israel no Festival Eurovisão. Em 2019, vários organismos islandeses, bem como alguns cantores, manifestaram-se contra a possível realização do evento em Jerusalém, com os Hatari, representantes do país em Telavive, a usarem a participação para marcar uma posição política, situação que acabou por não ser sancionada pela EBU/UER.

Estreante em 1986, a Islândia conta com 35 participações no Festival Eurovisão, destacando-se as 27 presenças na Grande Final e o 2.º lugar alcançado nas edições de 1999 e 2009. Em Liverpool, Diljá representou o país na semifinal 2 com "Power", alcançando o 11.º lugar com 44 pontos, onde foi a favorita da Dinamarca, ficando a 30 pontos do apuramento para a Grande Final.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: RÚV / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.