La Fazani e "Oj Kosova" venceram a primeira edição do Festivali i Këngës në RTK, certame que será usado como final nacional do Kosovo para o Festival Eurovisão aquando da entrada do país no formato internacional.
A emissora kosovar RTK realizou, nos últimos dias, a primeira edição do Festivali i Këngës në RTK, festival baseado no Festivali i Këngës albanês e que será usado como final nacional do Kosovo para o Festival Eurovisão quando o país for autorizado a competir no certame internacional. De realçar que, visto que a RTK não é membro da EBU/UER, resultante do veto da Rússia na entrada do país na ONU, o Kosovo está impedido de competir no Festival Eurovisão segundo as regras atuais, cuja tentativa de alteração do regulamento foi recentemente chumbada.
A primeira edição teve lugar em Pristina e foi apresentada por Krasta, Besim Dina, Edona Kasapolli, Edona Rashitaj e Anjeza Sahini (representante albanesa em 2004), contando com 18 artistas concorrentes em duas semifinais. La Fazani e "Oj Kosova" foram os vencedores do formato, deixando uma mensagem sobre o Festival Eurovisão após a competição: "Sei que não poderemos ir à Eurovisão, mas adoro-vos Kosovo". De realçar que, durante a primeira gala, Noel Curran, diretor geral da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER), deixou uma mensagem de felicitações à organização.
Sem comentários
Enviar um comentário