Slider

[ESPECIAL] Quais os resultados de Portugal nas anteriores edições da Eurovisão no Reino Unido?


 

A edição de 2023 é a nona edição do Festival Eurovisão sediada no Reino Unido, recordista absoluto em organizações do concurso. Mas em que lugar ficaram os representantes de Portugal nas edições realizadas em solo britânico?


Mimicat e "Ai Coração" são os representantes de Portugal na 67.ª Final do Festival Eurovisão, sendo também a 9.ª edição do concurso internacional realizada no Reino Unido, país que albergou as edições de 1968, 1977, 1982 e 1998 pela vitória no ano anterior mas também as de 1960, 1963, 1972, 1974 e 2023 por problemas e/ou recusa do potencial organizador. Portugal marcou presença em 6 das 8 edições anteriores e, em dia de Grande Final, desafiamo-vos a recordar essas mesmas participações:

Carlos Mendes levou "Verão" a Londres e conquistou o 11.º lugar

O jovem Carlos Mendes foi, em 1968, o primeiro representante português numa edição do Festival Eurovisão sediada no Reino Unido, mais propriamente no Royal Albert Hall, em Londres. "Verão", o tema que abriu o alinhamento, ficou em 11.º lugar com 5 pontos, oriundos da Noruega (2) e Espanha (3), sendo, até 1971, o melhor resultado português no certame.


Carlos Mendes voltou ao Reino Unido... e voltou a ser o melhor de sempre

Cinco anos depois da primeira participação, Carlos Mendes regressou ao Festival Eurovisão... e ao Reino Unido, com o país a receber o evento em Edimburgo após à desistência de organização do Mónaco. Em defesa de "A Festa da Vida", o cantor alcançou o 7.º lugar com 90 pontos, com a pontuação máxima do Luxemburgo, sendo que a classificação apenas foi ultrapassada por Lúcia Moniz em 1996.


O mítico "E Depois do Adeus" foi interpretado por Paulo de Carvalho em Brighton

Dois anos após a organização em Edimburgo, o Reino Unido voltou a receber o Festival Eurovisão desta vez em Brighton após a recusa do Luxemburgo em organizar o certame pelo segundo ano consecutivo. Portugal foi representado por Paulo de Carvalho e "E Depois do Adeus", tema que viria a virar senha do 25 de Abril mas que na classificação eurovisiva não foi além do 14.º (e último) lugar, ex-aequo com Noruega, Alemanha e Suíça, com apenas 3 pontos, oriundos de Espanha (1) e Suíça (2).


Os Amigos foram os representantes de Portugal no concurso de 1977

Com a vitória dos Brotherhood of Man, o Reino Unido voltou a receber o concurso em 1977, organizando o Festival Eurovisão no Centro de Conferências de Wembley, em Londres. Portugal foi representado pelos Os Amigos e "Portugal no Coração" mas o resultado não foi animador: 14.º lugar (entre 18) com 18 pontos, oriundos de Mónaco (2), Países Baixos (2), Alemanha (1), Suíça (4), Itália (3) e França (6).


Doce abriram o alinhamento do concurso de Harrogate com "Bem Bom"

Cinco anos depois, o Reino Unido voltaria a receber o Festival Eurovisão face à vitória ds Bucks Fizz no ano anterior com "Making Your Mind Up". O local escolhido para a edição foi o Centro Internacional de Harrogate, com Portugal a abrir o desfile de canções com "Bem Bom", tema das Doce que ficaria em 13.º lugar com 32 pontos, com destaque para as votações do Luxemburgo (7) e Suécia (6).


Os Alma Lusa foram os últimos representantes portugueses em solo britânico

Depois de um longo hiato, o Reino Unido voltou a sediar o Festival Eurovisão em 1998, depois da vitória de Katrina & The Waves em 1997, com a National Indoor Arena, em Birmingham, a sediar o concurso. Os Alma Lusa com "Se eu te pudesse abraçar" foram os representantes portugueses na edição, tendo ficado em 12.º lugar com 36 pontos, sendo a melhor classificação de Portugal de 1997 a 2016.



Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte, Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.