Slider

Espanha: Polémica em torno da destituição de Eva Mora do cargo de chefe de delegação

 
Sucedem-se as publicações de descontentamento com a demissão de Eva Mora do cargo de chefe de delegação de Espanha no Festival Eurovisão. Na ficha técnica dos espetáculos deste ano, Ana María Bordas foi mencionada como chefe de delegação... mas apenas na Grande Final.  


Apenas dez dias depois da Final do Festival Eurovisão 2023, onde Espanha alcançou o 17.º lugar com Blanca Paloma e "EAEA", a RTVE anunciou grandes mudanças na estrutura eurovisiva, demitindo Eva Mora do cargo de chefe de delegação. A notícia apanhou de surpresa a bolha eurovisiva e têm-se sucedido as mensagens de descontentamento com a decisão da RTVE e os elogios ao trabalho daquela que foi, nos últimos dois anos, um dos principais rostos da participação de Espanha nos eventos eurovisivos.

Contudo, a polémica está também instalada. Ainda que nenhuma justificação oficial tenha sido dada pela RTVE ou reação dada pela própria, várias publicações espanholas alegam mau estar entre a então chefe de delegação Eva Mora e María Eizaguirre, diretora de Comunicação da RTVE, dentro da comitiva espanhola, recordando que Eva Mora não marcou presença em vários eventos relacionados com a participação de Blanca Paloma, como a conferência de imprensa da passada terça-feira, tendo a condução estado a cargo da diretora da RTVE.

Além disso, aquando do anúncio, algumas publicações avançaram também que Eva Mora nunca foi, de facto, a chefe de delegação de Espanha na Eurovisão, mas sim vice-chefe de delegação ao lado de Ana María Bordas, que agora assume novamente o cargo que assumira entre 2017 e 2021. No entanto, este ponto causou ainda mais polémica, visto que a ficha técnica da RTVE no Festival Eurovisão 2023 contradiz as declarações... até à segunda semifinal: na gala de 9 de maio, Eva Mora aparece como chefe de delegação de Espanha no concurso (tal como no concurso de 2021); contudo, nas galas de 11 e 13 de maio, o cargo de chefe de delegação é dado a Ana María Bordas e Eva Mora.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: ESCPlus/RTVE/Twitter / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
1
( Hide )

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.