Slider

ESC2023: Portugal protesta junto da EBU/UER o fecho dos ensaios e do centro de imprensa


Portugal faz parte de um conjunto de 8 países que enviaram uma carta à EBU/UER a protestar contra os ensaios à porta fechada e ao fecho do centro de imprensa nos primeiros dias.


Pela primeira vez em décadas, a primeira semana de ensaios da Eurovisão serão à porta fechada. Para além disso, praticamente todas as conferências de imprensa foram suspensas, incluindo as individuais de cada país. O press center de Liverpool abrirá apenas seis dias, de 8 a 13 de maio. Em comparação, o de Roterdão esteve aberto 15 dias e o de Turim 11 dias.

O que parecia uma decisão consensual entre o Grupo de Referência da EBU/UER, provou não o ser, pois segundo o jornal sueco Aftonbladet, oito países protestaram formalmente perante a organização supervisora da Eurovisão através de carta conjunta carta enviada em março passado ao diretor de comunicações, Dave Goodman.

As oito delegações signatárias são o Azerbaijão, Chéquia, Letónia, Malta, Suiça, Polónia, São Marino e Portugal. Sabe-se também que Bélgica e a Estónia quiseram aderir ao protesto mas a carta já tinha sido enviada. Os Big 5, formados por Espanha, Alemanha, França, Itália e Reino Unido, e a co-anfitriã desta edição, a Ucrânia, não fizeram parte do protesto, enquanto a Suécia não se manifestou a favor ou contra e não fazia parte da discussão entre cerca de 30 países.

A suspensão das conferências de imprensa tem causado particular desconforto entre os países da primeira semifinal, já que têm pouco mais de um dia para promover a sua candidatura no terreno, ao mesmo tempo que têm um calendário muito apertado de ensaios gerais e a concentração necessária para a atuação na semifinal.

Dave Goodman, diretor de comunicações da EBU/UER, em resposta ao Aftonbladet, afirmou que o custo de abertura do centro de imprensa é um dos motivos da redução de dias abertos. Alega também que a maioria dos meios de comunicação tradicionais não costuma chegar à cidade-sede até à semana da Eurovisão. Goodman também garante que querem proteger os artistas de comentários negativos nas redes sociais e permitir que eles aperfeiçoem as suas apresentações em privado. Goodman também destacou que a organização tornou possível fazer meet&greets no EuroClub, mas até ao momento apenas 14 países confirmaram a sua participação.

Leia na íntegra a carta enviada por Portugal, Azerbaijão, Chéquia, Letónia, Malta, Suiça, Polónia e São Marino:

Após a nossa reunião de hoje, alguns assessores de imprensa expressaram preocupação com a abertura do Centro de Imprensa na segunda-feira, 8 de maio.

Acreditamos que esta decisão não é justa para os países participantes da primeira semifinal.

Nos últimos anos, todos nós vivenciamos que o maior número de entrevistas foi realizado na primeira semana, quando o tempo livre entre os ensaios é maior e a pressão dos diretos é menor.

Como se pode perceber, no dia 8 de maio os artistas que se apresentam na primeira semifinal não têm tempo livre para estar com a imprensa. O cronograma é muito apertado e eles precisam de se concentrar na sua atuação.

Entendemos a solução de realizar essas reuniões com a imprensa no Euroclub, mas também sabemos que sem um espaço para trabalhar, a maioria da imprensa não comparecerá em Liverpool antes de 7 ou 8 de maio.

Reunimos a nossa preocupação neste e-mail de grupo para pedir gentilmente que reconsidere esta decisão e analise a possibilidade de abri-la alguns dias antes.

Todos queremos o melhor para o festival, para a marca Eurovisão, para os artistas, e todos defendemos a igualdade entre todos os países participantes.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovision-Spain / Imagem: Eurovision.tv
2
( Hide )
  1. Anónimo13:45

    Querem ver que esta vai ser a pior organização de sempre de um festival da Eurovisão? É esperar a ver no que isto da

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:09

    👏👏 e assim mesmo, reclamar quando somos prejudicados

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.