Slider

[Olhares sobre o Unser Lied Für Liverpool] Quem representa a Alemanha no Festival Eurovisão 2023?

 

A sétima temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com escolha da Alemanha para o Festival Eurovisão 2023. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no Unser Lied für Liverpool 2023?


Olhares sobre as Finais Nacionais continua hoje com o Unser Lied für Liverpool, final nacional da Alemanha para o Festival Eurovisão 2023. Sete candidatos estão na corrida para representar o país no Festival Eurovisão 2023 em Liverpool, sendo que o resultado final resultará da combinação do televoto (50%) e de um júri internacional (50%).

Os vários integrantes do painel do ESCPORTUGAL Regiões foram desafiados a votar nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar a Alemanha em Liverpool, havendo a registar a participação de 28 elementos que elaboraram o seu top sete na escala eurovisiva.

NOTA: Todos os comentários e pontuações foram feitos antes do anúncio da desistência de Frida Gold

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

Will Church - "Hold On"-  1 pontuação máxima


Ricardo Mota - Este ano a final da Alemanha não é nada má, e há várias músicas de que gosto. Para além das canções dos Lonely Spring e Lord of The Lost, que incluo no meu top4, existem 2 músicas que se destacam como as minhas favoritas: a misteriosa e dramática "Once Upon a Time" e a minha número 1, por uma ligeira margem: "Hold on". Gosto imenso da melodia e da vibe da música, e especialmente da voz do cantor, que é espetacular.

Patty Gurdy - "Melodies Of Hope"-  6 pontuações máximas


Adão Nogueira - Mais um ano em que a Alemanha aposta numa final nacional para escolher o seu representante. De entre as 10 propostas temos um pouco de tudo o que a torna mais interessante. De entre esse lote há 2 ou 3 que se destaquem mas qualquer uma sem aquela “winner vibe”. Como há que escolher uma, aposto na Patty Gurdy e “Melodies of Hope”.

Alina Aleixo - Não posso deixar de dar os meus parabéns à Alemanha pela final nacional de grande qualidade musical que nos proporciona este ano. Foi difícil para mim escolher uma favorita, mas para mim a que me soa mais interessante é "Melodies of Hope", de Patty Gurdy. É uma canção positiva, com uma mistura de sons muito agradável, e traz de volta o que era apresentado na Eurovisão em anos anteriores (ou sou eu que estou muito nostálgica este ano). Estou quase certa de que ao vivo a apresentação não vai desiludir. Tragam estas canções de volta à Eurovisão, por favor! Mesmo que não seja esta a canção escolhida, acho que qualquer outra não fará certamente má figura. Se será suficiente para quebrar a maldição que a Alemanha tem sofrido na pontuação? Teremos de esperar para ver!

Carlos Fernandes - "Melodies of hope" da Patty é uma canção "simpática". É um tema que agradará ao público Alemão pelo seu som familiar. Mas qualquer canção poderá ganhar já que muitas estão mais ou menos no mesmo nível.

Diogo Quintais - Sem sombra de dúvida, a Final Nacional é uma das melhores do ano e mais um daqueles casos em que para escolher um vencedor tive de ouvir as canções várias vezes! A minha dúvida principal foi entre Patty Gurdy e Lor of the Lost. Dois estilos musicais completamente diferente e que na minha opinião seriam ambos uma boa escolha para o ESC 2023, mas tive que seguir o fenómeno do "não me sai da cabeça" e para mim a canção vencedora será “Melodies of Hope”. Aquele instrumento (Sanfona, penso eu) com uma sonoridade céltica ou medieval é só tudo o que precisamos no palco de Liverpool! 

Diogo Martins - Exceptuando uma canção, as restantes são agradáveis. Penso que "Melody of Hope" é a canção mais eurovisiva de todas e é uma aposta um pouco segura. Nao é uma canção muito criativa e original mas, a melodia e letra entram facilmente e consegue ser bem melhor que todas as últimas 4 participações... Os meus 12 vão para a Patty. Achei também a canção da Anica e do René boas canções. Se a Alemanha quiser arriscar um bocadinho, tem aí boas apostas. 

Francisco Gonçalves - Patty Gurdy com Melodies of Hope pode trazer à Alemanha o melhor resultado dos últimos anos e arriscaria mesmo afirmar…. Vencer! Uma composição original, única, majestática e com grandes dinâmicas invertidas que nos levam a uma composição de sons diferentes que se decompõem numa melodia que nos envolve de forma estranha, mas firme. A sua diferença pode efetivamente fazer diferente em Liverpool.


TRONG - "Dare To Be Different"-  1 pontuação máxima


Mariana Fernandes - Eu via qualquer uma destas canções no festival, foi mesmo agradável de as ouvir todas e acho que chegar a uma vencedora vai ser complicado. No entanto, fui conquistada pelo videoclipe da "Dare to be Different" de Trong. Há qualquer coisa naquele artista que me faz acreditar que pode quebrar o ciclo de músicas pouco memoráveis da Alemanha. Consigo ver com clareza o espetáculo que esta música pode proporcionar, para não falar da mensagem positiva que passa.

Lord Of The Lost - "Blood and Glitter"-  10 pontuações máximas


Catarina Ramos - I live for this! Quando se consegue misturar metal com Eurovisão: este é o resultado! Acho que este ano a Alemanha tem muito boas opções, gostei de todas as músicas. Foi difícil decidir mas acho que a blood and glitter demonstra a sempre irreverente Alemanha e o quão únicas as músicas alemãs são. Acho que a música é muito poderosa e sem dúvida das melhores músicas que ouvi até agora. :)

Ivo Mendonça - Uma final que não me encheu as medidas, não consigo identificar nas 9 canções algo que seja intrínseco à cultura germânica. Assim sendo, vou escolher aquela que me parece mais fora da caixa (embora já vista em muitas ocasiões) - Blood & Glitter. Boa sorte, Alemanha.

João Diogo - Nem parece a mesma Alemanha dos últimos anos! Finalmente o país consegue voltar a ter uma final nacional com qualidade e com algumas opções de escolha para a Eurovisão. Faço uma menção honrosa a “Alle Frauen in mir sind müde”, uma balada deliciosa em alemão. Mas a minha favorita é "Blood Ang Glitter" pela audácia, irreverência, diversão, por ser catchy, e por ser a forma correta de levar à Eurovisão uma canção "menos séria".

Luís Truta - É de longe a proposta que mais se destaca neste leque. Acho que com uma boa atuação pode retirar o país do bottom a que está acostumado a estar. No entanto, queria realçar que a final tem outras propostas igualmente interessantes e de qualidade. 

Marcelo da Silva - A Alemanha traz-nos uma final nacional razoável, a maioria das canções apresentadas são audíveis, contudo, nenhuma delas tem para mim o ‘wow effect!’, também acho que está final nacional é das mais imprevisíveis de todas, será tudo uma questão de prestação em palco.  Na minha opinião a Alemanha se fará apresentar em Maio por uma banda, e Rock seja ela Hard-Rock ou Funk-Rock. As minhas escolhas recaem para as bandas Lord of the Lost ou Lonely Spring.  Contudo os meus 12 pontos recaem mesmo para os Senhores Lord of the Lost, Estes senhores vão literalmente destruir o palco, eles dominam completamente quando entram no ar, são irreverentes e vão sobressair entre os outros concorrentes. Eles vão ser criticados por tudo o que fizerem, é certo, a imprensa vai adorar escreve sobre estes Senhores. 

Márcia Santana - Isto é mesmo a Alemanha? 9 canções e 7 delas com imenso potencial para serem apresentadas em Liverpool. Os meus 12 pontos vão para os Lord Of The Lost. Fico feliz que a Alemanha nos traga uma canção como esta, nos mostre aquilo que a indrustria musical alemã tem para oferecer, nos traga o que faz e faz muito bem! Um rock poderosissímo e ao mesmo tempo moderno, com apontamentos instrumentais que nos podem remeter inclusive para Nightwish. A estética da banda é igualmente boa e impressionante. Torço muito para que possam vencer a final nacional e inclusive, tirar a Alemanha finalmente dos últimos lugares da Eurovisão em Liverpool. 

Mateus Brandoliz - "Lord of The Lost" é o que a Alemanha precisa para abalar estes anos menos positivos na Eurovisão. É uma canção marcante e memorável, com grande leque para tornar uma performance fantástica. 

Pedro Dias - Este ano a final nacional alemã tem várias propostas diferentes, que me chamaram à atenção logo à primeira audição. Gosto bastante da maioria das canções, e até ao momento é a final nacional onde mais me custou escolher um favorito. Optei pelos Lord of the Lost e o seu fantástico “Blood and glitter” porque, mesmo não sendo um super fã de rock, consigo reconhecer que é uma canção com imenso potencial. Muito bem produzida, e com um refrão que fica facilmente na memória. Se forem os representantes germânicos, vão ser candidatos a obterem uma excelente classificação em Liverpool. Isto, claro está, se conseguirem transportar a qualidade e espetacularidade do videoclipe para o palco.



Frida Gold - "Alle Frauen in mir sind müde"-  6 pontuações máximas


André Pereira - A minha favorita este ano na Alemanha é a canção de Frida Gold, uma artista que já esperava há alguns anos na final nacional alemã. A letra, a melodia e a voz fantástica de Frida, que interpreta em alemão, um idioma que merece regressar á Eurovisão, pode vir a trazer quiçá um excelente resultado ao país e ser mesmo uma grande surpresa no concurso. De resto acho que Alemanha tem uma final nacional forte ao contrário dos últimos anos .

Fábio Vieira - Proposta de uma beleza inegável, não tem à partida rótulo de música festivaleira. No entanto, havemos sempre de nos lembrar de 2017 e foi disso mesmo que me lembrei, de como se distingue da generalidade das outras músicas como o nosso Salvador marcou aquele ano. Um ponto a favor ser cantada em alemão, vale a pena ir ver a tradução. Deixa-me expectante para ver a apresentação em palco. São três minutos que passam num instante, sem pirotecnia ou efeitos especiais.

Hugo Sepúlveda - A Alemanha traz-nos uma final diversa e que não é tão “fraca” como esperava. Ainda assim, parece-me que fica bem atrás dos outros “Big” que já escolheram os seus representantes. Lord of The Lost e Patty Gurdy parecem dominar as preferências, mas a minha escolha é Frida Gold! É uma aposta arriscada, até porque não me parece que seja daquelas canções que conquiste facilmente uma maioria, mas espero que a actuação mude isso! Outra coisa que me faz gostar ainda mais de “Alle Frauen in mir sind müde” é ser daquelas canções que têm o seu conceito trabalhado até nos mais pequenos detalhes! Caso vença, a música tem de ser “cortada”, mas acredito que a sua qualidade não seja posta em causa. Seria interessante ter o alemão novamente no palco da Eurovisão, até porque aqui não soa tão “forte” e “agressivo”, como é característico!

Tiago Silva - A Alemanha foi literalmente do 8 ao 80 relativamente à sua final nacional do ano passado para este ano. Tem cinco canções que gosto particularmente mas a minha vencedora é Frida Gold com "Alle Frauen in Mir Sind Mude", sinceramente apenas quero voltar a ouvir a Alemanha a cantar em alemão e esta música sem dúvida que tem qualidade para dignificar a sua bandeira.



René Miller - "Concrete Heart"-  4 pontuações máximas


Cláudio Guerreiro - Esta foi a final em que tive mais dúvidas para escolher um favorito, porque houve duas músicas que senti que teriam potencial para estar no leque das minhas preferências mal as ouvi pela primeira vez. Will Church apresenta-nos uma canção que facilmente ouvirei daqui em diante, mas "Concrete Heart" de René Miller acabou por se adiantar na minha preferência devido ao facto de apresentar um refrão mais forte. A Alemanha precisa de levar algo ao ESC que surpreenda e os faça sair dos últimos lugares e, infelizmente, creio que nenhuma destas hipóteses iria mudar a sorte alemã no concurso.  

Gonçalo Canhoto - Com apenas 1 (!) das últimas 7 apostas do país a ficar acima do 25º lugar, os alemães procuram inverter a sua sina e arriscam as suas fichas num "Unser Lied für Liverpool" com uma qualidade discretamente acima do habitual que o país nos tem apresentado recentemente. Ainda que reconheça os esforços germânicos, confesso que não consigo manifestar grande otimismo face às propostas a concurso. O meu favoritismo recai sobre "Concrete Heart". Já estamos cansados de ouvir canções semelhantes na rádio? Sim,  Dermot Kennedy e Lewis Capaldi são tocados até à exaustão. É genérica e construída com base numa fórmula gasta? Talvez. 

Luís Coelho - René Miller com o seu "Concreat Heart" conquistou-me logo na primeira audição. Uma balada potentíssima cantada ao piano. Amo o instrumental que se conjuga muito bem com a voz do cantor. Instrumental e melodia fantásticos. 

Pedro Maia - Neste lote de canções não se pode dizer que tenha más canções, no então também não consigo encontrar nenhuma proposta memorável. A minha favorita é “Concrete Heart” , uma canção com uma sonoridade muito atual , tem um instrumental catchy e o René um vozeirão, se levarem um bom staging ao palco da Eurovisão acho que a Alemanha pode fugir dos últimos lugares da classificação.


Ikke Huftgold - "Lied mit gutem text"-  2 pontuações máximas


Pedro Pires - Diria que fico bastante satisfeito se a Alemanha levar à Eurovisão a canção “Lied mit gutem Text”. É uma música animada, cativante e pode ampliar em palco todo o movimento. Pode vir a destacar-se entre os fãs Eurovisivos e diria que é uma aposta segura.

Rui Cardoso - É uma escolha arriscada esta mas a música destaca-se e é divertida! Há quem considere uma paródia já eu acho bastante interessante. Além disso se o conceito em palco for engraçado tem tudo para ganhar um bom lugar no televoto algo em que a Alemanh quase sempre falha.


Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 28 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 9 segundo a escala eurovisiva)

1.º Lord Of The Lost – “Blood and Glitter” - 253 pontos (10 PM)
2.º  Patty Gurdy – “Melodies of Hope” - 208 pontoos (6 PM)
3.º René Miller – “Concrete Heart” - 208 pontos (4 PM)
4.º Will Church – “Hold On” - 194 pontos (1 PM)


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem/ Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.