Slider

[AT] FC2023: RTP revela votações completas do 'Festival da Canção 2023'

 

A RTP revelou as votações completas do Festival da Canção 2023. Mimicat venceu o televoto da Grande Final com 19,33%. Claúdia Pascoal e Edmundo Inácio venceram as respetivas semifinais.


A RTP revelou, esta tarde, as votações completas das três galas do Festival da Canção 2023, certame que elegeu Mimicat e "Ai Coração" para o Festival Eurovisão 2023. Na Grande Final de sábado, mimicat venceu o televoto com 19,33% dos votos, seguida por Edmundo Inácio (12,24%) e Dapunksportif (9,17%). Nas posições não conhecidas do televoto, os Neon Soho (3,96%) ficaram em 11.º na votação do público, seguidos dos You Can't Win Charlie Brown (3,74%) e Esse Povo (2,82%).


Na primeira semifinal, Cláudia Pascoal e "Nasci Maria" venceram a votação com 20 pontos, tendo sido a mais votada pelo júri (12) e a terceira no televoto (8), seguida por mimicat e "Ai Coração", favorita do público (12) mas que ficou em quarto lugar no júri (7). You Can't Win, Charlie Brown, SAL e Churky seguiram-se na votação, todos com 15 pontos, com o júri a definir as posições: "Contraste Mudo" ficou em 2.º, "Viver" em 3.º e "Encruzilhada" em 6.º. 

Os Neon Soho, que teriam sido apurados pelo público e pelo júri, ao terminarem em 5.º lugar em cada votação individual, terminaram em 6.º lugar na votação com 12 pontos, com Churky a apurar-se devido ao 2.º lugar no televoto (e o 6.º no júri) e os You Can't Win, Charlie Brown devido ao 2.º no júri (e o 6.º no televoto). Por fim, "Endless World" conquistou o apuramento na repescagem com mais de 55% dos votos, com os Bolha a acabarem na segunda posição da votação.


Relativamente à semifinal 2, Edmundo Inácio venceu a semifinal com 17 pontos, tendo sido o segundo mais votado do júri e o quarto no televoto, em igualdade pontual com os Voodoo Marmalade, que conquistaram o televoto (12) e ficaraYom em sexto lugar no júri (5). INÊS APENAS ocupou a terceira posição, seguida de Bárbara Tinoco, a favorita do júri... e a última classificada do público. Por fim, a última vaga foi ocupada por Ivandro em desempate com os Dapunksportif e Teresinha Landeiro: o júri colocou "Povo" na terceira posição, seguida de "Enquanto É Tempo" no quarto lugar e "World Needs Therapy" no nono posto. Por sua vez, na repescagem, a banda venceu com 26,83% dos votos, ocupando a última vaga na Grande Final, deixando "Funâmbula" e Lara Li às portas do apuramento com 19,81% dos votos, ainda que tenha ficado em último na primeira ronda de votação.

Deste modo, na eleição dos primeiros cinco finalistas, o público e o júri apenas estiveram em desacordo em três ocasiões: The Happy Mess e Dapunksportif teriam sido finalistas pelo público (5.º e 2.º, respetivamente) em vez de Bárbara Tinoco e Ivandro (10.º e 7.º, respetivamente). Por sua vez, o júri teria apurado Teresinha Landeiro (4.º) em vez dos Voodoo Marmalade (6.º).


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: RTP / Imagem: Pedro Pina | RTP / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.