Slider

[Olhares sobre o Selectia Nationala 2023] Quem representa a Roménia no Festival Eurovisão 2023?

  

A sétima temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com escolha da Roménia para o Festival Eurovisão 2023. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no Selectia Nationala 2023?


O painel dOlhares sobre as Finais Nacionais voltou a ser desafiado a escolher as suas favoritas no Eurovision CZ 2023, final nacional da Roménia para o Festival Eurovisão 2023. Doze candidatos estão na corrida para representar o país no Festival Eurovisão 2023 em Liverpool, sendo que o resultado final estará exclusivamente a cargo do público

Os vários integrantes do painel do ESCPORTUGAL Regiões foram desafiados a votar nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar a República Checa em Liverpool, havendo a registar a participação de 25 elementos que elaboraram o seu top 10 na escala eurovisiva.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:


Deiona - "Call on me" - 1 pontuação máxima


Luís Coelho- "Call on me" é a minha canção favorita da Selectia Nationala, final nacional da Roménia para Liverpool. É uma música calma, sem grandes espalhafato. "Call on me" é muito catchy e a voz da Deiona é jovial. Sem gritarias e esterismos, tal como eu gosto. 

Andrada Popa - "No Time For Me" - 2 pontuações máximas



Alina Aleixo - A Roménia tem, a meu ver, duas canções com imenso potencial para facilmente se destacarem na Eurovisão e obterem uma boa pontuação na tabela final. São elas "Perinita Mea" e "Lele". No entanto, ainda que não desgoste de ambas, estas não são de todo as minhas favoritas desta edição do Selectia Nationala. A minha predileta é "No Time For Me", de Andrada Popa. A intérprete a nível vocal está (quase) perfeita. Ao vivo consegue transmitir o profundo sentimento presente na letra desta canção, que a mim me parece muito bem escrita e emotiva. Como é óbvio, se for esta a canção vencedora, a atuação precisa de mais "vida" para se conseguir destacar e não se tornar tão simples aos olhos do público eurovisivo. Não creio que vá ser esta a escolha da Roménia, mas já tem um lugar na minha playlist.

Ricardo Mota - Gostei da qualidade das músicas da Roménia. Não acho que sejam espetaculares, mas não existem propriamente músicas más (ou pelo menos péssimas). A minha canção preferida é a "No Time for Me", gosto muito da vibe de 00s que por alguma razão me transmite, e acho que é uma boa aposta. No entanto, gostaria também de destacar as outras músicas do meu top3: "Statues" e "D.G.T. (Off and on)", das quais também gosto bastante

AMIA - "Puppet" - 1 pontuação máxima


Marcelo da Silva - Bem, mais uma que me passa bastante ao lado! Os tempos de glória da Roménia ficaram no passado, fechados em um baú, e alguém da organização perdeu mesmo as chaves desse baú!  A minha escolha recai para "Puppet" e a intérprete da mesma AMIA,  alguém tem de ser escolhido não é mesmo!? Pena a Roménia não estar na Semi1, era menos uma dor de cabeça para Portugal. "Puppet", poderá tornar-se o momento mais divertido, e que também convida a um pé de dança desta Final Nacional que deixa bastante a desejar. 

Andrei Dutu - "Statues" - 4 pontuações máximas


Francisco Gonçalves - A Selectia Nationala 2023 mostra-se na minha opinião este ano muitíssimo confusa e com propostas distintas, mas nada robustas. Destaco pela prestação e letra Andrei Dutu - "Statues", que não me parece ser suficientemente extraordinário/a para fazer furor em Liverpool. Contudo, admito que tudo poderá constituir uma surpresa nesta seleção.

Ivo Mendonça - Roménia tem tido um efeito estranho. Nunca nada me agrada na final nacional, mas depois a canção escolhida vai subindo subindo ao ponto de ser tornar mto agradável de ver/ouvir. Este ano a minha escolha recai para Statues, pareceu-me a performance mais competente e dentro do meu gosto pessoal. Muito curioso também com a proposta "D.G.T. (Off and on)" que também me pareceu muito bem executada. Roménia tem este ano um leque até bastante versátil de canções - boa sorte!

Márcia Santana - 
Uma produção electo/pop de excelência com o selo de qualidade do Mr.Morland, é como eu posso descrever esta canção. Uma sonoridade actual que quase nos remete para Swedish House Mafia meets Alesso ou Calvin Harris. Não consigo imaginar um melhor intérprete para esta canção do que o Andrei e estou a torcer para que a Roménia faça a escolha acertada para 2023. 

Pedro Maia - No geral acho uma final nacional com pouca qualidade musical e por isso, não  foi difícil para mim escolher “Statues” como a minha canção favorita para representar a Roménia. “Statues” é uma canção genérica mas muito bem estruturada, com um instrumental catchy e o Andrei parece ser muito competente vocalmente e carismático, não será difícil destacar-se no meio deste lote de canções.

Theodor Andrei - "D.G.T. (Off and no)" - 2 pontuações máximas


Catarina Ramos - A música da Roménia este ano tem muita variedade e qualidade. Foi difícil escolher porque estou habituada a coisas mais “tradicionais” vindas da Roménia, contudo acho que a música do Theodor Andrei tem um “quê” que puxa muito a ouvir sem parar. É em romeno e tem um toque de jazz que eu aprecio. O mocinho tem uma voz muito boa também e até agora nenhuma música deste género foi selecionada como vencedora, o que ajuda a consolidar a minha ideia de que esta é a melhor música pra levar para o festival.

Marcel Pessoa - Que final nacional difícil de escolher uma favorita. E não é por causa da alta competitividade das propostas, é justamente pelo contrário. Nenhuma se destaca, nenhuma chama a atenção. Roménia terá sérios problemas para se classificar este ano para a final da Eurovisão. Se bem que ano passado eu detestei a escolha de Llámame como vencedora, mas em Turim a canção já havia me conquistado como um bom guilty pleasure. Meus 12 pontos vão para Theodor Andrei com sua D.G.T., mais pela voz diferenciada e atitude ao cantar ao vivo. Espero que até chegar a Liverpool eu tenho criado maior carinho pela canção, assim como foi com a de WRS em 2022. 

Steven Roho x Gabriella x Formatia Albatros - "Lele" - 1 pontuação máxima


Mateus Brandoliz - Considero esta uma final nacional bastante fraca por parte da Roménia, pelo segundo ano consecutivo, infelizmente. Opinião pessoal. Porém, dentre as opções disponíveis, considero a "Lele" uma possibilidade bastante considerável para os romenos para Liverpool. Temos que esperar para ver o que nos trarão, mas acho que não irão passar na MF no UK.

Aledaida - "Bla Bla Bla" - 9 pontuações máximas


Adão Nogueira - Depois da escolha quase desastrosa da seleção do ano passado que acabou por virar o guilty pleasure de muitos fãs, o Selectia Nationala continua a ser a aposta para escolher o representante romeno. Com uma grande variedade algumas músicas interessantes mas sem favoritos, acredito que a melhor escolha para Liverpool seja Adelaida e “Bla bla bla”. Uma música pop, leve e fresca com um refrão que fica na cabeça e que irá pôr os fãs a dançar.

Cláudio Guerreiro - A Roménia traz-nos este ano uma final com qualidade acima da média das anteriores. Sendo uma final em relação à qual nunca tive expectativas elevadas, acabei por ficar surpreendido com algumas coisas que ouvi aqui. A minha preferência vai para "Bla Bla Bla", uma canção pop que, mesmo não trazendo nada de novo, acaba por ter um refrão de fácil memorização e que cantarolamos facilmente. No entanto, as finais romenas são sempre uma surpresa e não estranharia que a vitória fosse parar a uma canção que ninguém estava à espera. 

Diogo Martins - Depois do hit do ano passado do WRS, a Roménia apresenta uma final com algumas canções interessantes. A minha preferida é a canção da Aledaida. Não é uma canção nada do outro mundo mas, com uma boa atuação e melhorar os vocais, é uma escolha bem segura. Mas também confesso que também gostaria de ver algo como a canção da Andreea por parte da Roménia.

Diogo Quintais - Realmente não é dos melhores anos da Roménia, mas mesmo assim acho que a única canção com a qual se consegue trabalhar e transformá-la em algo pronto para a Eurovisão é  o tema "Bla Bla Bla" de Aledaida. Já quando ouvi a canção a primeira vez, gravada no quarto dela, achei que tinha potencial para ser algo e sendo assim continua a ser a minha favorita nesta final nacional para representar os romenos em Liverpool.

Hugo Sepúlveda - A vitória da Selecția Națională 2023, por mim, está entre Aledaida e Theodor Andrei. Se bem que tendo em conta que estamos a falar da Roménia, a “Perinita Mea” ou qualquer outra também tem hipóteses de surpreender! A meu ver, Theodor Andrei tem a melhor prestação ao vivo, no entanto, a canção que traz é demasiado “esquecível”. Já Aledaida traz-nos “Bla Bla Bla”, uma proposta bem mais comercial, catchy e dançável. Mesmo não tendo uma actuação fantástica, até Maio tem tempo de melhorar! Acredito que tenha grandes hipóteses de alcançar a vitória, especialmente quando é 100% televoto!

João Diogo - A Roménia viu a sua vizinha Moldova a arrasar com o televoto na Eurovisão 2022 e pensou "eu posso fazer isto também!". Não é por isso de estranhar que uma boa porção de canções nesta final seja desse mesmo estilo mas, na minha opinião, nenhuma com potencial para fazer o que os Zdob si Zdub fizeram. A minha favorita é "Bla Bla Bla" por ser a aposta mais moderna, bem interpretada, e com potencial para ter uma coreografia bem elaborada em palco que poderá levar a Roménia novamente à final da Eurovisão.

Luís Truta - "Bla Bla Bla" é talvez a canção melhorzita depois de ver a sua versão live da final nacional Romena. A Alelaida parece-me competente na sua interpretação e acho que com uma boa atuação puderá manter um lugar em Liverpool. Esperemos para ver como serão as atuações na final e se isto se confirma ou não.

Mariana Fernandes - Não estava à espera que este conjunto fosse surpreender-me como surpreendeu. Música após música eu consegui imaginar o potencial. No fim escolhi a "Bla Bla Bla". Ouvi uma versão quase cantada ao vivo da cantora e fiquei fascinada com a sua voz, por isso o meu instinto mandou-me deixar esta na primeira posição e é definitivamente a que mais gostei, pessoalmente. No entanto, a nível de competição, acredito que a "Puppet" consiga ser uma concorrente forte.

Rui Cardoso - Este tema fica de uma forma muito fácil na cabeça e a artista parece ter bastante presença! Espero algo surpreendente na prestação final! Não nos traz nada de novo nem nada com factor “wow” mas destaca-se da concorrência pela positiva.

Adriana Moraru - "Faralaes" - 1 pontuação máxima


Nuno Carrilho - Depois de ter sido o responsável pelo meu maior guilty pleasure da edição passada, a Roménia um tanto que me desiludiu com uma final nacional que pareceu copiada da vizinha Moldávia e dos seus recentes sucessos do televoto eurovisivo. De todas, escolho "Faraleas" ainda que a atuação em estúdio tenha ficado aquém das expectativas... Dificilmente conseguirá o passaporte eurovisivo, mas recebe a minha pontuação máxima.

Andreea D Folclor Orchestra - "Perinitia mea" - 4 pontuações máximas


Carlos Fernandes - Há várias vozes bonitas nesta selecção da Roménia, no entanto, na minha humilde opinião, a maioria dos "cantores" teve uma prestação vocal ao vivo pobre, o que tornou um pouco penosa a tarefa de escutar todas as canções. De todas, a que mais me agradou foi "Periniţa mea". É simples, mas eficaz.

Pedro Dias - Depois de, no ano passado, a Roménia ter sido representada pelo maior flagelo “viciantó-kitsch” de sempre, este ano tem algumas propostas engraçadas. Sempre dentro do seu característico género azeiteiro, que tanta falta faz à Eurovisão. Mas, desta vez,  a minha escolha recai sobre a mais tradicional de todas as propostas. Uma canção divertida que pode resultar bastante bem em Liverpool, caso seja bem trabalhada em palco.

Pedro Pires - Ainda que possam achar estranha ou inesperada a minha escolha, vejo “Perinita Mea” como a canção mais original e de maior poder apresentada pela Roménia. É espelho da cultura e costumes do país que representa e penso que é disso mesmo que a a Eurovisão precisa mostrar.  A par disso (e depois de ver as performances ao vivo) parece me que a vocalista tem a voz mais forte, face aos outros que desiludiram bastante e se mostram muito “mornos”.

Tiago Silva - A Roménia anda um pouco perdida na eurovisão e no ano passado lá encontraram uma pérola espanhola para voltarem à final. Este ano creio que é uma seleção básica apesar da variedade musical e o grupo que quero ver a representar este país é Andreea D & Folclor Orchestra com "Perinita Mea" sei que não é das favoritas mas quero a Roménia tradicional e follclórica de volta e a fazer mais ou menos o que a Moldávia fez no ano passado!

Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 25 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 10 segundo a escala eurovisiva)

1.º Aledaida - "Bla Bla Bla" - 186 pontos (9 PM)
2.º Andrei Dutu - "Statues" - 181 pontos (4 PM)
3.º Andreea D Folclor Orchestra - "Perinita mea" - 150 pontos (4 PM)
4.º Andrada Popa - "No Time For Me" - 142 pontos (2 PM)
5.º AMIA - "Puppet" - 137 pontos (1 PM)
6.º Steven Roho x Gabriella x Formatia Albatros - "Lele" - 130 pontos (1 PM)
7.º Theodor Andrei - "D.G.T. (Off and on)" - 120 pontos (2 PM) 
8.º JaxMan - "Bad&Cool" - 104 pontos
9.º Adriana Moraru - "Faralaes" - 96 pontos (1 PM)
10.º Deiona - "Call on me" - 96 pontos (1 PM)
11.º Maryliss - "Hai Vino" - 58 pontos
12.º Ocean Drive - "Take You Home" - 50 pontos


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem/ Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.