Slider

[Olhares sobre o Eesti Laul 2023] Quem representa a Estónia no Festival Eurovisão 2023?


 A sétima temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com escolha da Estónia para o Festival Eurovisão 2023. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no Eesti Laul 2023?



Depois de ter votado nas duas semifinais do formato, o painel dOlhares sobre as Finais Nacionais voltou a ser desafiado a escolher as suas favoritas na Final do Eesti Laul 2023, final nacional da Estónia para o Festival Eurovisão 2023. Doze candidatos estão na corrida para representar o país no Festival Eurovisão 2023 em Liverpool, sendo que o resultados estarão a cargo do júri e do público, que selecionarão os três superfinalistas, onde o público escolherá os representantes do país no concurso internacional.

Os vários integrantes do painel do ESCPORTUGAL Regiões foram desafiados a votar nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar a Estónia em Liverpool, havendo a registar a participação de 23 elementos que elaboraram o seu top 10 na escala eurovisiva.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:


JANEK - "House of Glass" - 1 pontuação máxima


Alina Aleixo - À semelhança do ano anterior, a Estónia, na minha opinião, brindou-nos mais uma vez com uma final nacional repleta de canções produzidas com bom gosto. Se eu pudesse daria os 12 pontos a duas canções, "House of Glass" e "Bridges", mas como tal não é possível, tenho de escolher como vencedora "House of Glass". Gosto da voz do intérprete e acho incríveis as variações na melodia da canção, que a tornam poderosa. O staging na semifinal foi relativamente bom, mas espero que no palco da Eurovisão consigam apresentar algo mais grandioso e com mais garra. Penso que esta é uma canção que pode agradar facilmente ao público eurovisivo. O lugar na final é quase garantido e prevejo uma boa classificação na tabela.

Alika - "Bridges" - 11 pontuações máximas


Adão Nogueira - Ainda bem longe dos seus tempos áureos a Estónia apresenta-nos uma final mediana. Com propostas a ir todas de encontro ao mesmo sem aquelas características que me faziam vibrar como espectador. Sem nenhuma proposta que se destacasse para mim, chega o momento em que Alika sobe a palco e faz uma interpretação que me cativou. Agarrou a música por completo e cumpriu as expectativas da versão de estúdio, o que fez com que passasse a ser a minha preferida.

Cláudio Guerreiro- A Estónia oferece-nos este ano uma das melhores finais nacionais da temporada. Escolher uma preferida aqui revelou-se de uma dificuldade maior do que estava à espera. Se inicialmente muitas foram as músicas que me agradaram, acabei por perceber qual era a minha preferência graças às atuações. Alika entrega-nos uma balada memorável e muito poderosa cuja mensagem chega com muita facilidade a todos. A forma como foi crescendo ao longo dos três minutos. aliada à excelente interpretação vocal, acabou por me fazer perceber facilmente que "Briges" é uma das melhores escolhas para fazer a Estónia brilhar na tabela de classificação eurovisiva.

Diogo Martins - Numa final que considero bastante morninha, há uma canção que se destaca claramente dos restantes! "Bridges" é de longe a melhor canção desta final. Uma magnifica balada ao piano extremamente bem cantada! Acho que todo o conjunto tem potencial para vermos a Estónia de volta a um top 10 na Eurovisão. 

Diogo Quintais - Escolher entre "Venom", "Monsters" e "Bridges" não é tarefa fácil, no entanto acho que no final a vencedora será Alika. Isto porque em termos de performance oferece algo diferente sem ser mascaras. As restantes  duas do meu Top 3 também são excelentes escolhas mas dentro do estilo já ouvi muitas parecidas a "Monsters" e "Venom".

Hugo Sepúlveda - Estónia volta a ter uma final nacional em que nenhuma das canções me faz vibrar imenso. No entanto, há várias propostas bem competentes e que não passo à frente se surgirem na playlist! As duas mais bem cotadas para vencer, Alika e Ollie, serão boas representantes da Estónia em Liverpool, visto que tendo em conta o panorama acredito que será uma delas (apesar de que pode haver sempre surpresas). Destaco também Bedwetters, apesar de considerar que falta um pouco de força a nível de voz para aquilo que a música pede. Entre todas, a minha aposta vai para Alika! “Bridges” é uma balada bem construída e a própria actuação já está preparada para um palco eurovisivo. A nível vocal, a prestação de Alika ao vivo também não deixou dúvidas sobre as suas capacidades. Posto isto, parece-me ser uma das melhores opções para a Eurovisão!

Ivo Mendonça - Que final! Os meus parabéns a todos pela qualidade, este ano certamente que a Estónia tem tudo para brilhar de forma mais autêntica, despegando-se da linha comercial que nos têm trazido desde 2019. Quanto à minha escolha, sou absolutamente categórico. Bridges, de ALIKA, é perfeita, em todos os sentidos. O instrumental, cinematográfico e dramático, e que nos deixa desconcertados, com vontade de ouvir mais e de agir, juntamente com a interpretação forte, precisa e cuidada da intérprete, fazem com que queira ouvir, ver e, sobretudo, sentir a canção. Sentir a urgência da mensagem, ao mesmo tempo que assisto a um "momento". E o que é a Eurovisão sem um "momento"? Pulo de alegria em ver que ainda há quem consiga transportar um estilo clássico e transformá-lo para apresentar algo que encaixa nos nossos tempos modernos. A atuação, em cada segundo, não tem um pormenor que não tenha sido deixado ao acaso. Sublime. Boa sorte Estónia.

Luís Truta - A ALIKA na semifinal provou o profissionalismo ao interpretar e apresentar a música sobervamente na semifinal. Em simples gestos como o piano a tocar sozinho, os planos de câmera certos naquele que era um palco que não dava para fazer muito ela conseguiu entregar tudo.  É claramente a minha favorita da final nacional e atreve-se a ir para meu winner caso consiga o passaporte para a eurovisão. 

Mariana Fernandes - 'Bridges' foi a primeira música que ouvi deste conjunto e talvez isso me tenha marcado para o resto da sessão. Adoro tudo nesta música, a cantora é incrível e não deixa dúvidas que vai deixar a sua marca no festival. Para além de que é a única 'power balad' e, na minha opinião, é algo que nunca é ignorado e para um país como a Estónia, no panorama eurovisivo, talvez beneficiasse em enviar uma música desse género em vez de algo que apenas nos faz bater o pé ao som do ritmo.

Márcia Santana - A canção grita charme e delicadeza por todas as notas musicais nela existentes. Grita também o ingrediente mais importante de todos: Eurovisão. A Alika não veio ao Eesti Laul para participar. Não esqueçamos que os compositores de Bridges são os mesmos de Tout L'univers que terminou em 3º lugar em Roterdão. Sobre esta canção pouco mais há a acrescentar. É um 10/10. A voz da Alika e a interpretação que a mesma dá a esta canção é uma experiência hipnotizante.

Nuno Carrilho - Não sendo um grande fã e seguidor do Eesti Laul, ainda que por norma tenha as canções da Estónia bem cotadas na Eurovisão, tenho de admitir que a Estónia ofereceu um lote de finalistas bastante interessante. Ainda que tenha Sissi em primeiro lugar na minha classificação nas versões estúdio, após as semifinais os meus doze pontos terão de rumar a Alika com "Bridges". Contudo, realço também a já mencionada Sissi bem como JANEK. Qualquer um seria um digno representante do país em Liverpool.

Pedro Dias - Numa final nacional recheada de boas canções, não foi fácil escolher a minha favorita.
Mas após uma cuidada audição de todas as finalistas, não posso negar o meu favoritismo pela proposta da Alika. “Bridges” é uma balada clássica, extremamente bem construída e interpretada. Tudo nela encaixa na perfeição, e desliza suavemente pelos nossos ouvidos, até se instalar no nosso cérebro, e nos deixar a cantarolá-la sem darmos conta – qual “cueca branca Calvin Klein” da música estónia. Se ganhar o passaporte para o Reino Unido, tenho certeza que irá conseguir uma boa classificação na final. Se não for ela, que seja o rapazinho venenoso, ou o moço da casa de vidro.

OLLIE - "Venom" - 8 pontuações máximas



André Pereira - A minha canção favorita desta edição do Eesti Laul é "Venom", desde a primeira audição que algo me chamou a atenção nesta canção, a letra, o instrumental, a voz é tudo um conjunto que me deixa totalmente arrepiada e com lágrimas cada vez que a ouço. Acho que "Venom" pode vir a chegar a um top10 na Eurovisão. Destaco também "Bridges" de Alika que é outra masterpiece nesta final nacional, uma voz excelente que interpreta uma letra bastante boa. Acho que ambas as canções podem vir a ser um TOP10 na Eurovisão. Para mim das melhores finais dos últimos anos da Estónia.

Catarina Ramos - Venom é a power rock ballad de qualidade que a Eurovisão precisa. O Ollie tem uma voz muito cativante, transmite toda a mensagem da música e dá show em palco que prende qualquer pessoa. Apesar da Estónia ter imensas músicas incríveis este ano, acho que o Ollie pode dar a conhecer uma faceta da música nacional que até então nunca vimos :)

Francisco Gonçalves - Ao ouvir-se pela primeira vez parece assemelhar-se a algo que já ouvimos à uns anos atrás, um rock metálico energético (talvez), contudo a força e o poder que o vocalista imprime na sua interpretação da música muda desde logo a nossa primeira impressão. Com uma letra atraente, intricada e até mistica envolve-nos no mistério do querer mais e esperar pela surpresa. Com uma boa produção em palco e um bom desempenho, que acredito que terão, certamente terão voo garantido para Liverpool. 

Luís Coelho - "Venom" do Ollie é uma obra prima, das mais potentes canções que já vi a tentar representar um país na Eurovisão. Uma música que na voz do Ollie se torna uma obra mestra. E Ollie, que vozeirão. 

Marcel Pessoa - Gosto muito da final nacional da Estônia. A final está cheia de boas opções para a Eurovisão e várias vão entrar na minha playlist pessoal. Os meus 12 pontos vão para "Venom". Adoro canções rockeiras e esta tem muita qualidade. O vocalista canta muito bem e o momento dos "eh eh eh" poderiam compor um belo momento no palco de Liverpool.

Marcelo da Silva - Goosebumps! This song is Fire!!  Caso a Estónia opte pela banda OLLIE, terão um voto meu em Liverpool. A canção ‘Venom’, faz-me lembrar a minha juventude, uma altura em que o Rock era reinado por Nickelback, Linkin Park, Limp Bizikt, e por aí adiante! Por esse mesmo motivo os meus 12 pontos vão para os OLLIE, porque música é isso mesmo, uma viagem no tempo. 

Mateus Brandoliz - Ollie é a melhor opção, a meu ver, para representar a Estónia no Festival Eurovisão 2023. Muito talentoso, sem dúvidas! Menção honrosa para Alika, que dá-me verdadeiramente um ar eurovisivo. Para ser sincero, Ollie ou Alika são ambos dignos de serem vencedores, são ambos excelentes.

Tiago Silva - O Eesti Laul é uma das minhas finais nacionais preferidas, se não mesmo a minha preferida, com vários estilos musicais diferentes, no geral canções modernas, frescas e este ano o meu preferido é o Ollie com a canção "Venom", precisamos de mais rock na eurovisão e ele ao vivo é irrepreensível, tenho a certeza que daria um bom resultado à Estónia. No entanto, tambem adoro a canção "Bridges" da Alika, só acho que não seria nada de novo para a Eurovisão. Em suma, qualquer um dos dois que ganhe ficarei muito satisfeito.

Sissi - "Lighthouse" - 4 pontuações máximas



Carlos Fernandes - Gosto muito de "Lighthouse", é uma canção muito bem composta. Não sei se a Sissi estava muito nervosa na sua semifinal, pois a sua prestação vocal ficou aquém, mas se fizer melhor na final em termos vocais, poderá,  com certeza, ganhar.

João Diogo - O Eesti Laul tem vindo a perder a sua essência ao longo dos anos mas, devo dizer, que este ano temos um deslumbre do concurso que já foi no passado. Não é uma edição com a qualidade que já teve mas é melhor do que a dos últimos anos. Deste lote de canções a minha favorita é Sissi com "Lighthouse". Penso que chegou a hora de Sissi finalmente pisar o palco da Eurovisão. A canção tem potencial e Sissi é uma boa intérprete. A apresentação no Eesti Laul não é perfeita e há vários aspetos em que pode melhorar mas é um bom começo.

Pedro Pires - Tanto o staging como a música parecem-me suficientemente impactantes para levar a canção “Lighthouse” à Eurovisão. É possível trabalhar ainda alguns aspetos da apresentação para que haja um ampliar desse impacto perante o público europeu. 

Ricardo Mota - Estou muito positivamente surpreendido com a qualidade da final da Estónia deste ano. Há imensas canções muito boas mesmo, e fortes candidatas a representar o país na Eurovisão deste ano. Ficarei extremamente feliz se ganhar qualquer uma do meu top 4, que, para além da minha preferida, Lighthouse, inclui a dramática Bridges, a energizante Venom e a emotiva House of Glass. Adoro todas estas músicas!

Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 24 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 10 segundo a escala eurovisiva)

1.º Alika – "Bridges" - 230 pontos (11 PM)
2.º OLLIE – "Venom" - 219 pontos (8 PM)
3.º Sissi – "Lighthouse" - 158 pontos (4 PM)
4.º Bedwetters – "Monsters" - 127 pontos
5.º m els – "So Good At What You Do" - 120 pontos
6.º JANEK – "House of Glass" - 116 pontos (1 PM)
7.º Andreas – "Why Do You Love Me" - 93 pontos
8.º Elysa – "Bad Philosophy" - 91 pontos
9.º Inger – "Awaiting You" - 74 pontos
10.º MIA – "Üks samm korraga" - 60 pontos
11.º Meelik- "Tuju" - 56 pontos
12.º Anett x Fredi – "You Need to Move On" - 48 pontos 


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem/ Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.