Slider

[ESPECIAL] Qual seria o melhor sorteio para Portugal no Festival Eurovisão 2023?

Os 31 países semifinalistas do Festival Eurovisão 2023 saberão, esta noite, em qual das semifinais disputarão o acesso à Grande Final do concurso. Qual seria o melhor sorteio para Portugal?

A cidade de Liverpool, no Reino Unido, recebe, esta noite, o Sorteio de Alocação do Festival Eurovisão 2023, onde os 31 países semifinalistas, divididos em 5 países, serão distribuídos pelas duas semifinais (e respetivas partes) do concurso, enquanto os 6 países automaticamente qualificados para a Grande Final saberão em qual das semifinais votarão.

Baseado no histórico de Portugal nas semifinais do concurso desde a introdução do modelo das duas semifinais em 2008, o ESCPORTUGAL quis saber qual seria o melhor sorteio para Portugal no Festival Eurovisão 2022. De realçar que, face à mudança do sistema de votação para esta edição, onde apenas o público votará nas semifinais, foram recolhidas todas as votações dadas a Portugal nos anos de 2008 e 2009, edições em que as semifinais contaram apenas com votação do público, bem como de 2017, 2019, 2021 e 2022, anos em que Portugal disputou as semifinais e onde a votação foi revelada discriminadamente.

Descubra connosco, de pote a pote, quais os países que mais e em maiores quantidades votaram em Portugal nas edições analisadas:

Pote 1 - Albânia, Áustria, Croácia, Eslovénia, Sérvia e Suíça


O tradicional pote dos Balcãs e da extinta Jugoslávia sofreu, este ano, alterações na sua constituição, com as retiradas de Montenegro e Macedónia do Norte, sendo os mesmos substituídos por Áustria e Suíça. E a Suíça é (de longe) o país semifinalista que mais pontos deu a Portugal com 44 pontos de entre os 48 possíveis (11,00 pontos/edição), com a pontuação máxima entregue a Vânia Fernandes e a MARO. Com uma média de 7,25 pontos/edição segue-se a Albânia, enquanto a Eslovénia ocupa a terceira posição, com 4,67 pontos/edição, ainda que tenha deixado Conan Osíris a zeros em 2019. Croácia (4,50) e Áustria (4,00) seguem-se na contagem, enquanto a Sérvia, com 3,33 pontos/edição, é o pior contribuidor para Portugal em semifinais do pote 1. No total do grupo, os seis países atribuíram 114 pontos a Portugal nas 18 oportunidades, cerca de 52,7% do número máximo, sendo responsável por 19,93% dos pontos recebidos pelo nosso país nas semifinais.


Melhor Sorteio: Suíça, Albânia e Eslovénia
Pior Sorteio: Áustria, Croácia e Sérvia


Pote 2 - Austrália, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia


Tal como nos anos anteriores, a Austrália juntou-se ao habitual pote dos países nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia) que, este ano, face à redução do número de potes, conta também com a Estónia, sendo o único pote com 7 países. A Islândia é o país que mais pontos deu a Portugal (40 pontos em 6 edições, com uma média de 6,67), com uma média igual à Suécia (20 pontos em 3 edições) e inferior à da Austrália (14 pontos em duas edições, 7 pontos/edição), que lidera o ranking do grupo. Também a Finlândia apresenta uma média superior a 5 pontos por edição (5,75), enquanto a Dinamarca (3,67), Estónia (2,5) e Noruega (2) apresentam valores mais reduzidos. No total, os sete países deram 115 pontos de entre os 252 possíveis, cerca de 45,6% do valor máximo, sendo responsável por 20,1% dos pontos recebidos por Portugal nas semifinais em análise.


Melhor Sorteio: Austrália, Suécia, Islândia, e Finlândia
Pior Sorteio: Dinamarca, Estónia e Noruega


Pote 3 - Arménia, Azerbaijão, Geórgia, Israel, Letónia e Lituânia


Formado por países da extinta União Soviética (Arménia, Azerbaijão e Geórgia) e por Israel, o pote 3 contou com o acréscimo dos países bálticos Letónia e Lituânia, compensando a saída da Rússia e da Ucrânia do mesmo. Com 8 pontos atribuídos na única oportunidade, Azerbaijão é o país com a maior média de pontos a Portugal (8), ainda que seja o segundo país que menos pontos deu ao nosso país, superando apenas Israel com 2 pontos em 2 oportunidades. A nível de pontos, Letónia foi o país que mais pontos deu a Portugal (26 pontos em 4 edições), seguida da Geórgia (17 pontos em 4 edições), Arménia (15 pontos em 3 edições) e Lituânia (12 pontos em 2 edições). Assim, os seis pontos do pote 3 deram 80 dos 192 pontos possíveis a Portugal, cerca de 41,6%, sendo responsáveis por 13,9% do total de pontos dados a Portugal nas semifinais.


Melhor Sorteio: Letónia, Geórgia e Lituânia
Pior Sorteio: Arménia, Azerbaijão e Israel

Pote 4 - Chipre, Grécia, Irlanda, Malta, PORTUGAL e São Marino


Com excepção de Chipre e Grécia, que ano após ano trocam as suas pontuações máximas, o pote 4 do sorteio do Festival Eurovisão 2023 é constituído por países sem grande histórico de troca de pontos entre si. Ainda que com apenas 16 pontos atribuídos de entre os 48 pontos possíveis, a Grécia é o maior fornecedor de pontos a Portugal, com uma média de 4,00 pontos/edição. Chipre, com 3 pontos/edição, segue-se na contagem, com Malta e São Marino com 3 pontos dados em 2 oportunidades. Por outro lado, a Irlanda nunca calhou em nenhuma das semifinais com Portugal, não sendo possível apurar qualquer dado. Assim, os cinco países deram 31 pontos a Portugal nas 11 oportunidades de votação, cerca de 23,48% dos pontos possíveis, sendo o grupo com menos contribuição, sendo também responsável de apenas 5,4% do total de pontos recebidos por Portugal nas semifinais.

Melhor Sorteio: Grécia e Chipre
Pior Sorteio: Malta e São Marino


Pote 5 - Bélgica, Moldávia, Países Baixos, Polónia, República Checa e Roménia


Descrito habitualmente como o pote de Leste, o pote 5 conta, este ano, com a presença dos vizinhos Bélgica e Países Baixos, compensando a saída dos países bálticos para outros potes. Assim, a Bélgica destaca-se no pote com 26 pontos atribuídos e uma média de 8,67 pontos/edição, seguida da República Checa com 20 pontos em 5 edições, ainda que com o null points de 2019, situação repetida pela Polónia, país com 17 pontos e uma média de 5,67 pontos/edição. Contudo, com apenas uma presença com Portugal nas semifinais, a Roménia (7 pontos em 2009) e os Países Baixos (6 pontos em 2022) apresentam médias mais elevadas que os anterior mencionados. Deste modo, os países do pote deram 90 pontos dos 192 possíveis (46,8%), sendo responsáveis por 15,7% do total de pontos recebidos por Portugal nas semifinais.

Melhor Sorteio: Bélgica, República Checa e Países Baixos
Pior Sorteio: Roménia, Polónia e Moldávia


Finalistas Automáticos - Big5 (Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido) e Ucrânia


Além do sorteio dos semifinalistas, o sorteio de hoje também determinará em que semifinal votarão os 6 países qualificados diretamente para a Grande Final: os Big 5 (Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido) e a Ucrânia. Motivado pela posição geográfica e pela presença de comunidades de emigrantes, Portugal tem sido o país mais pontuado pelo lote dos Big5 com 130 dos 572 pontos recebidos (cerca de 22,7%) a serem oriundos destes 5 países. Contando com os pontos da Ucrânia, em nenhum ocasião Portugal ficou a zeros no televoto destes seis países finalistas.

Com uma média intacta de 12 pontos/edição, Espanha tem a melhor média de pontos dada a Portugal, com o televoto espanhol a atribuir a pontuação máxima a Salvador Sobral, Conan Osíris e The Black Mamba. França segue-se na contagem com 42 pontos dados em 4 oportunidades (10,5 pontos/edição), colocando Portugal no pódio em todas as ocasiões, com o Reino Unido, com 29 pontos em 4 edições, a fechar o top3, ainda que com pior média que Itália (8 pontos/edição), mas que apenas coincidiu com Portugal em duas ocasiões. A fechar o lote dos Big5 está a Alemanha, com 7 pontos dados na única oportunidade (2009), enquanto a Ucrânia entregou 12 pontos a Portugal no total das duas edições. Deste modo, os países do pote deram 142 pontos dos 192 possíveis (73,9%), o melhor resultado observado de entre os potes, com cerca de 1/4 (24,8%) dos pontos dados a Portugal nas diversas semifinais.

Melhor Sorteio: Espanha, França e Reino Unido
Pior Sorteio: Alemanha, Itália e Ucrânia


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.