Slider

ESC2023: Moldávia abre inscrições para o Festival Eurovisão 2023

A emissora estatal da Moldávia abriu as inscrições para o Festival Eurovisão 2023. A final nacional decorrerá entre 25 de fevereiro e 5 de março.


Depois de conquistar o 7.º lugar em Turim com a segunda maior votação do público, a Moldávia prepara a sua participação no Festival Eurovisão 2023 com a abertura das inscrições para o concurso internacional do próximo ano. A TRM abriu a submissão de temas esta tarde, sendo que a mesma estará disponível até 16 de janeiro, com o regulamento a basear-se no regulamento da EBU/UER para o evento.

Na primeira fase, todos os temas serão analisados por um júri especializado entre 25 e 28 de janeiro, com as candidaturas validadas a serem convocadas para uma ronda de audições ao vivo que acontecerá entre 28 de janeiro e 5 de fevereiro. As audições serão transmitidas pela TRM2, com os dez candidatos com maior pontuação do júri a apurarem-se para a final nacional. O evento, que deverá seguir a denominação dos anos anteriores, O Melodi Pentru Europa, acontecerá entre 25 de fevereiro e 5 de março, com a transmissão a cargo da TRM1 e a votação a cargo de um júri (50%) e do televoto (50%).

Participante desde 2005, a Moldávia participou no certame europeu em 17 ocasiões. Com doze apuramentos para a Grande Final, a melhor classificação do país aconteceu em 2017 com o grupo Sunstroke Project a conquistar a 3.ª posição. Em Turim, a Moldávia foi representada pelos Zdob si Zdub & Advahov Brothers e pelo tema "Treneletul" que conquistaram o 7.º lugar na Grande Final com 253 pontos, fruto do 20.º lugar no júri (14) e o 2.º no televoto (239), tendo recebido 8 pontos do público português.



Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem/Vídeo: EurovisionTv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.