Slider

Portugal: Conheça os compositores do Festival da Canção 2023 [PARTE 2]


Conhecida a lista de compositores do Festival da Canção 2023, apresentamos uma curta biografia dos nomes que estão a trabalhar na seleção de Portugal para o Festival Eurovisão 2023.


Depois de revelada a lista de compositores do Festival da Canção 2023, o ESCPORTUGAL traz até si uma série de artigos com uma curta biografia dos escolhidos para o concurso que selecionará os representantes de Portugal no Festival Eurovisão 2023. Neste segundo artigo, conheça os restantes sete compositores selecionados pela RTP para o concurso: Jacinta, Neon Soho, Quim Albergaria, SAL, Teresinha Landeiro, The Happy Mess e You Can't Win Charlie Brown.

Jacinta
Com formação em música classica, Jacinta dá-se a conhecer ao público aos 22 anos com a participação no Chuva de Estrelas, onde imitou Ella Fitzgerald. Ruma a Nova Iorque para frequentar a Manhattan School of Music, regressando, em 2001, para integrar o projeto Tributo a Bessie Smith, título do disco que lança em 2003 e chega aos tops de vendas. Participa em vários projetos, como os de homenagem a Zeca Afonso, e afirma-se numa das mais importantes artistas do jazz em Portugal, com participações em vários festivais internacionais.

Neon Soho
Descrevem-se como a nova banda de pop electrónico alternativo nacional e resultam da combinação das várias influências e estilos de cada um dos três elementos da banda. Ana Vieira, que conta com Rodrigo Leão desde 2004, juntou-se a Vera Condeço e Ricardo Cruz e formaram os Neon Soho, cujo álbum de estreia, "Proof of Love", foi editado em outubro de 2021.

Quim Albergaria
Joaquim Albergaria, mais conhecido por Quim Albergaria, é um baterista, percussionista e vocalista português. Surge no panorama musical enquanto vocalista dos The Vicious Five, sendo um dos responsáveis pela criação da banda PAUS. Em 2018 junta-se a Ivo Costa e RIOT e cria o trio de percurssionistas e produtores BATEU MATOU, que marcaram presença num dos interval acts do Festival da Canção 2022.

SAL
Formados por antigos elementos dos Diabo na Cruz, a banda SAL foi criada durante a pandemia de Covid-19, pela junção da voz de Sérgio Pires à bateria de João Pinheiro, o baixo de João Gil, as guitarras de Daniel Mestre e os teclados de Vicente Santos. "Passo Forte", o álbum de estreia, foi lançado em 2021, com a banda a preparar o segundo álbum de originais para os próximos meses.

Teresinha Landeiro
Natural de Azeitão, Teresinha Landeiro começou a cantar fado aos 12 anos, participando, em 2008, na Grande Noite de Fado. Integra o projeto Saudade no Futuro lançado, em 2018, "Namoro", o seu disco de estreia, assinando algumas das letras. Com atuações semanais na "Mesa de Frades", conta com participações em diversos festivais e eventos com "Agora", o seu segundo álbum, a ter sido lançado em 2021. Recentemente lançou "A Lei da Recompensa" ao lado de Salvador Sobral.

The Happy Mess
Juntos desde 2011, os The Happy Mess lançaram o primeiro EP, "October Sessions", no ano seguinte, tornando-se num dos projetos mais acarinhados da indie pop em Portugal. Com vários álbuns e mudanças na formação, a banda lançou, em 2021, o seu primeiro álbum totalmente em português, "Jardim da Parada", assinalando o 10.º aniversário da banda, que conta com Miguel Ribeiro (voz, guitarras), Hugo Azevedo (baterias), João Pascoal (baixo), Afonso Carvalho (pianos) e Paulo Mouta Pereira (teclados e voz).

You Can't Win, Charlie Brown
Composta por Afonso Cabral (vocal, teclados), David Santos (teclados), Pedro Branco (guitarra), Salvador Menezes (guitarra, baixo), João Gil (teclados e baixo) e Tomás Sousa (bateria), os We Can't Win, Charlie Brown formaram-se em 2009. Depois de "Chromatic" e "Diffraction/Refraction", lançados em 2011 e 2014, respetivamente, em 2016 lançam "Marrow" alcançando o primeiro lugar nas vendas em Portugal, registando também diversas presenças em festivais internacionais. "Âmbar", o quarto álbum da formação, foi lançado em 2022.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL/ Vídeo: Youtube

1
( Hide )

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.