Slider

Roménia: TVR anuncia mudanças para o 'Selecția Națională 2023'

 

 O Conselho de Administração da TVR aprovou o orçamento para a final nacional da Roménia para o Festival Eurovisão 2023. O vencedor do certame será escolhido apenas pelo televoto.


Depois da polémica em torno da anulação dos votos do júri no Festival Eurovisão 2022, com a TVR a ameaçar processar a EBU/UER devido à situação, o Conselho de Administração da emissora romena aprovou o orçamento para a participação do país em Liverpool, bem como a realização da final nacional para a escolha dos seus representantes.

Numa curta declaração, Mihai Predescu, responsável pelo comité da participação romena no próximo ano, confirmou mudanças para a final nacional: "Somos uma equipa nova e propomos uma participação diferente, baseado na transparência, profissionalismo e digitalização. Mudámos o sistema de votação: apenas o público escolherá o representante romeno. E mais uma coisa: esta Eurovisão vai estar em destaque na TVR e muito mais presente do que no passado nas redes sociais" frisou, adiantando que o regulamento oficial e a abertura das inscrições acontecerá nos próximos dias.

De realçar que a última vez que apenas o público selecionou os representantes romenos na Eurovisão foi em 2018, ainda que os finalistas da edição tenham sido selecionados por um júri. Nos anos seguintes, o concurso contou com uma votação mista na decisão final, ainda que o público tenha tido uma menor percentagem que o júri. Em 2022, a TVR foi também acusada de falta de profissionalismo pelas decisões dos júris nas eliminatórias da competição.

Estreante em 1994, a Roménia participou em 22 ocasiões no Festival Eurovisão, sendo que o melhor resultado do país foi alcançado em 2010, quando Paula Seling & Ovi conquistaram a 3.ª posição em Oslo, repetindo a marca de Luminita Anghel & Sistem em 2005. Fora da Final desde 2017, WRS e "Llámame" conquistaram, em Turim, o primeiro apuramento do país desde então, terminando em 18.º lugar com 65 pontos, nenhum deles oriundo de Portugal.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: TVR / Imagem: Eurovision.Tv / Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.