Slider

Portugal: RTP ponderou selecionar diretamente as Doce para o Festival Eurovisão de 1982


 Fátima Padinha, integrante das Doce, revelou que a RTP tencionava selecionar diretamente a banda para o Festival Eurovisão de 1982.


A cantora Fátima Padinha, integrante dos Gemini e das Doce e representante de Portugal no Festival Eurovisão de 1978 e 1982, esteve, recentemente, no programa Julia, apresentado por Júlia Pinheiro na SIC, onde recordou a sua carreira musical, bem como alguns dos pontos fortes da formação feminina. 

Durante a conversa, a cantora revelou que, em outubro de 1981, houve a intenção da RTP em convidar as Doce diretamente para o Festival Eurovisão de 1982, realizando um Festival da Canção apenas com o grupo, tal como havia realizado em 1976 com Carlos do Carmo. Contudo, segundo Fátima Padinha, o boato em torno do Reinaldo terminou com a ideia, ainda que o quarteto tenha participado e ganho o Festival da Canção de 1982 com "Bem Bom", tema que levariam ao Festival Eurovisão em Harrogate.

Aceda AQUI à entrevista na íntegra

De realçar que o Festival da Canção de 1982 foi um dos mais conturbados da história do concurso português. Inicialmente, Maria Elisa Domingues, diretora de programas da RTP, tencionou terminar com o certame, algo que não aconteceu, mas que sofreu um duro corte no orçamento. Posteriormente, a edição foi levada a tribunal, com a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) a apresentar uma queixa contra o júri de seleção, com a suposta escolha de 12 temas em cerca de 700 no prazo de algumas horas. O Juízo Civil de Lisboa considerou ilegítima a petição da SPA, já decorriam os ensaios no Teatro Maria Matos. Por fim, a Federação das Telecomunicações ameaçou boicotar o evento, alegando más condições de trabalhos e salários desadequados, algo que não aconteceu.



A banda portuguesa entrou em quatro edições no Festival da Canção: em 1980 (com "Doce", 2.º lugar), em 1981 (com "Ali-bábá (Um homem das arábias)", 4.º lugar), em 1982 (com "Bem Bom", 1.º lugar) e em 1984 (com "O barquinho da esperança", 11.º lugar). No Festival da Eurovisão, o grupo alcançou o 13.º lugar com 32 pontos, entre 18 países. Por sua vez, Fátima Padinha foi a única das cantoras a regressar ao Festival da Canção a solo, defendendo "Uma balada de amor" na edição de 1986.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: SIC/Imagem/Vídeo:RTP
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.