Slider

ESC2023: EBU/UER confirma que Ucrânia não receberá o Festival Eurovisão 2023


A EBU/UER confirmou, esta manhã, em comunicado oficial que a Ucrânia não receberá o Festival Eurovisão 2023. A organização do certame iniciará as discussões com o Reino Unido para receber a edição.


Está desfeito um dos mistérios da temporada pós-eurovisiva deste ano: a Ucrânia não receberá o Festival Eurovisão 2023. O anúncio foi feito através de um comunicado oficial da EBU/UER, depois do Grupo de Referência do certame ter avaliado as garantias de segurança apresentadas pela emissora ucraniana para receber a edição do próximo ano.

"Após a vitória no Festival Eurovisão em maio, a EBU/UER procurou opções de organizar o concurso do próximo ano com a emissora pública da Ucrânia (...) Tornou-se uma tradição que o vencedor da Eurovisão seja o anfitrião da competição do próximo ano" começa por ler-se no comunicado disponibilizado esta manhã nas plataformas da competição, "Dada a guerra em curso desde a invasão russa do país vencedor deste ano, a EBU/UER aproveitou o tempo para realizar uma avaliação completa e estudo de viabilidade com especialistas da UA:PBC e de terceiros, incluindo questões de segurança e proteção".

"Na sequência de uma análise objectiva, o Grupo de Referência, conselho diretivo do Festival Eurovisão, concluiu com profundo pesar que, dadas as circunstâncias atuais, as garantias de segurança exigidas para uma emissora acolher, organizar e produzir o Festival Eurovisão não podem ser preenchidas pela UA:PBC" frisou a EBU/UER, agradecendo o empenho da emissora ucraniana "e compartilhando a tristeza e decepção pelo facto do concurso não poder ser realizado na Ucrânia".

Por fim, a EBU/UER confirma que "para garantir a continuidade do evento, a EBU/UER irá iniciar as discussões com a BBC, enquanto vice-campeã do concurso deste ano, para potencialmente sediar o Festival Eurovisão 2023 no Reino Unido", garantindo também que "é nossa total intenção que a vitória da Ucrânia se reflita no concurso do próximo ano".

Segundos classificados no Vidbir 2022, os Kalush Orchestra adquiriram o direito de representar a Ucrânia no Festival Eurovisão 2022 com "Stefania" depois da desclassificação de Alina Pash. Depois da vitória na semifinal, a candidatura conquistou o 1.º lugar na Grande Final do evento com 631 pontos, fruto do 1.º lugar no televoto (439 pontos) e o 4.º lugar no júri (192 pontos), tendo recebido 20 pontos de Portugal (12 do público e 8 do júri).

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte/ Imagem/ Vídeo: Eurovision.tv
3
( Hide )
  1. Anónimo12:27

    É o mais sensato!!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:44

    Só espero que o governo Ucraniano tb tenha esta sensatez e deixe de lado o orgulho de provar que apesar da calamidade de guerra vivida no país, organizar a Eurovisão não seria nenhuma forma de mostrar à Russia que não se deixariam derrotar tão facilmente.

    ResponderEliminar
  3. Diogo12:53

    O ego dos ucranianos ficou ferido, coitadinhos.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.