Slider

JESC2022: VRT descarta participação no Festival Eurovisão Júnior 2022


A emissora belga VRT confirmou que não estará a concurso no Festival Eurovisão Júnior em 2022. A participação do país poderá ser ainda assegurada pela RTBF.


A emissora belga VRT, televisão da parte flamenga do país, descartou o convite da EBU/UER para participar no Festival Eurovisão Júnior 2022. "Não estaremos presentes na Eurovisão Júnior. Há alguns anos, o Ketnet, o nosso canal infantil, decidiu mudar o foco e construir um novo conceito onde o foco está concentrado nas competições locais. Ao sairmos da Eurovisão Júnior, temos mais espaço para colocar o destaque nos nossos filhos e atrair um grupo mais diversificado de crianças talentosas" confirmou uma porta-voz da estação.

Entre 2003 e 2006, a VRT partilhou a participação no evento infanto-juvenil com a RTBF, emissora da parte francófona do país, que abandonou o projeto face ao baixo interesse da região no formato, enquanto a VRT manteve a participação até à edição de 2012.

Até ao momento, o Festival Eurovisão Júnior 2022, que será organizado pela Arménia, a 11 de dezembro, conta com oito países na lista provisória de participantes: Arménia, Bulgária, Espanha, França, Geórgia, Irlanda, Países Baixos e Polónia. A Bielorrússia e a Rússia, com o último a já ter confirmado a participação, ficarão de fora do alinhamento depois das sanções e suspensões impostas pela EBU/UER, enquanto o Azerbaijão manifestou interesse em participar no concurso. Por outro lado, Dinamarca, Moldávia, Lituânia e País de Gales já confirmaram que não estarão no concurso deste ano.

Com dez participações no certame, a Bélgica estreou-se no Festival Eurovisão Júnior em 2003, na edição inaugural do evento. O melhor resultado alcançado foi o 4.º lugar com 113 pontos arrecadado por Laura Omloop e "Zo verliefd" na edição de 2009. Em 2012, Fabian e "Abracadabra" foram os últimos representantes belgas no evento, terminando na 5.ª posição com 72 pontos. 


Este e outros artigos também no nosso Facebook, Twitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPlus/ Imagem: Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.