Slider

[ESPECIAL] Onde poderá ser realizado o Festival Eurovisão na Ucrânia? Recorde connosco as candidaturas de 2017

 Na qualidade de vencedora do Festival Eurovisão 2022, a Ucrânia adquiriu o direito de receber a edição do próximo ano, ainda que o conflito armado no país possa impossibilitar a organização. Recorde connosco os locais que estiveram na corrida para receber o evento de 2017.


Com a vitória dos Kalush Orchestra e "Stefania" em Turim, a Ucrânia adquiriu, pela terceira vez, o direito de acolher o Festival Eurovisão em 2023. Contudo, com os conflitos armados no país, a possibilidade do evento ser acolhido por outro país tem aumenado, com várias emissoras e cidades a manifestarem interesse em (co)organizar o concurso internacional do próximo ano.

Ainda assim, seguindo o regulamento do certame, a EBU/UER e a emissora ucraniana UA:PBC iniciaram, na passada semana, as negociações para a organização do Festival Eurovisão 2023, tendo sido entregue o caderno de exigências e encargos para o acolhimento do certame. Um dos responsáveis da cidade de Kiev, cidade que albergou as edições de 2005 e 2017, já manifestou interesse em acolher a edição, ainda que nenhuma confirmação tenha sido dada pela EBU/UER ou pela emissora ucraniana sobre o país anfitrião do certame.

Caso as garantias sejam dadas e a Ucrânia seja anunciada como país anfitrião do Festival Eurovisão 2023, onde é que o concurso pode ser sediado? Deste modo vamos recordar as cidades (e respetivas arenas) que estiveram na corrida pela organização do concurso em 2017. De realçar que, a EBU/UER apresentou uma série de requisitos para as propostas das cidades interessadas para acolher o Festival Eurovisão 2017. 

Além do local com uma capacidade mínima de 7 mil lugares, mas idealmente de 10 mil, e com características aptas para receber o material suspenso do evento, a organização exigiu também um centro de imprensa com capacidade para 1550 jornalistas, locais para as cerimónias com capacidade para 3 mil participantes e cerca de 2 mil quartos de hotel. Além disso, a organização exigiu que a cidade escolhida apresentasse uma infraestrutura de transporte moderna, realçando a existência de um aeroporto internacional nas proximidades e com transportes de ligação, bem como um programa social ao lado da candidatura da arena.

Assim, ao final de várias semanas de candidaturas, seis cidades entraram na corrida para acolher o Festival Eurovisão 2017: Kiev, Dnipro, Odessa, Kharkiv, Kherson e Lviv.

Kiev

A capital ucraniana, que já havia acolhido o Festival Eurovisão em 2005 e as edições do concurso infanto-juvenil de 2009 e 2013, entrou na corrida para receber a edição de 2017 com o Palace of Sports, local que havia acolhido o concurso internacional de 2005. Com uma capacidade de 10 mil espectadores, depois de ter recebido obras de renovação em 2011, o espaço foi retirado da candidatura pelo conflito com a organização do torneio internacional de hóquei do gelo, agendado de 22 a 28 de abril.


Com a retirada do espaço, a cidade de Kiev encabeçou a sua candidatura com o Centro Internacional de Exposições, espaço que foi originalmente apresentado como reserva da proposta da capital. Inaugurado em 2002, o espaço, o maior centro de exposições do país, apresentou uma capacidade para cerca de 11 mil pessoas, tendo sido o escolhido para albergar o Festival Eurovisão de 2017, edição que seria ganha por Portugal.


Quarta maior cidade da Ucrânia, Dnipro foi uma das três finalistas do processo de candidaturas para o Festival Eurovisão 2017. Inicialmente, a cidade do centro do país candidatou-se com o projeto de remodelar o Sports Complex Meteor, tornando o Stadium Meteor, estádio descoberto com capacidade para 24 mil pessoas, numa arena coberta até março de 2017. Contudo, posteriormente, a cidade avançou com a organização do evento no Meteor Palace of Sports, com uma capacidade a rondar os 5 mil espectadores, acabando por retirar a sua candidatura depois de um novo atraso na conclusão do processo.

Ao lado de Kiev e de Dnipro, Odessa, a terceira maior cidade ucraniana, foi uma das finalistas do processo de seleção da cidade anfitriã do Festival Eurovisão 2017, tendo a candidatura sido encabeçada pelo Chornomorets Stadium. Construído em 2011 para ser um dos estádios do EURO 2012, ainda que tenha ficado fora das escolhas, o espaço conta com uma capacidade de 34 mil espectadores, com a candidatura a prever a construção de uma cobertura, o que viabilizaria a organização do evento no recinto. No entanto, a cidade acabou por perder para Kiev a organização do Festival Eurovisão.


Kharkiv

Localizada a apenas 30 km da fronteira com a Rússia, Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana, também esteve na corrida para receber o Festival Eurovisão 2017 com o Metalist Oblast Sports Complex. O espaço, propriedade da Câmara Municipal, conta com uma capacidade de 41 mil espectadores, tendo sido remodelado para o EURO 2012. Contudo, tal como a proposta de Odessa, o espaço necessitaria da construição de uma cobertura para acolher o certame, tendo ficado de fora da fase final de candidaturas.


Kherson

A cidade de Kherson, com apenas 330 mil habitantes, também entrou na corrida para a organização do evento, ainda que a candidatura não cumprisse grande parte das exigências da EBU/UER. Ainda que, aquando do anúncio, fosse especulado que a arena proposta fosse o Stadium Krystal, com capacidade para 6 mil pessoas e com a necessidade de construção de uma cobertura, a cidade apresentou-se com a sala de espetáculos Yuvileinyi, com capacidade para menos de mil pessoas e com planos para obras de remodelação com a duração de 8 meses.


Lviv

Localizada na zona ocidental da Ucrânia, Lviv era apontada como a favorita para receber o Festival Eurovisão 2022, tendo apresentado duas propostas para a acolher a edição. A Arena Lviv, construída em 2011 para o EURO2012, foi apontada como a sede da candidatura, com uma capacidade de 34 mil espectadores mas com a necessidade de construção de uma cobertura. Como reserva, a cidade apresentou a possibilidade de concluir as obras de uma arena para o Eurobasket 2015 que, aquando da paragem das obras, se encontrava a 25% dos trabalhos. No entanto, para grande surpresa, a cidade acabou por ficar de fora do primeiro lote de selecionados.


Antes do período de candidaturas, também as cidades de Cherkasy, Irpin, Uzhhorod e Vinnystia admitiram interesse em receber o Festival Eurovisão 2017, mas acabaram por recuar aquando da abertura oficial do processo.

De realçar que, todas as arenas e cidades mencionadas, fizeram parte das candidaturas para acolher o Festival Eurovisão 2017, com os dados apresentados a serem referentes aos últimos meses de 2016, não estando refletidos os efeitos da invasão russa ao território ucraniano que teve início em fevereiro de 2022.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL/Imagem:Google/Vídeo:EurovisionTv
3
( Hide )
  1. Anónimo21:56

    Conclusão so Kiev tem tudo o que é preciso visto o resto ser estágios m

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:21

    Lviv parece-me a melhor opçao por estar em uma regiao mais segura

    ResponderEliminar
  3. Vai ser noutro país, deveria ser no Reino Unido ou Espanha

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.