Slider

ESC2023: Discussões sobre a organização da Eurovisão 2023 começam na sexta-feira


A emissora ucraniana Suspilne iniciará discussões com a EBU, sobre a realização do Festival Eurovisão da Canção 2023, na Ucrânia, na sexta-feira.


Numa conferência de imprensa em Lviv, Mykola Chernotytskyi, presidente do conselho da Suspilne afirmou que as discussões com a União Europeia de Radiodifusão sobre a realização da Eurovisão 2023 na Ucrânia começarão na sexta-feira.

No início desta semana, Mykola Chernotytskyi já tinha revelado o seu desejo de sediar a Eurovisão numa “Ucrânia livre e pacífica”. As conversas com a EBU/UER cobrirão as questões financeiras e de infraestrutura da realização do concurso e, mais importante, questões de segurança.

Chernotytskyi agradeceu ainda aos Kalush Orchestra pela alegria que deram ao povo ucraniano e usou a vitória como exemplo da aproximação entre a Europa e a Ucrânia. Agradeceu ainda à chefe de delegação ucraniana por todo o trabalho desenvolvido sob circunstância muito difíceis.

Quando questionado pela imprensa sobre sediar o concurso do próximo ano na Ucrânia, Mykola Chernotytskyi afirmou que sabe que receber a Eurovisão será um desafio, mas acredita que com o apoio do Estado pode ser feito. Em 2017, o Estado ucraniano deu uma garantia financeira de 15 milhões de euros à emissora, que poderia ser usada para evitar que a Eurovisão tivesse de ser organizada noutro país visto que a emissora atravessava graves dificuldades financeiras. De notar ainda que, em 2017, os combates entre as forças separatistas na área de Donbas já eram uma preocupação de segurança para a EBU.

Oleh Psiuk, cantor principal dos Kalush Orchestra, acrescentou que “muitos países já transmitiram a mensagem de que podem sediar o Eurovision Song Contest se nós não conseguirmos. Mas espero que o possamos sediar num um país feliz, reconstruído e forte”. 

Até agora, várias emissoras e cidades mostraram interesse em receber a Eurovisão caso a Ucrânia não o consiga fazer. A cidade de Estocolmo manifestou a sua vontade de acolher, sem que a SVT se pronunciasse sobre o assunto. A imprensa islandesa também informou que a RÚV vê potencial em sediar o concurso de 2023. A emissora espanhola RTVE também confirmou que estaria disposta a organizar o concurso, se necessário. A TVP da Polónia expressou vontade de apoiar a Ucrânia, assim como a RAI, a transmissão anfitriã do concurso de 2022. A cidade de Turim também se mostrou disponível para receber novamente a competição.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem: Eurovision.tv
3
( Hide )
  1. Anónimo13:22

    Olá Esc Portugal! Vai haver live no instagram a comentar os resultados da Eurovisão 2022 ?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:43

    Tudo muito bonito mas vamos ser honestos, simplesmente não há condições para a Eurovisão ser sediada na Ucrânia. Dúvido muito que a EBU vá permitir que a mesma vá para a Ucrânia. O melhor seria fazer o festival ser realizado no Reino Unido ou na Espanha, numa co-produção com a emissora ucraniana.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.