Slider

ESC2022: Roménia pondera retirada do Festival Eurovisão e ação judicial contra a EBU/UER

 A emissora romena TVR emitiu um novo comunicado sobre a anulação do voto do júri no Festival Eurovisão 2022, ameaçando avançar com uma ação judicial contra a EBU/UER e a retirada das próximas edições do concurso.


A emissora estatal da Roménia emitiu, esta tarde, um novo comunicado sobre a anulação do voto do júri do país no Festival Eurovisão 2022, depois da EBU/UER ter revelado ontem, em comunicado oficial, todas as votações dos seis países em questão na semifinal do concurso, o que culminou na eliminação das respetivas votações.

"A TVR desaprova a formacomo a EBU/UER lidou com a situação gerada pelos votos do júri nacional (...) Enquanto alguns países foram penalizados e os votos do júri substituídos por um algoritmo nada transparente, que por sua vez levanta suspeitas, outros países não receberam nenhuma sanção e ainda receberam pontos adicionais" pode ler-se no comunicado, com a TVR a juntar-se à montenegrina RTCG nas acusações de partilha de votos entre a Austrália, Suécia e Bélgica.

"O impacto das suspeitas na concorrência e na reputação das emissoras poderia ter sido eliminado caso a EBU/UER tivesse comunicado as suspeitas após a semifinal (...) A TVR teria tido tempo para reagir e investigar prontamente as alegações e corrigir a situação, caso houvesse" lê-se no comunicado, acusando a EBU/UER de demorar a revelar todos os detalhes, "Tudo o que pudemos fazer foi pedir explicações post-factum aos jurados, depois dos mesmos já terem sido julgados e sancionados".

A TVR adianta também que "colaborará com todas as outras televisões sancionadas para apurar se as irregularidades resultaram numa tentativa de fraude", destacando que a EBU/UER poderia ter enviado observadores para acompanhar o processo de votação "tal como fez em dois dos seis países sancionados", que culminou com os "observadores a apontarem que foi uma votação regular e sem relatarem uma má conduta ou tentativa de fraude".

"A atitude incompreensível da EBU/UER em relação à TVR (...) que merece ser tratada com respeito, é também sublinhada pelo facto dos organizadores mentirem durante a transmissão" adiantando que Eda Marcus, a porta-voz romena, não entrou no ar por ter recusado revelar os votos impostos pela EBU/UER, não tendo existido qualquer problema técnico. Por fim, a TVR avança que "os representantes da TVR, face à situação criada e aos danos da imagem da televisão pública, ponderarão a retirada da Roménia das próximas edições e avançar com uma ação judicial junto dos organizadores do evento".

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: TVR / Imagem: Eurovision.Tv / Vídeo: Eurovision.tv

6
( Hide )
  1. Anónimo18:15

    Me parece estupendo 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:04

    Esta situção dos votos anulados é a cena mais atoa de sempre, nem percebi nada pra ser sincero ahahah Mas não queria nada que países se retirassem por causa destas coisas, tudo se resolve digo eu. Pelo que tou aqui a perceber todos erraram, até a própria EBU a meu ver.

    ResponderEliminar
  3. A EBU deveria ter informado esses países logo após a semifinal para não serem apanhados de surpresa. Partindo do princípio que tem alguma prova fundamentada de que houve fraude Caso contrário a EBU meteu-se numa grande embrulhada.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:55

    Só há uma culpada a Ebu. Não queria a vitória da Ucrânia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:51

      Se nao queriam a Victoria ucraniana que os colocassem em 2o lugar no running order para afetar os votos, ao final as apostas os colocavam como ganhadores semanas antes da gala final

      Eliminar
  5. Anónimo13:13

    Quer dizer, fazem asneira da grossa e, como se tivessem razão, sentem-se ofendidos... Tendo em conta os comentários que para aqui vão, parece que sou o único a ver a grande injustiça que os 6 países cometeram... Têm noção que os votos combinados podiam alterar, injustamente, os apurados para a final? É que eles nem se deram ao trabalho de disfarçar, países como a Geórgia e o Montenegro, que raramente receberam votos do jurí, vão logo receber 12, 10 e 8 pontos de aguns países, loool

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.