Slider

[Olhares sobre o Supernova 2022] Quem representa a Letónia no Festival Eurovisão 2022?

A sexta temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com a escolha da Letónia para o Festival Eurovisão 2022. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no Supernova 2022?

Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPORTUGAL realiza, esta temporada, uma nova edição alargada do Olhares sobre as Finais Nacionais, iniciativa de comentários e pontuações às canções das finais nacionais para o Festival Eurovisão. 

Olhares sobre as Finais Nacionais 2022 continua, hoje, com o Supernova 2022Onze candidatos estão na corrida para representar a Letónia no Festival Eurovisão 2022. Os vários integrantes do painel do ESCPORTUGAL Regiões foram desafiados a votar nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar a Ucrânia em Turim.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:


Bermudu Divsturis - "Bad" - 1 pontuação máxima


Pedro Dias - Está longe de ser a melhor canção a concurso, musicalmente falando, mas é tão estupidamente trash, que se pode tornar facilmente numa épica atuação eurovisiva. Para além da Aminata, há mais um par de canções que também me agradam, mas desta vez “I´m bad” e decidi-me ficar com este hino kitsch… “Awesome!“

Elina Gluzunova - "Es pabiju tur" - 1 pontuação máxima


Mariana Fernandes - Fiquei bastante indecisa entre esta e a "eat your salad" para 1°lugar. Optei por este resultado porque se destacou basta te de todas as outras. Como se consegue apreciar uma música com uma energia muito elevada e divertida, também fazem falta umas baladas para apresentar a festival. Além disso, é cantada na língua mãe, o que para mim, valoriza muito.


Citi Zeni - "Eat Your Salad- 2 pontuações máximas


Carlos Fernandes - "Eat Your Salad" recebe os meus 12 pontos. É uma canção de qualidade, divertida e os seus intérpretes são excelentes e carismáticos. A final nacional da Letónia tem no geral óptimas canções e muita gente com talento. É uma lufada de ar fresco!

Nuno Carrilho - Não vai ser das minhas favoritas em Turim caso vença, mas admito que "Eat Your Salad" tornou-se num dos meus guilty pleasure desta pré-temporada. Divertida, animada, desconstraída... espero mesmo que seja a vencedora da noite. Destaco também a canção da Aminata, cantora cujo trabalho não me fascina. Veremos qual será a escolha...


Inspo - "A Happy Place" - 2 pontuações máximas


Aan Gomes - Temendo que Aminata vença com uma canção que é um décimo da qualidade de Love Injected (uma das minhas favoritas de 2015), espero que vença a Happy Place de Inspo. Letónia tem uma final um pouco fraca este ano, mas esta é a única canção que poderá ser boderline finalista se vencer - boa letra, boa melodia, bons interpretes e, esperemos nós, bom staging.

Alina Aleixo - Sobre esta final nacional não tenho muito a dizer. No geral as canções não me chamaram muito a atenção, embora existam algumas que se destacam. A minha favorita é "A Happy Place", uma canção com uma vibe misteriosa, profunda e doce. Aquela mudança inesperada de ritmo perto do final torna-a ainda melhor. No entanto, a meu ver, poderia melhorar-se a forma como a canção termina porque parece que soa um pouco inacabada. Ao vivo também poderia ser perfeita se o staging fosse aprimorado, nomeadamente a partir do momento em que ambos se levantam. Enfim, nada que não possa ser resolvido. Não deixa de ser uma canção maravilhosa e das poucas desta final nacional que consigo dizer que gosto genuinamente. Arrepia-me e acredito que o público eurovisivo também seja capaz de apreciar.


Aminata - "I'm Letting You Go" - 13 pontuações máximas


Adão Nogueira - O Supernova precisa de algumas alterações uma vez que tal como em anos anteriores apresenta uma seleção mediana, onde no geral a maior parte das músicas são parecidas, chatas e sem sumo nenhum. Dentro disto a única que se vai safando é a Aminata, pelo que seria a melhor proposta para Turim.

André Pereira - E mais uma edição de Supernova, final nacional da Letónia. Há só a a destacar uma única canção desta final nacional, da qual eu espero que ganhe e represente o país, pois é a única que possivelmente consegue um Top 10 na Eurovisão. I'm Letting You Go da Aminata é a minha favorita de longe desta final nacional. Uma canção com uma letra bastante forte acompanhada de uma melodia muito boa. Aminata tem uma voz que deixa qualquer um arrepiado!

Cláudio Guerreiro - Se há país que raramente me satisfaz a vontade na música que ganha na sua final é a Letónia. Infelizmente, a Letónia apresenta-nos uma das piores finais nacionais da temporada, em que chega a ser complicado ordenar dez músicas que, na sua maioria, pouco ou nada me dizem. E só há mesmo um caminho possível para a Letónia, se não quiser voltar a ser a chacota eurovisiva com escolhas que tentam ter piada, mas que pouco fazem rir. Que o talento da Aminata parece ser grande demais para a Letónia já há muito se sabe e, mais uma vez, conseguiu reforçar essa ideia. Eu não sou o maior fã da sua única participação como intérprete na Eurovisão, mas desta vez tenho de tirar o chapéu à proposta com a qual tenta o seu regresso. "I'm Letting You Go" é uma bonita balada, com um refrão de qualidade e com uma voz poderosa, que só poderá dar boas coisas ao país, caso seja a escolhida.

Diogo Martins - A Letónia brinda-nos com mais uma final alternativa e é bom ver paises que arriscam. Contudo, a canção que vejo a dar a passagem à final é a "I'm Letting You Go". É uma balada bonita, bem construida. Mesmo sendo uma canção inferior à sua canção de 2015, a Aminata é muito boa ao vivo. Se a  Letónia quer enviar algo segura, só tem de votar nela. 

Diogo Quintais - Na verdade, a Letónia tem a oportunidade de ir a Turim por dois estilos musicais completamente diferentes de Aminata e os Citi Zeni! Penso que vai ser uma votação renhida na final do "Supernova 2022" mas no final acho que "I'm Letting you go" de Aminata vai levar a melhor. Se ela não estando em studio na semifinal consegue criar um ambiente perfeito entao em pessoa será ainda mais emocionante! Penso que os pontos fortes são sem dúvida a voz e a letra da canção. 

Hugo Sepúlveda - E na saga das escolhas dos bálticos, chega a vez da Letónia. Posso dizer que não me lembro de ver um alinhamento de uma final com tantas “joke entries” como este. E se forem demasiado aleatórios como às vezes são, pelo menos 2 ou 3 delas têm grandes possibilidades de vencer. Tendo em conta a qualidade da seleção, talvez prefiram levar algo “engraçado” e que cause algum impacto, à falta de uma canção que lhes dê uma vitória. “I’m Letting You Go” é a minha escolha para a Letónia, apesar de achar que não esteja ao mesmo nível da “Love Injected”. Ainda assim, é das melhores escolhas que Letónia pode fazer! É uma balada sólida e competente, onde Aminata consegue entoar bem o sentimento que a canção carrega. Gostava apenas de um toque mais arrojado no instrumental. E para quem estava com covid, Aminata esteve muito segura no que toca à voz!

Ivo Mendonça - Letónia cometeu um crime enorme ao deixar Zelma na sua semifinal. A canção tinha um enorme potencial de fazer a Europa voar por entre estrelas e planetas alternativos. Deixaram-nos com uma final que subdivido em 3 categorias: categoria joke entry, muito usual na Letónia; categoria "canções completamente esquecíveis e com letras horríveis" e categoria "Aminata e Inspo Place". Destaco o resto do comentário a estas duas atuações pois a meu ver estão muito acima de qualquer outra performance. Se, por um lado, temos uma proposta mais "rock indie", não muito comum na Eurovisão (A Happy Place), por outro temos a presença única que uma Aminata, com a sua magnífica voz, consegue ter num palco (mesmo que este seja um quarto com 3 m2). I'm letting you go não irá desiludir, e creio que a Letónia não deveria deixar a Aminata. Como tenho de apenas escolher 1 favorita para vencer a noite, Aminata.

Jorge Durões - Se Aminata conseguiu, no canto do seu quarto, apresentar uma das melhores interpretações da semi-final do Supernova, imaginem o que esta mulher conseguirá fazer em cima daquele palco. E é indiscutível que para além de uma proposta sólida, se bem quediferente do que nos apresentou em 2015, possui a melhor voz do Supernova 2022. Mais uma performance que poderá, dependendo do que apresentará em palco, ser empacotada e enviada directamente para o palco em Turim.

Luís Coelho - Aminata traz-nos uma balada bem construída, uma letra carregada de sentimento. Gosto muito do instrumental e a voz da Aminata adequa-se à melodia. 

Marcel Pessoa - Numa final nacional pouco inspirada, cheia de joke acts, I'm Letting You Go se sobressai como uma balada eficiente. Não tinha gostado muito da canção na versão de estúdio, porém ao vivo Aminata consegue dar vida a sua proposta com seus vocais que impressionam. O refrão fica na cabeça, principalmente por causa dos agudos. Também gostei de Elīna Gluzunova, seria interessante ver a língua letã depois de muitooooooos anos na Eurovisão, mas Aminata é uma aposta mais segura para a Letónia em Turim e eles sabem disso. 

Marcelo da Silva - Primeiramente gostaria de dar um recado a Letónia, não façam asneiras e escolham este tema que não deixará ninguém indiferente! Caso contrário, acho que o próprio país sofre de problemas bem graves. Eu adoro a forma como Aminata interpreta todas as suas músicas, a música I’m letting you go é real, e honesta, a música é simples mas genial.  A Letónia, na minha opinião conseguiria arrecadar um TOP 10 em Itália, pois no que diz respeito a presença de palco da Aminata já todos sabemos do que ela é capaz.

Miguel Pinto - Desde 2016 sem conseguir o apuramento à final do ESC, a Letónia tem com "I'm Letting You Go" uma boa hipótese de voltar à final do certame. Apesar de ter cantado a partir de casa na semifinal do Supernova, Aminata conseguiu entregar uma das melhores performances da noite e provar por que é, para mim, a principal candidata a vencer a final nacional. Uma boa canção, aliada a uma boa voz. Espero que não seja penalizada por não ter atuado ao vivo na semifinal. A mim apenas me deixa mais curioso para saber como será o verdadeiro staging.

Patrícia Gargaté - A Aminata tem o caminho muito facilitado numa final nacional que parece que foi construída para ela ganhar. Não temos de facto competição à altura e mesmo do quarto da sua casa a Aminata conseguiu dar 10 a 0 a todos os outros que estiveram em palco. Também não me chocaria uma vitória dos Mes Jus Milam contudo acredito que a Aminata será mais eficaz na Eurovisão. 

Tiago Silva - Só existe uma opção na Letónia....AMINATA! Facilmente irá trazer a Letónia à final da eurovisão 6 anos depois, de resto duvido muito que os outros favoritos, da salada e os Bermudu consigam fazer alguma coisa em Turim....


Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 19 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 10 segundo a escala eurovisiva)

1.º Aminata – "I’m Letting You Go" - 213 pontos (13PM)
2.º Citi Zēni – "Eat Your Salad" - 147 pontos (2PM)
3.º Bermudu Divstūris – "Bad" - 121 pontos (1PM)
4.º Inspo – "A Happy Place" - 111 pontos (2PM)
6.º Elīna Gluzunova – "Es pabiju tur" - 103 pontos (1PM)
8.º Miks Dukurs - "First Love" - 82 pontos
11.º RAUM – "Plans" - 55 pontos


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESC Portugal / Imagem: ESC Portugal / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.