Slider

EBU/UER "aperta" as regras sobre a divulgação de canções antes de 1 de setembro


A União Europeia de Radiodifusão reforçou as regras sobre a elegibilidade de canções lançadas antes de 1 de setembro.


A emissora pública ucraniana Suspilne revelou, em entrevista à KP, que a União Europeia de Radiodifusão mudou as regras sobre a elegibilidade de canções que foram publicadas/lançadas antes de 1 de setembro para participar no Festival da Eurovisão.

Um porta-voz da Suspline explicou em entrevista que: "antigamente havia uma restrição específica para lançamentos comerciais mas, este ano, essa condição também mudou. O conceito de lançamento comercial foi retirado, ou seja, o ênfase não está mais na componente comercial da publicação, mas em qualquer lançamento de uma canção antes de 1 de setembro, que é proibido. De acordo com as regras do concurso, a seleção nacional é organizada sob a exclusiva responsabilidade da respetiva televisão nacional, o que assegura a aplicação das regras do concurso".

Os comentários da emissora ucraniana sobre esta mudança nas regras srugem depois de LAUD, cantor ucraniana, ter sido desclassificado do Vidbir 2022. A sua canção foi lançada pelo compositor no YouTube em 2018 e, como resultado, LAUD foi desclassificado. A Suspilne explicou que, no momento da seleção da canção para o Vidbir 2022, a emissora não tinha conhecimento deste facto e foram informados por fãs da competição que encontraram a canção no YouTube.

Várias canções que chegaram ao Eurovision Song Contest, incluindo “Reqiuem” (França 2017) e “1944” (Ucrânia 2016), foram apresentadas antes do prazo, quebrando a regra de 1 de setembro. A UER decidiu nesses casos que nenhuma regra foi quebrada e que as canções eram elegíveis para competir no concurso pois não tinham sido lançadas comercialmente. Com as novas regras isso já não seria possível.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.