ESC2022: Roménia escolhe representantes a 5 de março

 A emissora romena TVR revelou novos detalhes do Selectia Nationala, final nacional para o Festival Eurovisão 2022. A Grande Final acontecerá a 5 de março.


Depois da inédita seleção interna de Roxen e "Amnesia" para o Festival Eurovisão 2021 em Roterdão, a emissora estatal da Roménia revelou, recentemente, que voltará a apostar na sua tradicional final nacional, o Selectia Nationala, para a escolha dos seus representantes em Turim. 

Durante a tarde de hoje, a TVR revelou novos detalhes do certame, abrindo as inscrições para a competição que decorrerá durante 4 meses. Um total de 45 canções estarão na corrida pelo Festival Eurovisão 2022, sendo que a 21 e 22 de dezembro, um júri de cinco elementos selecionará as 45 canções apuradas, com os resultados a serem conhecidos até 23 de dezembro.

As 45 canções apuradas disputarão, de 5 a 10 de fevereiro, uma semifinal online, onde o júri selecionará 15 canções para a próxima fase e o público apurará mais 5 canções. A 12 de fevereiro, as 20 canções disputarão uma semifinal televisionada, onde o júri selecionará as 10 canções finalistas do concurso. Por fim, a Grande Final do concurso acontecerá a 5 de março, com o vencedor a ser escolhido pelo público e pelo júri.

Estreante em 1994, a Roménia participou em 21 ocasiões no Festival Eurovisão, sendo que o melhor resultado do país foi alcançado em 2010, quando Paula Seling & Ovi conquistaram a 3.ª posição em Oslo com Playing With Fire, repetindo a marca de Luminita Anghel & Sistem em 2005. Representada por Roxen e "Amnesia", a Roménia ficou de fora da Grande Final do Festival Eurovisão 2021 pela terceira edição consecutiva, terminando em 12.º lugar com 85 pontos, fruto do 12.º lugar no televoto (27) e do 9.º no júri (58).


 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix /Imagem/Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários