Estónia: 'Eesti Laul 2022' estreia a 20 de novembro

 

A emissora ERR abriu, esta manhã, as inscrições para o Eesti Laul 2022. O evento estreia a 20 de novembro, enquanto a Grande Final decorrerá a 12 de fevereiro.

Depois do anúncio da introdução de eliminatórias feito por Tomi Rahula, produtor do Eesti Laul 2022, a emissora estatal da Estónia abriu, esta manhã, as inscrições para o concurso, revelando também o regulamento da competição que selecionará os representantes do país no Festival Eurovisão 2022.

As regras da competição seguem o regulamento da EBU/UER para o concurso internacional, estando as inscrições abertas até 20 de outubro. Nos dias seguintes, um painel de especialistas selecionará 40 canções para o concurso, sendo que existirá um número igual de canções em estónio e em inglês ou bilingue. Os temas escolhidos serão revelados até 27 de outubro, estando as quatro eliminatórias agendadas para 20 e 27 de novembro e 4 e 11 de dezembro.

Em cada eliminatória, também denominada quartos-de-final, estarão dez canções a concurso, sendo que apenas cinco conquistarão o apuramento para as semifinais: três escolhidas pelo público e duas pelo júri. Nas semifinais, que decorrerão a 3 e 5 de fevereiro, estarão dez canções, sendo que as cinco mais votadas nas duas rondas de votação conquistarão o apuramento para a Final: a primeira ronda estará a cargo do júri e do público, enquanto a segunda ronda estará a cargo exclusivo do público.

Por fim, a 12 de fevereiro, a Grande Final do Eesti Laul 2022 contará com dez canções e seguirá a dinâmica dos últimos anos: a primeira votação, a cargo do júri e do público, selecionará os três candidatos da SuperFinal, onde o vencedor será escolhido exclusivamente pelo público.

Além disso, a ERR revelou também que planeia realizar uma gala adicional entre abril e maio intitulada Eesti Laulu que contará com as atuações dos superfinalista, sendo que novos detalhes sobre o formato serão revelados nos próximos dias.

Estreante em 1994, a Estónia participou em 26 edições do Festival Eurovisão, registando uma vitória (2001), um terceiro lugar (2002) e 16 presenças na Grande Ginal. Uku Suviste foi o representante da Estónia no Festival Eurovisão 2021, depois da segunda vitória no Eesti Laul, com "The Lucky One": o tema ficou em 13.º lugar na semifinal com 58 pontos, fruto do 12.º lugar no júri (29) e no televoto (29), tendo recebido 1 ponto do júri português.



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix/ Imagem: Google/ Vìdeo: Youtube

Sem comentários