ESC2022: Islândia confirma participação e abre inscrições para o 'Söngvakeppnin 2022'

 

A emissora da Islândia confirmou a participação no Festival Eurovisão 2022. O Söngvakeppnin 2022 voltará a ser utilizado como final nacional.


A emissora estatal da Islândia confirmou, esta manhã, a participação no Festival Eurovisão 2022, evento que terá lugar em Itália. O anúncio foi feito no site oficial da RÚV, com a delegação islandesa a confirmar o regresso do Söngvakeppnin como final nacional, depois da seleção interna de Dadi Freyr para o concurso deste ano.

As inscrições para o formato já estão abertas AQUI com o prazo de submissão de temas a estender-se até 6 de outubro. Tal como nas últimas edições, o concurso será composto por dez canções que serão escolhidas por um painel com representantes da FTT, FÍH e RÚV, sendo que as escolhidas serão reveladas em janeiro. As datas finais da competição, bem como novos detalhes do concurso, serão conhecidos nas próximas semanas.

Até ao momento, o Festival Eurovisão 2022, que será realizado em maio do próximo ano em Itália, conta com 23 países provisoriamente confirmados: Albânia, Alemanha, Austrália, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Noruega, Países Baixos, Polónia, São Marino, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia. Por outro lado, Andorra, Eslováquia, Luxemburgo e Mónaco continuam fora do concurso internacional em 2022.

Estreante em 1986, a Islândia conta com 33 participações no Festival Eurovisão, tendo como melhor resultado o segundo lugar alcançado em 1999 e 2009 por Selma e Yohanna, respetivamente. Dadi Freyr foi escolhido para representar a Islândia no Festival Eurovisão 2021 com a banda Gagnamagnið, depois do cancelamento do certame de 2020. Com "10 Years", a candidatura islandesa alcançou o 4.º lugar na Grande Final com 378 pontos, fruto do quinto lugar na votação do júri e do público. Portugal atribuiu 11 pontos à canção da Islândia: "10 Years" foi a terceira mais votada do júri português e ficou em oitavo na votação do público.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte:RUV/ Imagem:RUV / Vídeo: EurovisionTV 

1 comentário: