Slider

[ESPECIAL] Os apuramentos de Portugal para a Grande Final do Festival Eurovisão

Vânia Fernandes, Flor-de-Lis, Filipa Azevedo e Salvador Sobral foram os únicos candidatos portugueses a conquistar o apuramento para a Final do Festival Eurovisão desde a instauração das semifinais do concurso.


Devido ao aumento do número de países interessados em participar, a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) criou, em 2004, a primeira semifinal do Festival Eurovisão. Quatro anos depois, o modelo foi ajustado e o concurso começou a contar com duas semifinais, responsáveis por eleger 20 candidatos para a Final do certame. Com 13 participações em semifinais, Portugal apenas conquistou quatro vezes o apuramento para a Final do Festival Eurovisão. 

No dia em que os The Black Mamba disputam o quinto apuramento de Portugal para a Final do Festival Eurovisão, recorde connosco os outros quatro apuramentos:

2008: Vânia Fernandes com "Senhora do Mar"

No ano de estreia das duas semifinais no Festival Eurovisão, Portugal foi representado por Vânia Fernandes e "Senhora do Mar", sendo o 19.º (e último) país a subir ao palco na semifinal 2 do concurso sediado em Belgrado. Apesar de ter sido o último país a ser anunciado como finalista (com a Beograd Arena, uma das maiores arenas indoor da Europa, a gritar por Portugal), Vânia Fernandes e "Senhora do Mar" ficaram em 2.º lugar com 120 pontos, com a pontuação máxima da Suíça e de França e pontos oriundos de 18 dos 20 países votantes. Além do primeiro apuramento para a Grande Final, esta foi a primeira vez que Portugal ultrapassou a barreira dos 100 pontos no certame.


2009: Flor de Lis com "Todas as Ruas do Amor".
Em 2009, Portugal foi representado por Flor de Lis com "Todas As Duas do Amor" no Festival Eurovisão que foi sediado em Moscovo. O grupo português atuou na primeira semifinal do certame, tendo sido o quarto apurado a ser anunciado para a Grande Final. Com a pontuação máxima de Andorra, Portugal ficou em 8.º lugar com 70 pontos oriundos de 13 dos 19 países votantes na última semifinal em que apenas votou o público.


2010: Filipa Azevedo com "Há Dias Assim"
Em 2010, o Festival Eurovisão sofreu novas mudanças no sistema de votação, com o júri nacional a ser implementado na votação das semifinais com um peso de 50%. Nesse ano, Portugal foi representado por Filipa Azevedo com "Há Dias Assim" tendo disputado a primeira semifinal do Festival Eurovisão 2010, que fora realizado em Oslo, na Noruega. A candidatura portuguesa, a quinta a ser anunciada como finalista, ficou em 4.º lugar com 89 pontos, com destaque para os doze pontos de Espanha, recebendo pontos de 16 dos 19 países participantes na semifinal. No público, a canção portuguesa ficou em 9.º lugar com 58 pontos, enquanto os júri nacionais colocaram "Há Dias Assim" em 2.º lugar com 107 pontos.



2017: Salvador Sobral e "Amar Pelos Dois"
Sete anos depois do último apurado e após quatro eliminações, Portugal apenas regressaria à Final do Festival Eurovisão em 2017, na edição sediada em Kiev. Representado por Salvador Sobral e "Amar Pelos Dois", Portugal disputou a primeira semifinal do concurso, voltando a ser o quinto país a ser anunciado como apurado para a Final do certame. A canção portuguesa ficou em 1.º lugar com 370 pontos, sendo pontuada pelos 20 televotos e pelos 20 júris nacionais. "Amar Pelos Dois" recebeu um total de 16 pontuações máximas, com destaque para a Espanha, Islândia e Polónia, países que deram 24 pontos a Portugal.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv

0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.