Slider

ESC2021: Polémica em torno da apresentação dos votos da Geórgia na Grande Final

 

Oto Nemsadze, porta-voz do júri da Geórgia na Final do Festival Eurovisão 2021, atribuiu os pontos no direto de ontem com uma t-shirt com o mapa da Geórgia, incluindo as regiões disputadas da Abecásia e da Ossétia do Sul.



O conflito armado entre a Geórgia de um lado e a Rússia e os separatistas da Ossétia do Sul e da Abecásia, do outro, decorreu em agosto de 2008 e culminou com a perda do controlo georgiano nas regiões separatistas. Contudo, o conflito georgiano-russo continua a marcar presença no Festival Eurovisão. Desta vez, a menção do conflito aconteceu durante a votação do júri na Final do Festival Eurovisão 2021.

Oto Nemsadze, porta-voz do país e representante georgiano em 2019, atribuiu os 12 pontos do júri da Geórgia com uma camisola com o mapa da Geórgia, incluindo as regiões disputadas da Abecásia e da Ossétia do Sul. As redes sociais partilharam o momento, com vários internautas a pedir a intervenção da EBU/UER junto da emissora da Geórgia. De realçar que Oto Nemsadze é um forte ativista da campanha contra a ocupação russa das regiões disputadas, tendo utilizado em várias ocasiões uma camisola semelhante mas com a inscrição "20% of my country is occupied by Russia" (em português, "20% do meu país está ocupado pela Rússia)


No entanto, esta não é a primeira vez que o assunto está presente na Eurovisão. A Geórgia abandonou o Festival Eurovisão em 2009, ano em que o evento foi sediado em Moscovo, após a EBU/UER ter exigido a mudança da canção "We Don't Wanna Put In" devido a referências políticas a Vladimir Putin, primeiro-ministro russo. Anos depois, Nina Sublati confirmou que usou a ocupação russa como inspiração para a atuação em 2015, enquanto Oto Nemsadze gravou o videoclip da sua canção na Abecásia e confirmou uma mensagem política na mensagem do tema. Por sua vez, em 2017, Tamara Gachechiladze utilizou imagens do conflito armado na sua atuação na final nacional da Geórgia, mas as mesmas não marcaram presença na atuação em Kiev.

A Geórgia foi representada por Tornike Kipiani e "You" no Festival Eurovisão 2021, tendo falhando o apuramento para a Grande Final ao terminar em 16.º lugar com 16 pontos, 3 deles oriundos do televoto português, na segunda semifinal.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPortugal / Imagem/Vídeo: Eurovision.tv 
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.