Slider

[AO VIVO] ESC2021: Acompanhe connosco o quinto dia de ensaios em Roterdão

 

 Os ensaios na Rotterdam Ahoy continuam com os segundos ensaios dos países da semifinal 1. Acompanhe connosco o quinto dia de ensaios do Festival Eurovisão 2021 e deixe-nos as suas opiniões. Fique connosco!

Hoje, 12 de maio, a Rotterdam Ahoy, em Roterdão, recebe a segunda ronda de ensaios para 15 dos 16 participantes da semifinal 1 do Festival Eurovisão 2021: Lituânia, Eslovénia, Rússia, Suécia, Austrália, Macedónia do Norte, Irlanda, Chipre, Noruega, Croácia, Bélgica, Israel, Roménia, Azerbaijão e Ucrânia. Cada ensaio individual terá a duração de 20 minutos e contará com a presença da imprensa que, além disso, poderá acompanhar a ronda de ensaios através do Press Center, realizado maioritariamente online. De realçar que, depois dos ensaios, a organização revelará um excerto de 30 segundos de cada atuação, com os planos de câmara finais.

Recorde AQUI a programação de ensaios para hoje.

Acompanhe connosco tudo o que acontece no palco eurovisivo em Roterdão:

09h00 - Os dois elementos acreditados do ESCPORTUGAL (João Diogo e Nuno Carrilho) já estão prontos para a ronda de ensaios de hoje que vai contar com quinze países e com um ritmo muito mais acelerado do que vimos anteriores. A Lituânia será a primeira a atuar.


09h15 - A Lituânia não mudou muito relativamente ao primeiro ensaio. A atuação está bem conseguida, mas por vezes achamos que o vocalista exagera no entusiasmo. Houve algumas correções de planos, mas continuamos a contar com alguns planos de longe. É uma forte candidata à vitória na semifinal... e poderá vir a supreender na Grande Final.

Nota da Lituânia: 8/10 (João Diogo 8 / Nuno Carrilho 8)

09h16 - Os ensaios não páram e a Eslovénia atua logo nos primeiros segundos do seu tempo disponível. 


09h19 - A Eslovénia está longe de figurar nas nossas preferidas mas a atuação tem um impacto... nulo. A voz da Ana Soklic continua muito boa e é, sem dúvida alguma, o ponto forte da candidatura. Relativamente ao ensaio anterior, não tivemos grandes mudanças e as imagens do LED lateral com as paisagens continuam... infelizmente. O carisma da cantora durante toda a atuação é igualmente nulo e as possibilidades de passar à Final continuam a diminuir.

Nota da Eslovénia: 4,5/10 (João Diogo 5 / Nuno Carrilho 4)

09h40 - A Rússia é a próxima a subir ao palco da Rotterdam Ahoy. O ritmo de ensaios hoje está alucinante...

09h55 - A proposta da Rússia é, sem dúvida, uma das grandes surpresas dos ensaios em Roterdão e a segunda ronda não foi excepção. Manizha apresentou-nos algumas mudanças na atuação, com planos mais fechados na parte inicial e o coro presente em palco com umas túnicas douradas. Também existiram mudanças a nível da iluminação, bem como nas imagens, podendo observar "Be Creative" e "Be Yourself" nos ecrãs. No fim da atuação, a cantora diz "We are ready to change, we are the change". Exceptuando alguns planos na parte final, a atuação está perfeita... A Rússia aposta forte e o retorno deverá ser igualmente forte. (PS: Haverá fogo em palco!)

Nota da Rússia: 9,5/10 (João Diogo 9 / Nuno Carrilho 10)

10h15 - A delegação sueca já está em palco para o segundo ensaio de Tusse.


10h20 - O ensaio da Suécia não foi dos melhores que já vimos... Apesar das diferenças cénicas serem praticamente nulas, a interpretação do Tusse ficou muito aquém do esperado, especialmente na parte final da canção. Sabemos que o cantor está em recuperação de uma cirurgia às cordas vocais, mas aquelas últimas notas conseguem tornar-se mais memoráveis que a própria atuação... e não é muito bom sinal. Exceptuando isso, a atuação está extremamente bem conseguida. Caso Tusse recupere até à transmissão televisiva, poderemos ter aqui um grande resultado sueco. Mas o ensaio de hoje não foi muito bom...

Nota da Suécia: 5,5/10 (João Diogo 6 / Nuno Carrilho 5)

10h41 - Ao contrário do que havia sido revelado anteriormente, não haverá nenhum espaço dedicado ao ensaio da Austrália, país que, devido à pandemia de Covid-19, não rumará a Roterdão e que será representado pela atuação backup. Contudo, a organização revelou algumas fotos da atuação backup do país. Regressaremos ao 12h20 com o ensaio da Macedónia do Norte.


12h20 - Vasil também já está em palco para o segundo ensaio.



12h28 - A Macedónia do Norte também não apresentou grandes mudanças para o segundo ensaio em palco. O país recorre a alguns apontamentos de realidade aumentada e ao efeito bola de espelhos com uma camisa espelhada... mas que ainda não aconteceu a 100%. Temos algumas dúvidas sobre a classificação da Macedónia do Norte.... mas provavelmente ficará fora da Grande Final.

Nota da Suécia: 4/10 (João Diogo 3 / Nuno Carrilho 5)

12h45 - A Irlanda prepara-se para a atuação em palco.




12h51 - A Irlanda foi outro dos países que mais surpreendeu na primeira ronda de ensaios e utilizou a segunda prestação para algumas melhorias no desempenho. A ideia está bem concretizada, se bem que com algumas pequenas falhas, e captará certamente a atenção dos telespectadores. Continuamos a achar que os planos finais não deveriam apanhar a infraestrutura onde esteve... mas hoje voltamos a ver tudo. A nível vocal não esteve perfeita, mas não comprometeu.

Nota da Irlanda: 7/10 (João Diogo 6 / Nuno Carrilho 8)

13h10 - Chipre segue-se nos ensaios de hoje.


13h17 - Chipre traz uma das atuações mais pensadas da edição. Tudo ali foi pensado ao milímetro e tudo ali resulta. Elena Tsagrinou dá tudo o que tem em palco... mantendo-se impecável a nível vocal durante todas as prestações. Os planos de câmara também foram ajustados e o recurso ao espelho gigante é uma aposta ganha. No último desempenho tivemos fogo em palco, por trás de "El Diablo", e o ensaio foi perfeito. Poderá ser uma das grandes surpresas da votação final... e merece!

Nota de Chipre: 10/10 (João Diogo 10 / Nuno Carrilho 10)

13h21 - Depois do diablo cipriota, vamos para o anjo norueguês.


13h37 - Segue-se a Noruega no alinhamento dos ensaios de hoje. A canção está longe de ser unânime dentro da comunidade eurovisiva, mas achamos que "Fallen Angel" poderá fazer sucesso fora da bolha. A prestação do cantor foi bastante segura e houve algumas mudanças na atuação e na realização. Na última prestação houve fogo preso em palco, que deu outro impacto a toda a prestação. Cada vez mais achamos que a Noruega será uma das apuradas para a Final...

Nota de Chipre: 7,5/10 (João Diogo 7 / Nuno Carrilho 8)

14h00 - A cantora croata já está em palco e o ensaio começará dentro de momentos.


14h13 - A sensualidade é a palavra de ordem em toda a atuação da Croácia. Acompanhada por quatro bailarinos, tal como no ensaio anterior, a cantora Albina fez também uma interpretação bastante segura, com a atuação a ter o seu momento alto com o momento de realidade aumentada. É uma proposta que não podemos descartar... mas que temos dúvidas sobre o seu apuramento para a Grande Final. Mas o ensaio foi bastante positivo.

Nota da Croácia: 8/10 (João Diogo 8 / Nuno Carrilho 8)

14h18 - Pequena pausa nos ensaios. Regressamos dentro de minutos com a Bélgica.


14h52 - A Bélgica regressa ao palco do Festival Eurovisão 2021 e o profissionalismo da banda continua a destacar-se do início ao fim da atuação. A vocalista da banda esteve "mais solta" durante o ensaio, melhorando também a interação com a câmara. Tudo ali é simples, mas que resulta muito bem na televisão. Deverá ser uma das canções mais apreciadas pelo júri da competição, mas acreditamos que também não ficará nos últimos lugares do público... Poderá ser uma surpresa no resultado final. Quem concorda connosco?

Nota da Bélgica: 8/10 (João Diogo 7 / Nuno Carrilho 9)

15h05 - A candidatura de Israel é a próxima a prestar provas no palco da competição. De realçar que os excertos dos vídeos dos ensaios, com os planos finais de realização estão disponíveis AQUI.


15h20 - Ao contrário do primeiro desempenho, Eden Alene começa os ensaios de hoje com a coroa que já haviamos visto anteriormente. Os planos foram melhorados e a interação da artista com as câmaras e os bailarinos subiu exponencialmente. No último desempenho, que contou com pirotecnia, a cantora acusou algum cansaço na voz, mas nada que comprometesse a sua prestação. Depois do ensaio de hoje, Israel está claramente na luta por um lugar na Final.

Nota de Israel: 6,5/10 (João Diogo 6 / Nuno Carrilho 7)

15h30 - A Roménia segue-se no alinhamento da tarde.


15h39 - Por mais que nos custe escrever, as coisas continuam a não correr bem para a Roménia. A atuação não resulta em televisão e Roxen está longe de fazer uma boa interpretação do tema. Comparativamente ao primeiro ensaio, a prestação melhorou mas continua confusa e não é suficiente para mudar a opinião. No final da prestação, a cantora acaba ofegante e, numa das prestações, até falhou um dos versos do tema. Se não houver mudanças na atuação (que claramente não resulta nem na televisão nem para a cantora), dificilmente teremos a Roménia na Grande Final.

Nota da Roménia: 5,5 (João Diogo 7 / Nuno Carrilho 4)

15h58 - O palco prepara-se para a prestação do Azerbaijão.


16h14 - Com um novo figurino (muito melhor que o anterior...), Efendi subiu ao palco do Festival Eurovisão 2021. E o Azerbaijão foi outro dos países que mais ajustou a produção da sua atuação, com inúmeros planos corrigidos e marcados, dando outro impacto à atuação. A coreografia manteve-se inalterada, mas num rescaldo geral damos nota positiva a este ensaio. O não apuramento não está sequer na nossa discussão, mas temos algumas ressalvas sobre em que lugar acabará na Grande Final.

Nota do Azerbaijão: 7,5 (João Diogo 7 / Nuno Carrilho 8)

16h20 - A delegação da Ucrânia é a próxima a ensaiar, mas o grupo não contará com Kateryna Pavlenko enquanto vocalista. A cantora esteve indisposta durante a manhã e está isolada à espera do resultado do teste de PCR para a Covid-19 como pode aceder AQUI.

16h28 - Começa a atuação e temos uma jovem cantora no lugar da vocalista do grupo, que não usa o figurino que Kateryna usou no ensaio anterior. A nível visual a prestação fica aquém da prestação anterior, mas a intérprete é bastante competente a nível vocal. Também notámos alguns ajustes na produção. O apuramento da Ucrânia também nos parece garantido, mas tudo dependerá da prestação da semifinal.

Nota da Ucrânia: 8 (João Diogo 9 / Nuno Carrilho 7)

16h42 - O quinto dia de ensaios em Roterdão chega assim ao fim. Obrigado a todos os que nos acompanharam ao longo do dia. Amanhã voltamos com mais uma ronda de ensaios.

11
( Hide )
  1. Por mim a Suécia não estaria na final este ano. Gosto da música mas toda a coreografia e cenário é tão feio. A voz dele tá melhor mas continua ruim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:37

      ruim? Não eh caso para tanto...

      Eliminar
    2. Anónimo13:39

      Chipre pra mim não cola, por mais perfeito que seja só me consigo lembrar do tema "Alejandro" de Lady Gaga, claramente uma wannabe.

      Eliminar
    3. Absolutamente de acordo! Se a parte visual conta (e para a maior parte das pessoas é o mais importante, queiram ou não assumi-lo), então a proposta sueca não cola! Se formos só pela música, está muito bem. Agora, quando se juntam a indumentária do cantor e o cenário... não cola nem convence mesmo. É é pena!

      Eliminar
  2. Gosto da música da Noruega mas essa encenação é muito brega. Por mim ficava no último lugar da semifinal.

    ResponderEliminar
  3. "PS: Haverá fogo em palco!" De facto isto é mesmo o mais importante! Já agora, porque não uns animais selvagens?! Também ajudavam à festa! Por favor! 🙄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um espetáculo de música e de TV, tudo é importante! Os anos 60 já lá vão há muito tempo

      Eliminar
    2. E o circo é um nobre espetáculo!

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Hoje nao ha videos das atuacoes,?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:02

      Os clips estão disponíveis no canal oficial da Eurovisão

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.