Slider

[ESPECIAL] Assinale connosco o Dia Mundial da Dança... ao som da Eurovisão

 


Lembra-se do Festival Eurovisão da Dança? E do Riverdance? E quem consegue esquecer a canção de Portugal em 2007? Em Dia Mundial da Dança, recorde connosco algumas das danças mais marcantes no palco do Festival Eurovisão.


Assinala-se hoje, 29 de abril, o Dia Mundial da Dança. Criado pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 1982, a comemoração celebra-se na data de nascimento do bailarino Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado um dos pioneiros da dança moderna. E dissociar a dança da história da Eurovisão é tarefa... quase impossível.

Em 1985, a EBU/UER criou o Eurovision Young Dancers, evento bienal que junta artistas com idades entre os 16 e os 21 anos. Trinta e sete países participaram desde a estreia do concurso, incluindo o Kosovo e o Canadá. Espanha é o país com maior número de vitórias, enquanto Portugal, participante em quatro edições, nunca disputou a Final do certame.


Baseado no Festival Eurovisão, a EBU/UER criou, em 2007, o Festival Eurovisão da Dança, conta com a colaboração da International DanceSport Federation. Cada país era representado por um par de dançarinos, sendo um deles profissional e o outro uma figura pública. O evento teve apenas duas edições, ambas realizadas no Reino Unido, com a edição de 2009, que teria lugar em Baku, a ser cancelada devido ao baixo interesse. 

Portugal participou nas duas edições do certame: em 2007, representado por Sónia Araújo e Ricardo Silva, ficou em 6.º lugar (entre 16) com 74 pontos, recebendo a pontuação máxima de Espanha e Suíça, enquanto, em 2008, Raquel Tavares e João Tiago ficaram em 8.º lugar (entre 14) com 61 pontos.



Contudo, foi no palco do Festival Eurovisão que as maiores danças eurovisivas tiveram lugar. Ao longo das décadas foram inúmeros os estilos que marcaram presença nos palcos eurovisivos... dentro e fora da competição. O caso mais marcante aconteceu em 1994: "Riverdance", espetáculo de sapateado irlandês, foi criado para o interval act do Festival Eurovisão, mas tornou-se um verdadeiro sucesso mundial, com apresentações nos vários continentes.


Recorde connosco algumas das danças mais marcantes que passaram pelo palco do Festival Eurovisão:





















Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPORTUGAL /Vídeo: Eurovision.tv 
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.