Slider

[Olhares sobre o Festival di Sanremo] Quem representa Itália no Festival Eurovisão 2021?




A quinta temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com a escolha de Itália para o Festival Eurovisão 2021. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no Festival di Sanremo 2021?


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, e depois do sucesso da edição da temporada passada do Olhares sobre as Finais Nacionais, o ESCPORTUGAL realiza, esta temporada, uma edição alargada da iniciativa de comentários e pontuações às canções das finais nacionais para o Festival Eurovisão. 

O Olhares sobre as Finais Nacionais 2021 chega hoje a uma nova decisão da temporada: a Final do Festival di Sanremo 2021. Depois de quatro galas, 26 canções estão na corrida pelo triunfo (e também pela Eurovisão, se assim entenderem os intérpretes), sendo que os elementos do ESCPORTUGAL Regiões votaram nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar Itália em Roterdão.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

Adão Nogueira aposta em "Un Milione Di Cose Da Dirti" e Ermal Meta
Se há coisas que não mudam, uma delas é o Festival di Sanremo, e ainda bem!!! Ano após ano as expectativas nunca ficam defraudadas, e este ano continua com a excelente qualidade musical e artística. Mais uma edição em que as propostas são tão variadas e com potencial que não fica nada fácil conseguir escolher um vencedor. Este ano destaco as excelentes prestações do Ermal, Annalisa, Francesca & Fedez, e Maneskin, indo então a minha aposta vai para o já experiente nestas andanças, Ermal Meta.

Ana Branco aposta em "La Genesi Del Tuo Colore" e Irama
Confesso que foi muito difícil escolher o meu top 3. As três canções (Irama, Annalisa e Ermal Meta) são excelentes e diferentes uma das outras. Contudo, pelo impacto da sua performance, ainda que não em directo devido ao seu isolamento, coloco "La Genesi del tuo Colore" no meu número 1. Uma canção dinâmica e um artista carismático. Sanremo é, mais uma vez, um Festival que traz qualidade musical. Obrigado Itália e obrigado RAI1. Tornerò a te, bella Italia.


André Fernandes aposta em "Cuore Amaro" e Gaia
Sanremo é a grande celebração da música antes da Eurovisão. Tantas boas vozes, excelentes canções e longos intervalos publicitários. Impossível escolher ou fazer palpites de tão imprevisivel que este festival é. Fiquei agradavelmente surpreendido pelo regresso da Francesca Michielin, muito mais madura e segura (em comparação com o colega Fedez). O regresso do Ermal, menos inspirado, impressiona-me menos. Annalisa, Noemi e Irama ficam imediatamente no ouvido. Mas a minha preferência vai para "Cuore Amaro", da Gaia. A brasileira, mesmo com algumas falhas na técnica, apresenta uma boa canção de influencias latinas, moderna e refrescante - e que revolucionaria o que vamos vendo, ano após ano, pela Itália.

André Pereira aposta em "Chiamami Per Nome" e Francesca Michielin & Fedez
E mais.uma.vez a Itália primanos com uma grande qualidade musical e um fantástico espetáculo, infelizmente sem público! De entre as 26 canções adoro 12 delas, destacando 4 grandes músicas, que são as minhas favoritas, sendo elas, Dieci de Annalisa, Glicine de Noemi, Lá Genesi de tuo Colore do Irama e Chiamami Per Nome da Francesca e do Fedez. Das 4 não consigo escolher uma favorita, pois qualquer uma delas pode muito bem representar a Itália na Eurovisão e ganhar o Sanremo.


Carina Ferreira aposta em "Dieci" e Annalisa
Eis uma das participações que se aguardava com mais expetativa para esta edição do Festival di Sanremo. Conhecida de outras edições deste certame, Annalisa presenteia-nos este ano, uma vez mais, com a sua grande capacidade vocal e foi a vencedora justíssima da "prima serata". Não sei, sinceramente, o que esperar quanto ao seu resultado final no sábado, mas não tenho qualquer dúvida que "Dieci" representaria muito bem a Itália na Eurovisão: é uma música que fica facilmente no ouvido, sendo igualmente capaz de nos tocar. Curiosamente, em 2021 faz 10 anos que saiu o seu primeiro álbum enquanto cantora a solo, precisamente no mesmo ano em que concorre com uma canção intitulada "Dieci". Será que Annalisa terá motivos extra para celebrar estes dez anos? Espero que sim, de preferência em Roterdão.

Carlos Fernandes aposta em "Dieci" e Annalisa
"Dieci" é um dos poucos temas de Sanremo 2021 que têm qualidade e que ficam no ouvido. É uma canção que prende a atenção. A Analisa tem carisma, mas precisa de melhorar a sua prestação vocal.

X

Cláudio Guerreiro aposta em "Chiamami Per Nome" e Francesca Michielin & Fedez
Confesso que já ouvi edições de Sanremo mais inspiradas a nível musical do que esta. Infelizmente, esta ano não tive nenhuma canção que, numa primeira audição, me fizesse pensar “É isto Itália, é isto!”, tal como aconteceu, no ano passado, assim que ouvi a primeira atuação do Diodato. Escolher um favorito também acabou por não ser uma tarefa fácil, porque achei o nível muito equilibrado entre as melhores canções. Depois de uma luta final com Annalisa, Arisa e Irama, a dupla Francesca Michielin & Fedez acabou por tomar a dianteira na minha preferência. Não sendo fã da participação da Francesca em 2016, não estava a contar vir a gostar tanto da música dela este ano, nem que trouxesse algo dentro deste registo. E estou apaixonado pela forma como ela canta o verso “Piove sulla cattedrale”, confesso...

Diogo Quintais aposta em "La Genesi Del Tuo Colore" e Irama
A canção que mais gosto nesta edição do Sanremo é "La Gensei del tuo Colore" de Irama. Acho que tem algo de muito diferente de todas as outras e destaca-se por isso mesmo. Tem um refrão muito particular que fica na memória!

Emanuel Filipe aposta em "La Genesi Del Tuo Colore" e Irama
Se me for autorizado chamar o Sanremo de "final nacional", posso dizer que é a minha favorita. Cada vez que vejo uma gala do Festival italiano, penso o quão bom seria uma reintrodução da orquestra na Eurovisão. Quando às canções concorrentes, o que não falta é qualidade, tal como é habitual. Escolho o Irama para a vitória, mas ficaria igualmente contente com outras opções tais como Annalisa e Noémi. Quanto ao Irama, gosto imenso daquela fusão da modernidade da música com aquele toque mais clássico de uma orquestra. Para além da canção ter imenso potencial, o carisma dele também me ajudou imenso a decidir. Em caso de vitória, seria uma das minhas canções favoritas até ao momento.

Gonçalo Canhoto aposta em "La Genesi Del Tuo Colore" e Irama
É incrível a capacidade do Festival Di Sanremo se reinventar e, assim, se manter como um dos festivais de originais mais relevantes a nível europeu após tantos anos da sua criação. A edição de 2021 traz-nos temas diversos, mas todos eles de excelência. O meu favoritismo recai sobre "La genesi del tuo colore". Um tema pop, com uma produção bastante comercial e atual, mas sem nunca perder a sua autenticidade e o seu fator diferenciador. O Irama tem uma presença em palco eficaz e soube defender o seu tema, o que terá peso na deliberação do vencedor.

Hugo Sepúlveda aposta em "Un Milione Di Cose Da Dirti" e Ermal Meta
Itália volta a presentear-nos com um Sanremo 2021 que, apesar de ter qualidade, não ache que haja um candidato que se destaque como noutros anos! Até é bom, que deixa as coisas mais em aberto e renhidas! Ainda assim, Ermal Meta, que agora vem a sós, tem liderado não só as apostas, bem como as duas galas (pelo que se pôde constatar até ao momento do comentário), ao contrário de outros favoritos que vacilaram nas classificações! Isto não quer dizer nada, obviamente - Mahmood “says hi”! “Un milione di cose da dirti'” é uma belíssima canção com a qual Ermal Meta nos consegue fazer chegar a emoção acumulada nas palavras por dizer. O único reparo que teria a fazer seria relacionado com as palavras que aparecem escritas na actuação, já começa a ser uma imagem de marca.


João Diogo aposta em "Un Milione Di Cose Da Dirti" e Ermal Meta
Mais uma vez o Festival Di Sanremo cimenta a sua posição como a melhor final nacional para a Eurovisão. Talvez o segredo seja não ser uma final nacional. Este ano, tenho dois grandes favoritos e espero que a vitória seja de um deles: Ermal Meta ou Irama. Duas canções em registos diferentes mas ambas com muito valor artístico. Ermal Meta voltou para vencer novamente e apresenta uma balada lindíssima. Pode não trazer nada de novo mas a melodia é de arrepiar. Já Irama traz uma canção bem à sua imagem e do melhor pop que se pode fazer. Irama poderá sair prejudicado por não estar a atuar ao vivo por isso talvez Ermal tenha mais hipóteses de vencer.

João Vargas aposta em "Un Milione Di Cose Da Dirti" e Ermal Meta
Finalmente um espetáculo com bastante qualidade. Confesso que tenho bastantes canções favoritas este ano em Itália, mas penso que a vitória vai recair obre Esmal Meta. Ermal é um animal de palco e está ali para ganhar. Vocalmente bastante seguro e ninguém consegue negar o carisma que o mesmo apresenta. "Un Milione Di Cose da Dirti" é uma canção com bastante qualidade e uma balada mesmo como a Itália gosta de apresentar na Eurovisão. Emoção e sentimento são as palavras que mais caracterizam esta canção. Em caso de vitória, não tenho dúvidas que Itália vai lutar por um top10 no ESC.

Marcel Pessoa aposta em "La Genesi Del Tuo Colore" e Irama
Irama é meu favorito para representar a Itália na Eurovisão. Sua canção se destaca, dentre todas as propostas no Sanremo, por ser a mais radio-friendly e ter alto potencial de sucesso no palco eurovisivo, visto o carisma do cantor e as possibilidades de stage com boa estética. Gosto da letra da canção, apesar de não percebê-la por completo, mas é isto que acaba por atrair a atenção. A utilização de autotune no refrão eu vejo com bons olhos, seria algo diferente na Eurovisão vindo da Itália. Fico curioso, caso saia vencedor ao final da quinta serata, de como cortaria quase um minuto de canção para se adequar às regras eurovisivas.

Nuno Carrilho aposta em "Un Milione Di Cose Da Dirti" e Ermal Meta
Foi dos meus favoritos em 2017, foi o meu favorito em 2018 e volta a ser o meu favorito em 2021. Ermal Meta é um caso único no universo eurovisivo, sendo dos poucos casos que acompanho fervorosamente a sua carreira além do Festival Eurovisão. A canção é Ermal Meta do início ao fim e gostava de a ver no alinhamento da Final do Festival Eurovisão. Sobre o Festival di Sanremo, nunca desilude. Que lote de canções! Uma das melhores da temporada.


Pedro Caramba aposta em "La Genesi Del Tuo Colore" e Irama
Das finais mais fracas dos últimos anos do Festival de Sanremo. Porém, assistir a este festival (apesar das maratonas de 5 horas), a qualidade das galas e das canções é sempre fantástico. Posto isto, a minha escolha vai para o Irama. Adoro a canção e acho que poderia manter a Itália no top 5 do ESC.

Tiago Silva aposta em "Dieci" e Annalisa
Depois de tantas participações e sempre uma das minhas favoritas espero que finalmente vença a Annalisa. No entanto se Maneskin ganhar tambem gostaria pois é algo novo por parte da Itália-

Aceda, de seguida, aos resultados das votações de17 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 10 segundo a escala eurovisiva)

1.º Irama - "La genesi del tuo colore" - 159 pontos (6 PM)
2.º Annalisa - "Dieci" - 153 pontos (3 PM)
5.º Noemi - "Glicine" - 66 pontos 
8.º Gaia - "Cuore Amaro" - 42 pontos (1 PM)
9.º Fasma - "Parlami" - 40 pontos
12.º Willie Peyote - "Mai dire mai (La locura)" - 27 pontos
13.º Madame - "Voce" - 20 pontos
22.º Aiello - "Ora" - 2 pontos
23.º Bugo - "E inveci sì" - 1 ponto
24.º Ghemon - "Momento Perfetto" - 0 pontos
25.º Random - "Torno a Te" - 0 pontos


 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.