A União Europeia de Radiodifusão pediu à Bielorrússia que alterasse a letra ou a canção que tinha selecionado para a edição deste ano da Eurovisão, pois considera que esta tem uma conotação política, o que vai contra as regras da competição. A emissora bielorrusa ainda não anunciou quais são os seus planos, não se sabendo se vai proceder a alguma alteração ou desistir de participar em Roterdão.
A delegação norueguesa fez saber que acredita que a União Europeia de Radiodifusão tomou a decisão certa ao pedir esta alteração, afirmando que manter a música existente minaria a natureza apolítica do concurso. “O Festival Eurovisão da Canção foi fundado como uma espécie de projeto de paz na década de 1950. A competição deve ser apolítica", afirmou o chefe de delegação Stig Karlsen. Stig Karlsen é o único chefe de felegação que fez comentários públicos sobre o assunto até ao momento.
Faz-me graça ter este tipo de reaçoes agora, quando a Ucrania enviou 1944 nao houveram delegaçoes bem a EBU a se manifestar sobre o conteudo politico da mesma, claramente so se manifestam quando lhes convem
ResponderEliminarNo caso da Ucrânia pode-se argumentar que:
Eliminar1) A canção fala de um acontecimento histórico(como o foi Waterloo)
2) A parte que poderíamos chamar política está relacionada com um país que já não existe(URSS).
3) As canções que participaram anteriormente que abordam a Segunda Guerra Mundial, o Holocausto ou a Guerra dos Balcãs (entre outros), criaram um precedente e logo a temática de 1944 é uma temática válida.
4) A canção 1944 é cantada da perspectiva da vítima (a canção sa Bielorrússia é a perspectiva do agressor).
5) 1944 fala de algo que aconteceu à muitos anos atrás
Aquele ano era de Sergey Lazarev. Foi claramente entregue o titulo para a Ucrania. É só ver que Jamala nem ganhou sua semifinal.
EliminarCorrrrror! O Lazarev pode ganhar sim senhor, mas só quando levar uma boa cantiga. Até agora as duas que levou não valiam um tostão furado. A Jamala ganhou e muito bem!
EliminarVerdade ganhou consoante as regras ponto!
Eliminar