Slider

[VÍDEO] FC2021: CONHEÇA OS PRIMEIROS FINALISTAS DO FESTIVAL DA CANÇÃO 2021




Dez candidatos disputaram, hoje, a primeira semifinal do Festival da Canção 2021. Saiba quem são os cinco apurados para a Grande Final.

Dez candidatos disputaram, esta noite, o apuramento para a Grande Final do Festival da Canção 2021, cujo vencedor representa Portugal no Festival Eurovisão 2021 em Roterdão. Os cinco mais votados do júri e do público foram: Valéria, Karetus & Romeu Bairos, The Black Mamba, Fábia Maia e Sara Afonso.

 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: RTP / Imagem: Google / Vídeo: RTP

51
( Hide )
  1. Anónimo23:25

    Os Karetus não mereceram passar à final

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:27

      Concordo, não percebo tanta favoritismo.

      Eliminar
    2. Anónimo23:32

      Vocalmente o Romeu foi o pior da noite e a performance foi confusa, acho que só chegaram à final graças ao público.
      Tenho a certeza que os Karetus não vão ganhar o fdc.

      Eliminar
    3. Anónimo das 23.32, hoje também fiquei com essa convicção. A música dos Karetus não funciona ao vivo. Foram de certeza salvos pelo televoto.

      Eliminar
    4. Anónimo00:04

      Anónimos das 23:25, 23:27, 23:32 e 23:48: vocês deviam ser Ministros da Agricultura! Acertaram na batata! Também não percebo esse hyppo à volta da Saudade... para já, copiaram "vira e volta à saudade" do Folclore de São Miguel, Açores... mau começo...oxalá não ganhem

      Eliminar
    5. Anónimo14:21

      Serei o único que compara o instrumental de Telemóveis a Saudade

      Eliminar
    6. Anónimo14:45

      Ainda bem que não gostamos todos do mesmo. Eu cá gosto e tenho a certeza que vão ganhar na final.

      Eliminar
    7. Anónimo15:20

      @14:21 Sim és o único, vocalmente o Conan têm um je ne se quoi de fadista, mas tirando isso Saudade e Telemóveis nada têm a ver.
      Porém a estrutura musical de Saudade é praticamente idêntica a Rebellion dos Blastes

      Eliminar
    8. Anónimo22:49

      GANHEM VERGONHA. É por causa de voces que TODOS os anos temos as mesmas atuaçoes aborrecidas, voces continuam a achar que o FDC é o the voice, NADA vai mudar. Karetus foram os UNICOS, os UNICOS que meteram ali EMPENHO e criatividade no staging. Foram os unicos que pensaram na eurovisão como algo visual também, coisa que não aconteceu com os outros. Os outros foram para ali com fatos muito bonitos e com um microfone, mais nada. Enfim, voces NÃO merecem os karetus.

      Eliminar
  2. Anónimo23:25

    Triste pela Ian e a Nadine terem ficado de fora.
    Creio que a Fábia Maia e a Sara Afonso não deviam de ter passado.
    Fico feliz de ter havido consenso da canção nr 1 ter passado a final

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:04

      concordo com tudo menos com o fato da Nadine... bem bom que nao passou

      Eliminar
  3. Anónimo23:27

    Honestamente acho que foi espectável e justo. Só fiquei admirado de o Miguel Marco não passar. Era alegre e aposto que fez sucesso no público, mas o júri preferiu "Dia Lindo" e "Contramão".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:05

      Alô? Miguel Marco? quem é? 😂

      Eliminar
  4. Anónimo23:28

    os Karatues tem tudo para fazer impacto mas o staging precisa de ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:00

      Karetus foi uma deceção, o artigo da escportugal parecia prometer algo nunca visto no fdc e a coreografia não foi vista porque os planos de camera focaram-se no Romeu durante essa parte, mesmo assim não basta.
      Saudade não têm nenhum crescendo emocional na letra ou melodia, tornando-se extremamente repetitiva, era preciso um staging bem melhor do que aquele apresentado

      Eliminar
    2. Anónimo02:31

      Sim eu acho que também os planos de camara foram os piores de toddas as atuaçoes. No geral vimos bons planos este ano por parte da RTP e na deles isso não aconteceu. Eles tem que ter atençao a isso e pedir para mudar

      Eliminar
    3. Anónimo23:03

      00:00 Qual é que é o problema de ser repetitiva? Chama-se musica radio friendly, eu ás vezes pergunto-me se alguns seguem mesmo a eurovisão, porque estares a queixar-te que é REPETITIVA quando 90% das cançoes que aparecem por lá são isso mesmo... o que não basta é ver os artistas num palco vazio, sem pelo menos tentarem, contribuir para um STAGING, algo que agarre o espectador. A Eurovisao não é um programa de canções desde os anos 90

      Eliminar
  5. Anónimo23:30

    Nunca pensei que a música da Fábia Maia fosse fazer um click em mim. Era a que menos gostava e arrepiei por completo. De resto, colocava a Irma em vez da Sara. De acordo com todos os outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:06

      eu tb me arrepiei... a voz dela foi pior que unhas num quadro de giz

      Eliminar
    2. Anónimo00:23

      Ora nem mais...

      Eliminar
    3. Anónimo01:21

      Mesmo. Achei linda, linda, a música da Fábia e achei que a voz estava perfeita na música, ao contrário da opinião aqui de uma outra pessoa. E fazia exatamente a mesma troca. De resto, também, tudo bem.
      Outra coisa que aconteceu é que sou daquelas pessoas que sempre diz que não gostava que ganhasse o Festival uma música com letra em inglês e agora adorei a música toda cantada em inglês, tem mesmo muita qualidade.
      Até agora são as minhas favoritas.
      Aproveito e também digo (ouvi as canções pela primeira vez) que fiquei mesmo contente com a qualidade geral. Gostei do que vi (ouvi).

      Eliminar
  6. Anónimo23:31

    As melhores canções na minha opinião foram: 1,2 e 9.
    No entanto acho que apenas a n1 foi digna em todos os aspectos.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo23:34

    Karetus, Fábia e Sara Afonso não mereceram a qualificação.
    Triste pela Ian. A prestação surpreendeu-me muito pela positiva, não estava à espera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:01

      Os Karetus MERECERAM a qualificação sim senhora. Os outros que passaram fizeram aquilo a pensar num festival interno. Os Karetus foram muito mais além da canção e da voz, pensaram num ESPÉCTACULO. Parabéns, rapazes. Lendo os comentários, dá para ver que grande parte dos eurofãs portugueses continua agarrado às baladas, ao minimalismo...normal que a RTP não evolua.

      Eliminar
  8. Como é que a Fábia Maia passou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:00

      Passou porque tem uma excelente canção. Instrumental, letra e voz. Não para palcos eurovisivos, como é óbvio. Mas merece estar na final sem sombra dúvida.

      Eliminar
    2. Anónimo00:35

      Acho que a história que ela "sonhava em poder cantar no palco do fdc" deve ter ajudado um pouco

      Eliminar
    3. Anónimo01:29

      Como assim?! A música é linda! A sério que estou surpreendida com a opinião das pessoas aqui. Aliás, acho que é uma música que é tanto para palcos eurovisivos como era a do Salvador...
      (O que importa na Eurovisão é um fator X aliado a qualidade, as pessoas é que associam sempre, erradamente, "a coisas que dêem muito nas vistas", mas, se formos mesmo justos, todas as canções que ganharam, tinham muito mais do que isso).

      Eliminar
    4. Anónimo02:15

      Concordo 100%

      Eliminar
  9. Estava a ver que a Contramão ia dar em desastre, mas mais uma vez os últimos foram primeiros. Para mim, é óbvio. De resto, nunca pensei que O Dia Lindo fosse tocado pela brisa da sorte, em momento nenhum o achei solarengo.

    ResponderEliminar
  10. Que bom que a canção n°1 foi selecionada! É a que eu gosto mais!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo00:21

    Alguém que diga aos Karetus que aquele momento abaixo de brega da florzinha entregue ao câmara é tão Bielorrúsia 2018...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando eu vi aquele quadro, que não é mais do que uma caricatura, lembrei-me logo do ucraniano que representou a Bielorrússia e fez disparar uma multiplicidade de rosas encarnadas. Já no ensaio geral pôs os jurados todos a rir.

      Eliminar
  12. Anónimo00:33

    Dia mais lindo 🙌

    ResponderEliminar
  13. Eu só trocava a Sara pela IRMA ou Miguel ou IAN, de resto passaram os que eu queria que passassem... Achei que ouve algum melhoramento nos stagings deste ano (luzes e assim) ou será por não ter o público atrás dos artistas??!! De resto acho que foi uma boa Semi-Final em geral...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo01:35

    Não percebo o hate que estão a dar aos Karetos. A nível visual foi do melhor que já se viu no FDC e esforçaram-se por criar uma apresentação, coisa que também no FC nunca se vê. Teve claro as suas falhas. Precisa de mais movimento no Refrão e o Romeu precisa de estar mais seguro. Mas isso é corrigível para a final. Em vez de estarmos a deitar a baixo uma música de potencial Eurovisão, devíamos comentar e dar o incentivo para melhorar os pontos que falharam. Acho que esta canção tem tudo. Só faltam os ajustes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:48

      É fácil perceber o hate.. São artistas de música eletrónica com um estilo muito único. Como existem outros cantores/bandas mais conhecidas, a malta vai pela fan base. Concordo consigo quando diz que foi o mais inovador de sempre e sinceramente acho que tem tudo para ganhar este FC.

      Eliminar
    2. Anónimo22:58

      Claro que é facil perceber. Os karetus fazem concorrência ao menino favorito do eurofandom portugues, o Neev. São claros favoritos do publico e muitos sabem isso. Cantam em portugues uma canção que fala de saudade, que tem influencias do fado e tem elementos da cultura portuguesa no palco, podem facilmente arrancar varios votos do juri também. É inveja pura. Respeitem pelo menos que ALGUEM vá para ali tentar dar um bocadinho mais do que a propria voz, alguem que claramente pesquisou sobre a eurovisão e sabe que não basta ter uma bonita canção para conseguir um bom lugar la fora. É repetiva? E não o são tantas que passam pela eurovisão? Depois queixem-se que só temos baladas, fadinho, etc..

      Eliminar
    3. Talvez precise também de outra canção porque esta e a dona do fado não têm nada a ver com um festival de cantigas ligeiras, que no seu início privilegiou sobretudo o romantismo à la française mas acabou por tornar-se num pântano de areias movediças. Deviam salvar o fado e não condená-lo a uma vã e vil tristeza.

      Eliminar
  15. Será esquisito que depois desta noite eu queira que a Valéria - Na mais profunda saudade ganhe, e nunca foi das minhas favoritas mas a prestação em palco demonstra "respeito", excelente voz, e é sem dúvida um bom fado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo02:12

      Não acho nada esquisito. Apostarmos, sem medos, assumindo o nosso Fado, com qualidade, e este tem qualidade. Pode ser uma aposta muito inteligente. É que até tem o "dramatismo cénico" a captar as atenções. Para além de que é "universalmente gostável" e mundialmente respeitado o nosso Fado. Nada estranho. Também não me importo nada se ganhar a Valéria. Mas eu, no geral, gostei desta semi.

      Eliminar
    2. Anónimo09:45

      É pena o instrumental ser uma cacofonia. Deveria ser melhorado ou refeito.

      Eliminar
    3. Anónimo14:24

      Tanto a Valéria como a Sara o staging resume-se a estar de pé no palco a cantar e isso não basta para ganhar o fdc e representar Portugal na esc

      Eliminar
  16. Anónimo02:15

    Acho que a pior coisa da noite foi mesmo o trabalho da RTP: péssima realização e iluminação, apresentadores super formais sem um único rasgo de criatividade nos textos totalmente decalcados dos anos anteriores, staging muito muito mau. E inacreditável este complexo tão português de que perdemos respeito se fizermos música pop, alegre, ou que despertem outros sentimentos que não sejam a melancolia, a tristeza, a saudade. Desilusão absoluta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo09:23

      Completamente de acordo consigo. Nem sequer faltou o cravo encarnado para a "portugalidade" ficar completa... Será que temos sempre de passar a ideia de que somos tristes e levamos a vida a pensar no passado?

      Eliminar
    2. Anónimo14:22

      Podemos culpar a RTP por o palco ser muito escuro, jogo de luzes e planos de câmara, mas o staging(ou falta dele) é responsabilidade única e exclusiva dos artistas a concurso

      Eliminar
    3. Anónimo15:42

      O staging também é culpa da rtp e isso ficou claro desde que o conan se queixou deles numa entrevista para a mega fm.

      Eliminar
  17. Anónimo12:54

    Concordo com os 5 que passaram. Apenas me enganei com a Valéria, pois pensei que seria a Nadine a passar no seu lugar, mas não me escandaliza. Destaco os Black Mamba, Fábia Maia e Sara Afonso. As duas últimas foram para mim as surpresas da noite, ambas com melodias lindíssimas e que agarraram do início ao fim. Relativamente aos superfavoritos Karetus, não me cativaram. Achei a atuação confusa, desligada e repetitiva.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo22:54

    É preciso ter lata para dizer que os karetus não mereceram passar à final quando está claro que são os unicos que pesquisaram um bocadinho sobre o que é a eurovisão atualmente e não passaram vergonha alheia. Os artistas vao para ali com fatos de gala e um microfone, fica o palco todo vazio, metem umas luzinhas e tá a andar. Quando é q vão perceber que o staging é tão importante quanto a cançao? no nosso caso, é ainda mais importante porque os estrangeiros NÃO sabem portugues, a primeira coisa que causa impacto é a melodia e a parte cénica, visual. Se a melodia ja é fraca, então temos de dar o dobro pelo 2º. Alguns andam a embirrar com os karetus muito antes de eles terem atuado. Depois queixam-se quando ninguém aposta no staging, eles pelo menos deram qualquer coisa, mesmo que seja pequena. Outros foram para ali a achar que tavam no the voice portugal ou numa peça de teatro, enfim.....

    ResponderEliminar
  19. Anónimo23:19

    É certo que evoluímos, mas só coisas pequeninas. No geral, as queixas foram as mesmas. Canções fracas, boring, não destacam. Enquanto continuarem a elogiar a RTP por tudo, enquanto não soubermos fazer auto critica, não vamos longe. Fico estupefacto com alguns comentários que li, até parece que o nosso FDC é um Sanremo! Não é questão de deitar abaixo, mas todos os anos nunca podemos fazer uma unica critica à RTP, mesmo quando fazem as coisas mal. É só olhar para a cara de gozo do Nuno Galopim, falou em surpresas (que surpresas, amigo?)??? e fiquei à espera durante a noite toda. Recebemos a eurovisão e não aprendemos nada. Eu acompanhei o FDC pelo twitter...vi mais criticas do que elogios, principalmente de gente jovem. Poucos estrangeiros acompanharam o Fdc. Cansa estarem sempre a falar na nossa vitória, no Sobral, nos representantes dos anos 70, preto e branco....

    ResponderEliminar
  20. Anónimo23:25

    O festival da canção continua a ser visto como um festival para eruditos, uma onda vintage onde só os amigos de amigos e quem tiver ''padrinhos'' das discográficas é que consegue participar.
    Isto saiu da boca de várias bandas de rock que conheço, ninguém quer participar naquilo, portanto dou sempre uma risada quando dizem que hoje tem boa reputação e é um espaço para conhecer música portuguesa, quando o que temos é basicamente malta que já apareceu na TV :) Nem a malta dos musicais pode meter la os pés.
    O povo, os músicos menos conhecidos, esses que atuam em bares e não aparecem nos programas, esses não têm oportunidades.

    É frustrante porque sabes que temos talento escondido em Portugal. A maior parte dos artistas que vão lá são todos conhecidos, é tudo muito na onda do artsy vintage betos Capitão fausto etc... eles não precisam de mais visibilidade, a RTP tem de sair da zona de conforto e fazer com o que o festival seja RESPEITADO e de PORTAS ABERTAS A TODOS, independentemente do estilo musical, independentemente de que sejam gozados pelo estilo musical, tenham 50k seguidores no instagram ou não.


    O meu comentário não vai fazer diferença, é um desabafo, sei que nem vale a pena mandar mensagem a paginas do festival porque a pessoa que gere essas páginas não tem poder nenhum e não pode mudar nada, mas é isso.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.