Slider

[Olhares sobre o UMK2021] Quem representará a Finlândia no Festival Eurovisão 2021?



A quinta temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com a escolha da Finlândia para o Festival Eurovisão 2021. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no UMK2021?


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, e depois do sucesso da edição da temporada passada do Olhares sobre as Finais Nacionais, o ESCPORTUGAL realiza, esta temporada, uma edição alargada da iniciativa de comentários e pontuações às canções das finais nacionais para o Festival Eurovisão. 

O Olhares sobre as Finais Nacionais 2021 chega hoje a uma nova decisão da temporada: a Final do UMK2021. Sete canções estão na corrida, sendo que os elementos do ESCPORTUGAL Regiões votaram nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar a Finlândia em Roterdão.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

Adão Nogueira aposta em "Dark Side" e Blind Channel
O UMK aposta novamente numa final nacional com vários artistas mas continuo a não perceber como um país como este continua com canções tão medianas. Este ano, a única que sobressai é mesmo a "Dark Side" dos Blind Channel. Uma música dark, com um pop violento e com uma letra a falar do lado mais obscuro do ser humano. Será um ótimo vencedor uma vez que este tipo de música costuma sair-se bem na Eurovisão.

Ana Branco aposta em "Dark Side" e Blind Channel
"Dark Side" é talvez a "dark horse" do UMK 2021. A banda descreve-a como violent pop. É um rock-pop que descreve o sentimento de uma geração que enfrenta tantos desafios que às vezes parece não haver luz ao fundo do túnel, parecendo que estamos permanentemente no lado obscuro da vida, com todos os sentimentos que daí advém. Esta música desperta o ouvinte e faz vir ao de cima todas estas angústias e frustrações, libertando-as cantando a voz bem alta e fazendo headbanging. Uma música excelente.


André Fernandes aposta em "I Love You" e Teflon Brothers X Pandora
Gostei bastante do UMK de 2020 e, este ano, o sentimento repete-se. No entanto, e assim de repente, se tivesse de escolher a representante finlandesa... seria, sem dúvida, "I love you" de Teflon Brothers x Pandora. Foi amor à primeira vista, uma canção que se demarca das outras concorrentes. E embora jogue muito a carta geek/ música-de-desenho-animado (que era a fórmula à volta do hype islandês em 2020), é divertida, fica no ouvido (mesmo não percebendo nada!) e é altamente viciante!

Carlos Fernandes aposta em "Dark Side" e Blind Channel
Mais uma vez e agora na final nacional da Finlândia para Roterdão, tenho duas favoritas! Coloco o "Dark side" em primeiro lugar porque considero que é melhor escolha para um bom resultado finlândes no concurso internacional deste ano.

Cláudio Guerreiro aposta em "Dark Side" e Blind Channel
Apenas uma das música conseguiu prender a minha atenção logo nos acordes iniciais. De forma bastante inesperada, por não ser habitualmente um estilo que procuro ouvir, “Dark Side” apresentou-se aos meus ouvidos com uma energia contagiante e inexplicável. Não há como negar que é um estilo que esperamos ouvir por parte da Finlândia e, pela primeira vez, estou a torcer por uma música deste género numa final de um país. Caso seja escolhida, esta música tem todos os ingredientes que permitem ao país sonhar com um regresso aos bons resultados e uma atuação memorável.

Daniel Cunha aposta em "Hurt" e Aksel
Excelente surpresa. Acho que Aksel demonstrou, pelo segundo ano consecutivo, um nível bastante elevado de talento e espetáculo. Promete surpreender na final nacional e conseguir o passaporte para Roterdão.


Diogo Martins aposta em "Dark Side" e Blind Channel
Apenas gostei de 3 das 7 canções a concurso no UMK2021. E, por incrível que pareça, a minha favorita é uma canção, cujo estilo não costuma ser a minha onda: "Dark Side". A Finlândia sabe como fazer rock e "Dark Side" é uma canção com power e que nos agarra logo no primeiro minuto. Para mim é a melhor escolha para a Eurovisão.

Diogo Quintais aposta em "I Love You" e Teflon Brothers X Pandora
"I Love You" e "Dark Side" são sem dúvida as minhas favoritas para vencer o UMK 2021. De facto, são dois estilos de musica completamente diferentes o que não torna a escolha muito mais fácil. Mas neste caso, penso que serão Teflon Brothers x Pandoraa representar a Finlândia na Eurovisão por ser uma canção que fica muito rapidamente no ouvido e muito fácil de recordar! É que é certo passar o dia todo a cantar I Love you!

Emanuel Filipe aposta em "Kelle Mä Soitan" e Ilta
É uma final nacional muito forte, e ficarei contente com vários resultados, mas a minha favorita é sem dúvida a Ilta. Gosto imenso da letra e adoro o som da língua finlandesa na música. É a melhor proposta para dar à Finlândia um bom resultado em maio? Penso que não, os Blind Channel e o Aksel terão mais hipóteses na competição. Mas "Kelle Mä Soitan" é a música que me mais me diz, e só faria sentido estar primeiro lugar. Bonita e súbtil.


Gonçalo Canhoto aposta em "Dark Side" e Blind Channel
A final nacional finlandesa deste ano não envergonha, de todo, o país e traz-nos algumas propostas bastante interessantes. De entre todas, o meu favoritismo recai sobre "Dark Side": uma canção que dividirá opiniões, mas que seguramente não deixará ninguém indiferente. É um rock poderosíssimo, mas com um apelo comercial relevante que o torna o maior destaque no UMK 2021. O desempenho ao vivo será importante para o seu futuro e esta canção requer uma apresentação explosiva em palco - o que acredito que vá ser uma realidade.


Hugo Sepúlveda aposta em "Dark Side" e Blind Channel
Finlândia volta a presentear-nos com a sua final nacional UMK com o Aksel (e a Laura da Estónia) a concurso! Apesar de reduzida com apenas 7 candidatas, traz-nos diversidade e qualidade! Os favoritos são Blind Channel e este ano não sei se Aksel vai conseguir o feito do ano passado! “Dark Side” é aquele gostinho mais alternativo com que a Finlândia gosta de nos deliciar de vez em quando. Acredito que seja a escolhida, ainda assim, caso não ganhem, continua a haver uma boa probabilidade da Finlândia escolher algo bom, como “Kelle mä soitan”, “Lie” ou “Hurt” (ainda que estas últimas duas, tenho sérias dúvidas que consigam ganhar). “ I Love You” foi uma das que me surpreendeu por estar na disputa pela vitória, onde o máximo que eu vejo é um “guilty pleasure”!


João Diogo aposta em "Dark Side" e Blind Channel
Provavelmente o melhor UMK de que me recordo, com um nível muito superior aos de anos passados. A minha favorita é a canção rock do lote. Rock é aquilo que esperamos da Finlândia, não só pela vitória dos Lordi, mas também por ser o país com mais bandas rock per capita. "Dark Side" é uma ótima canção, num estilo não apreciado por todos mas acessível o suficiente para que todos possam apreciar a sua qualidade. É bastante catchy e tem imenso potencial para staging. Espero que saiam vencedores mas, caso isso não aconteça, "I Love You" e "Hurt" também seriam bons representantes para o país.

João Vargas aposta em "Dark Side" e Blind Channel
Bem, confesso que todo o conjunto desta final não me entusiasma muito. No entanto, confesso que a banda Blind Chaneel é a escolha certa para Roterdão. "Dar Side" é um tema que facilmente fica no ouvido e cativa deste o primeiro minuto. O instrumental é bastante forte e tenho certezas que ao vivo ainda vai ser mais impactante. Na minha opinião, penso que a Filândia tem o apuramento para final quanse garantido e pode facilmemente lutar por um top10.

Luís Coelho aposta em "Lie" e Oskr
A minha canção favorita deste ano é "Lie", tema que é apresentado por Oskr. Uma balada carregada de sentimento e uma voz lindíssima conjugada com um excelente instrumental. Caso para dizer que estamos na presença de uma canção perfeita.


Marcel Pessoa aposta em "Dark Side" e Blind Channel
Difícil decisão. Gosto muito de "Dark Side" e "I Love You", canções bastante distintas entre si. Penso que ambas conseguiriam seu lugar de destaque em Roterdão, pois agradam públicos específicos. Aliás, parabéns à Finlândia, gostei da seleção de canções para a final, bem diversificada. Minha escolha final recai sobre Dark Side porque seria bom ver na Eurovisão esse som meio rap/rock anos 2000. Sou a favor de mais rock no festival (hehehe). Além disso, os elementos da banda passam uma imagem muito energética e carregada de rebeldia jovem, o que é mais do que suficiente para sustentar sua canção com sucesso e fazer barulho em Roterdão.

Márcia Santana aposta em "Dark Side" e Blind Channel
Está a fazer falta uma proposta de rock competente e competitiva ao Festival Eurovisão de 2021. Acho que os Bring Me The Horizon finlandeses merecem ir a Roterdão com a espectacular canção que é "Dark Side". Sem defeitos.

Nuno Carrilho aposta em "Dark Side" e Blind Channel
Nunca foi um país que me fascinasse nas lides eurovisivas e, neste ano, não será excepção. Apesar de notar a boa qualidade na final nacional, não há propriamente uma canção que me agrade totalmente. De entre as sete canções, escolho "Dark Side" dos Blind Channel para representar a Finlândia em Roterdão. Uma canção de um género que raramente (mas muito raramente mesmo...) gosto, mas que tem todo o potencial de um bom resultado eurovisivo.

Pedro Caramba aposta em "Lie" e Oskr
Para mim, a Finlândia tem uma das mais fortes finais, juntamente com Estónia e Portugal. Boa diversidade de canções. O que me fez vacilar bastante na minha escolha. Porém, a minha favorita é "Lie" do interprete Oskr. Apesar da concorrência ser forte.Contemporânea, rádio friendly e interpretada com classe, têm tudo para brilhar em Roterdão. Espero que seja mentira quando vir os resultados finais e não seja esta a escolhida.


Ricardo Simões aposta em "Lie" e Oskr
"Lie" é uma boa e bonita balada interpretada por Oskr. O intérprete tem uma excelente voz e consegue captar a atenção do ouvinte ao mesmo tempo que transmite a parte emocional presente na letra deste tema. Apesar de não surpreender acredito que seria uma aposta segura por parte da Finlândia para Roterdão.


Rodrigo Silva aposta em "Lie" e Oskr
"Lie" conta com uma melodia que gosto de ouvir. Além disso, Oskr tem uma voz de uma qualidade enorme, com um sotaque nem muitos mostram... mas que muitos conquistaria. A canção é toda uma construção de excelência.


Tiago Silva aposta em "Dark Side" e Blind Channel
A Finlândia apresenta-nos uma final nacional muito diversificada onde a minha clara favorita é "Dark Side" dos Blind Channel. Precisamos muito de uma momento rockeiro no Festival Eurovisão 2021: esta canção é muito boa e destacar-se-á certamente no alinhamento.


Aceda, de seguida, aos resultados das votações de 22 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 7 segundo a escala eurovisiva)

1.º Blind Channel - "Dark Side" - 234 pontos (14 PM em 22)
2.º Teflon Brothers X Pandora - "I Love You" - 181 pontos (1 PM em 22)
3.º Oskr - "Lie" - 172 pontos (4 PM em 22)
4.º Aksel Kankaanranta - "Hurt" - 167 pontos (1 PM em 22)
5.º Ilta - "Kelle Mä Soitan" - 158 pontos (1 PM em 22)
6.º Laura Põldvere - "Play" - 128 pontos

 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.