Slider

Bielorrússia: Sviatlana Tsikhanouskaya apela à expulsão da BTRC da EBU/UER

Sviatlana Tsikhanouskaya, líder da oposição bielorrussa, juntou-se ao movimento para expulsar a BTRC da União Europeia de Radiodifusão, apelando junto dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia.


Formada no decorrer da crise política-social em curso na Bielorrússia depois da eleição de Alexander Lukashenko para mais um mandato presidencial, a Fundação Bielorrussa para a Solidariedade Cultural apelou junto da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) para a expulsão da emissora BTRC da associação internacional.

Sviatlana Tsikhanouskaya, líder da oposição bielorrussa, é a mais recente signatária do movimento, apoiando a expulsão da BTRC da EBU/UER devido aos benefícios financeiros da emissora estatal com a transmissão do Festival Eurovisão. "A transmissão do Festival Eurovisão é um dos principais motivos da BTRC para aumentar os seus resultados e ganhar dinheiro com patrocínios" defendeu, garantido que os principais funcionários da BTRC estão envolvidos no encobrimento de crimes do líder do Governo, Alexander Lukashenko. 

"Os principais funcionários recebem prémios monetários pela sua contribuição no encobrimento de crimes" acusou a política que vive exilada na Lituânia, garantindo que irá apelar à expulsão da BTRC da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) junto dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia. De realçar que, anteriormente, Sviatlana Tsikhanouskaya foi uma das principais responsáveis pela retirada da organização do Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo à Bielorrússia: "Conforme fiz com o Campeonato de Hóquei no Gelo, conversarei sobre isso com os responsáveis da União Europeia. Acredito que vamos provar de novo: ninguém no mundo civilizado quer cooperar com criminosos".

Estreante em 2004, a Bielorrússia contabiliza 16 participações no certame europeu, tendo apenas seis participações na grande final do concurso. O melhor resultado remonta a 2007 quando Dmitry Koldun e o tema Work Your Magic alcançaram o 6.º posto em Helsínquia. Em Telavive, Zena representou o país com "Like It", terminando em 24.º lugar na Grande Final com 31 pontos, nenhum deles oriundo de Portugal. Vencedores do Eurofest 2020, os VAL representariam a Bielorrússia no Festival Eurovisão 2020 com "Da Vidna", canção interpretada na íntegra em bielorrusso.




Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix/ Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.