[ESPECIAL] ESC2021: O que já sabemos do Festival Eurovisão 2021?


No dia em que se assinala o início da temporada eurovisiva de 2021, recorde connosco tudo o que já sabemos sobre o concurso do próximo ano.

A partir de hoje, 1 de setembro, todas as canções lançadas estão aptas para participar no Festival Eurovisão 2021, o concurso do próximo ano conta já com 29 países e 19 artistas confirmados. O certame, que contará com a estreia de Martin Österdahl no cargo de supervisor executivo, também ficará marcado pela permissão de usar vozes de coro pré-gravadas, uma decisão temporária que tenciona encurtar as delegações e os gastos das comitivas em 2021. 

No entanto, descubra, de seguida, todas as informações referentes aos países participantes na edição:

Países confirmados (29)

Alemanha
A Alemanha realizará uma nova seleção para o Festival Eurovisão 2021, tendo sido confirmado que os representantes alemães serão escolhidos por "júri de 100 membros do painel e o júri de especialistas de 20 elementos". Ben Dolic e Borislav Milanov, responsáveis pela candidatura alemã para o Festival Eurovisão 2020, apresentarão uma proposta para a seleção.

Austrália
Apesar de Montaigne ter sido escolhida através do Eurovision – Australia Decides 2020, a emissora estatal da Austrália confirmou a escolha da cantora para o Festival Eurovisão 2021, confirmando também a participação no evento. Contudo, o processo de escolha da canção não foi revelado.
 
Áustria
O cantor austríaco de ascendência filipina Vincent Bueno também já foi confirmado pela ORF como representante do país em 2021, depois de ter sido escolhido internamente para o Festival Eurovisão 2020. Apesar de não ter sido confirmado, a canção deverá ser escolhida internamente, tal como acontece desde 2017.
 
Azerbaijão
A Ictimai, emissora estatal do Azerbaijão, também já confirmou a participação no Festival Eurovisão 2021, certame onde será representada por Efendi. A canção também deverá ser escolhida internamente.
 
Bélgica
Depois do cancelamento do Festival Eurovisão 2020, cuja participação estaria a cargo da emissora VRT, a Bélgica confirmou a participação em 2021 com a banda Hooverphonic com o acordo entre as duas emissoras, VRT e RTBF. O grupo revelou ter mais de 20 canções pré-selecionadas para o event, sendo que a decisão deverá ser tomada internamente.

Bulgária
Após confirmar a escolha da cantora Victoria Georgieva para o Festival Eurovisão 2021, a emissora búlgara BNT anunciou a abertura da submissão de temas para a cantora defender na edição do próximo ano. Recentemente, a BNT realizou o Black Sea Songwriting Camp, campo de composição para o Festival Eurovisão 2021.

Chipre
A emissora cipriota CyBC também já confirmou a participação no Festival Eurovisão 2021, sendo que, segundo o comunicado difundido nas redes sociais, a CyBC e o cantor Sandro chegaram a acordo e o artista não representará o país em Roterdão. O candidato escolhido será revelado nos próximos meses.

Croácia
A emissora croata HRT revelou que o DORA 2021 será usado como processo de seleção para o Festival Eurovisão 2021. O evento terá lugar em fevereiro em Opatija, com Damir Kedzo, vencedor em 2020, a ponderar uma nova participação.
 
Dinamarca
A emissora dinamarquesa DR revelou que selecionará os seus representantes para o Festival Eurovisão 2021 através do Dansk Melodi Grand Prix 2021, descartando uma seleção interna da dupla Ben & Tan. Após apelo dos artistas, a DR confirmou que iria ponderar atribuir uma vaga na competição à dupla, sendo que o resultado ainda não foi conhecido.

Eslovénia
A emissora eslovena RTVSLO também já decidiu sobre a participação no Festival Eurovisão 2021, confirmando a escolha interna de Ana Soklič. As inscrições para a canção estão abertas até 30 de setembro, enquanto a lista de potenciais escolhidas será revelada até 31 de dezembro. Por sua vez, a canção será escolhida até 9 de março, num formato que não foi revelado.

Espanha
A RTVE foi a primeira emissora a confirmar a participação no Festival Eurovisão 2021, enderançando um convite público a Blas Cantó para representar o país em Roterdão. O convite foi aceite e a canção deverá ser escolhida internamente.

Estónia
Após o cancelamento do Festival Eurovisão 2020, a Estónia foi o primeiro país a confirmar a realizar uma nova final nacional para 2021. O Eesti Laul 2021 seguirá os moldes dos anos anteriores, com Uku Suviste, vencedor da edição de 2020, a contar com uma vaga direta no lote de semifinalistas do concurso. As inscrições estão abertas até 6 de novembro e a Final do concurso decorrerá a 6 de março.

Finlândia
Depois de ter alcançado um dos melhores resultados audiométricos dos últimos anos, a YLE optou também por realizar uma final nacional aberta para 2021, descartando uma escolha interna de Aksel Kankaanranta. As inscrições para o UMK 2021 decorrem até 7 de setembro, sendo que os finalistas serão conhecidos em janeiro. A gala televisionada decorrerá a 20 de fevereiro.

França
Após o cancelamento do Festival Eurovisão 2020, a emissora francesa revelou que Tom Leeb não seria o representante do país em 2021.  Deste modo, o 'Eurovision France, c'est vous qui décidez' será o formato de seleção e será apresentado por Stéphane Bern. As inscrições já estão abertas e prolongam-se até 30 de setembro.
 
Geórgia
Vencedor da versão local do Ídolos, o cantor Tornike Kipiani foi escolhido internamente pela emissora da Geórgia para representar o país no Festival Eurovisão 2021. A canção também será escolhida internamente.
 
Grécia
A jovem cantora Stefania, representante dos Países Baixos no Festival Eurovisão Júnior de 2016, também foi escolhida pela ERT para representar a Grécia em 2021, depois do cancelamento da edição de 2020.

Israel
Após a escolha de Eden Alene para o Festival Eurovisão 2020, a emissora KAN confirmou a escolha direta da cantora para o concurso de 2021. A emissora israelita KAN revelou que realizará uma final nacional com 16 canções e 3 fases distintas para a escolha da canção de Eden Alene para o Festival Eurovisão 2021.

Letónia
Pela primeira vez na história, a Letónia escolheu internamente o seu representante para o Festival Eurovisão, com a escolha de Samanta Tina, representante do país em 2020, para o concurso de 2021. No entanto, o formato da escolha da canção não foi revelado.

 
Lituânia
A emissora lituana LRT revelou que usará o Pabandom iš naujo! como final nacional para o Festival Eurovisão 2021, descartando uma escolha direta dos The Roop. No entanto, a LRT ofereceu uma vaga direta na Final da competição para o grupo que, até ao momento, ainda não confirmou oficialmente a participação na final nacional.

Malta
Vencedora do Festival Eurovisão Júnior 2015, a cantora Destiny representará Malta no Festival Eurovisão 2021, depois de ter adquirido o direito de representar o país em 2020 com a vitória no X Factor Malta. No entanto, o formato da escolha da canção não foi revelado, sendo expectável que a mesma seja escolha internamente.

Moldávia
A cantora Natalia Gordienko, representante da Moldávia no Festival Eurovisão 2020, revelou nas redes sociais que será a representante do país em 2021. A canção estará a cargo de Dimitris Kontopoulos, Philipp Kirkorov e Sharon Vaughn, responsáveis por "Prison" e conhecidos por Dream Team.
 
Noruega
A Noruega também já revelou que usará o Melodi Grand Prix 2021 como final nacional para o Festival Eurovisão 2021, descartando uma escolha direta de Ulrikke. A artista foi convidada para o concurso, com uma vaga direta na Grande Final, mas cujo convite foi rejeitado.
 
Países Baixos
Os Países Baixos, país anfitrião do Festival Eurovisão 2021, também já confirmou a participação no concurso, sendo representado por Jeangu Macrooy. A canção que o cantor defenderá deverá ser escolhida internamente, tal como tem acontecido nos últimos anos.

República Checa
O cantor Benny Cristo, vencedor do Eurovision CZ, também já foi confirmado como representante checo no Festival Eurovisão 2021. No entanto, o formato da escolha da canção não foi revelado pela emissora checa CT.

Roménia
Escolhida internamente para o Festival Eurovisão 2020, a cantora Roxen foi anunciada como representante da Roménia em 2021. A TVR revelou também que renovou a parceria com a Global Records, uma das maiores gravadoras do país, para o concurso de 2021, ficando por revelar se a canção será escolhida internamente ou se será realizada uma nova gala de seleção.

São Marino
Durante a transmissão do Eurovision: Europe Shine a Light, a cantora Senhit, que já havia representado o país em 2011, revelou que foi escolhida internamente para representar São Marino em 2021. O formato da escolha da canção não foi revelado.

Sérvia
A emissora sérvia RTS confirmou oficialmente a sua participação em 2021 nos últimos dias. No entanto, a emissora não decidiu sobre o processo de seleção, com as Hurricane, representantes do país em 2020, a garantirem que a decisão sobre uma eventual participação será tomada nas próximas semanas.
 
Suécia
Após o cancelamento do Festival Eurovisão 2020, a emissora sueca SVT revelou que usará o Melodifestivalen 2021, descartando a escolhida interna das The Mamas. Contudo, as cantoras ainda não decidiram sobre uma eventual participação no concurso, cujas inscrições decorrem até 16 de setembro.

Suíça
A Suíça também levará o artista escolhido para o Festival Eurovisão 2020: Gjon's Tears. No entanto, a emissora helvética descartou a realização de submissões públicas de temas, tendo confirmado a realização de sessões de composição com Gjon's Tears e compositores suíços e estrangeiros para a escolha do tema.
 
Ucrânia
Vencedores do Vidbir 2020, os GO_A foram escolhidos internamente para representar a Ucrânia no Festival Eurovisão 2021. O grupo revelou, nas redes sociais, que o tema será escolhido através de uma final nacional com 5 canções, algo que não foi ainda oficializado pela UA:PBC ou pela STB.


Países (quase) confirmados (6)

Albânia
A emissora albanesa RTSH anunciou para outubro o início das inscrições para o Festivali i Këngës 59, evento que terá lugar em dezembro de 2020, mas não confirmou que o formato seja utilizado como final nacional para o Festival Eurovisão 2021.
 
Irlanda
Após o cancelamento do Festival Eurovisão 2020, a RTÉ manifestou interesse em participar na edição do próximo ano, mas não confirmou oficialmente a participação.
 
Islândia
Felix Bergsson, chefe de delegação da Islândia, garantiu que a RÚV decidirá "até ao fim de agosto ou início de setembro" se realizará uma nova edição do Söngvakeppnin ou se escolhe internamente Daði Freyr para 2021.

Itália
A emissora italiana RAI revelou que Festival di Sanremo 2021 decorrerá no início de março de 2021, com a Grande Final agendada para 6 de março, algumas semanas depois do habitual. Contudo, a RAI não fez nenhuma referência ao Festival Eurovisão.

Polónia
Alicja Szemplinska, representante polaca em 2020, apresentou várias canções à TVP para representar o país no Festival Eurovisão de 2021. A TVP não revelou nenhum detalhe sobre o concurso do próximo ano, com a imprensa local a avançar que a discussão apenas iniciará após o Festival Eurovisão Júnior 2020, evento que decorre em Varsóvia a 29 de novembro.
Portugal
A RTP também não confirmou oficialmente a participação de Portugal no Festival Eurovisão 2021, mas a chefe de delegação Carla Bugalho a garantir que apesar de "nada está ainda decidido" sobre a realização do Festival da Canção em 2021, "não me parece que o Festival da Canção 2021 esteja fora de questão". A cantora Elisa também revelou que não será a representante de Portugal em 2021, informação que não foi confirmada oficialmente pela RTP.


Sem nenhuma informação (6)
Arménia
Bielorrússia
Itália
Macedónia do Norte
Reino Unido
Rússia

Países que não marcaram presença em 2020 (8)

Andorra - não participará em 2021
Eslováquia - não participará em 2021
Hungria
Luxemburgo - não participará em 2021
Marrocos 
Mónaco
Montenegro
Turquia

 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários