ESC2021: EBU/UER aprova participação de regiões autónomas no Festival Eurovisão de 2021


A EBU/UER anunciou, esta manhã, uma nova mudança nas regras do Festival Eurovisão 2021: as regiões autónomas e territórios ultramarinos podem participar no concurso de forma independente. A RTP Madeira e RTP Açores já confirmaram a participação em 2021.

Depois de semanas de negociação, o Grupo de Referência do Festival Eurovisão aprovou, esta manhã, em Assembleia Geral, realizada em Galegos, uma nova mudança para o concurso do próximo ano. A partir de 2021, as regiões autónomas e os territórios ultramarinos podem participar no Festival Eurovisão de forma independente, com a decisão da EBU/UER a ser justificada com a necessidade da existência de finais nacionais na pré-temporada de 2021.

"Estamos felizes pela aprovação do novo regulamento que levará a um aumento do interesse do Festival Eurovisão na Europa" frisou Jon Ola Sand, confirmando também que o concurso passará a contar com quatro semifinais e com restrições no número de participações de cada país, "O número de regiões autónomas e territórios ultramarinos a concurso de cada país não poderá ser superior a 5". A RTVE, emissora espanhola, já confirmou que realizará uma final nacional com Blas Cantó a interpretar 19 canções, em representação das 17 comunidades autónomas e 2 cidades autónomas do país.

Em comunicado oficial, a RTP Madeira e RTP Açores já confirmaram o desejo de realizar a estreia no Festival Eurovisão 2021, com as duas estações a revelarem detalhes sobre os seus representantes. "Já estamos em negociações com a Elisa Silva para ser a nossa representante nos Países Baixos" revelou um porta-voz da RTP Madeira, enquanto a RTP Açores tentará levar Lúcia Moniz ao concurso: "tem raízes açorianas e queremos recuperar a melhor marca de sempre de Portugal na Eurovisão".

A lista oficial de participantes no Festival Eurovisão 2021 será revelada em meados de setembro de 2020.
 

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Feliz Dia das Mentiras!

18 comentários:

  1. Anónimo04:49

    Feliz dia das mentiras!!! 😉

    ResponderEliminar
  2. Feliz dia das mentiras!

    ResponderEliminar
  3. Isto é mesmo verdade ou é especial 1 de Abril?

    ResponderEliminar
  4. 1 abril dia das mentiras ok esta boa lol

    ResponderEliminar
  5. Dia 1 abril dia das mentiras lllooolll

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10:40

    Hahahaha ;)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo11:47

    Esquesito não sei

    ResponderEliminar
  8. Anónimo11:47

    Yeah, right. Digam isto amanhã que acreditamos.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo11:52

    Ja nem pega

    ResponderEliminar
  10. Anónimo11:53

    Uiui, bem é merecido levar a Elisa mas isto é numa primeira vista uma confusão, então vamos ter Portugal com 1 representante e depois a madeira e os Açores com outro representante

    ResponderEliminar
  11. Anónimo11:53

    Seria mais realista se a parte espanhola fosse: A Tv catala ja avançou que ira apresentar uma candidatura. No entanto foi logo reprimida pela RTVE que defende que representa toda a Espanha

    ResponderEliminar
  12. Anónimo12:01

    Hoje é o dia das mentiras

    ResponderEliminar
  13. Anónimo12:11

    Lol 1 de Abril...

    ResponderEliminar
  14. Alguns erros que notam a falsidade na noticia:
    A melhor marca portuguesa nao foi da lucia moniz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:02

      "queremos recuperar a melhor marca de sempre de Portugal", ou seja, recuperar a marca que pertencia à Lúcia antes da vitória do Salvador.

      Eliminar
  15. Onde é que está a novidade? Por portas e travessas já lá estiveram representados. Senão vejamos: Eduardo Nascimento, Tó Cruz, Lúcia Moniz, Vanessa Fernandes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria eu dizer Vânia Fernandes em vez de Vanessa...mas ambos os nomes são bonitos.

      Eliminar
  16. Anónimo19:27

    Lol!!! Peta do dia dos inocentes!!!! Feliz dia das mentiras.

    ResponderEliminar