Slider

[Olhares sobre o Selectia Nationala] Que canção representa a Roménia no Festival Eurovisão 2020?


A Roménia escolhe, esta noite, a canção que Roxen defenderá no Festival Eurovisão 2020 através do Selectia Nationala2020. Saiba quem são os favoritos do painel do Olhares do ESCPORTUGAL.



Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPortugal realiza, esta temporada, a quarta edição do Olhares sobre as finais nacionais, em colaboração com o painel do ESCPORTUGAL Regiões. Depois dos Olhares sobre a Albânia, República Checa, Moldávia, Austrália, Letónia, Itália, Arménia, Lituânia, Noruega, Ucrânia e Eslovénia, Bielorrússia, Estónia, Croácia e Islândia, a Roménia é o país que se segue na rubrica.

Cinco canções disputam o Selectia Nationala 2020, com Roxen a interpretar todas as canções. A votação estará a cargo do júri e do público, sendo que, em caso de empate, prevalece a votação do público.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

Adão Nogueira aposta em "Alcohol You"
Depois da escolha desastrosa da seleção do ano passado, a Roménia decidiu mudar radicalmente a maneira de escolha da sua representante no ESC. Depois da escolha interna da artista, apresentou-nos uma seleção de 5 músicas com qualidade, e com estilos bem diferentes. Incrivelmente dmirado por uma das propostas ser uma música com veia latina, “Cherry red” é bem estruturada e fica no ouvido não sendo nada fácil decidir entre ela e a bela, interessante e fresca balada emocional “Alcohol you”. Apesar da indecisão a minha aposta vai assim para a “Alcohol you”.

André Eric-Fernandes aposta em"Cherry Red"
A Roménia aposta forte este ano. Roxen parece ser uma boa performer e tem bastante popularidade. As suas cinco canções para o festival expõem-na a diferentes registos. Eu aposto em "Cherry Red", de sonoridade dance e influência latina, é uma música simples, orelhuda e acessível que deverá facilmente agradar a muita gente. Caliente!
 


André Moreira aposta em "Alcohol You"
Que excelente conjunto de canções a Roménia nos presenteou! Roxen é inegavelmente talentosa e toda a equipa que produziu estas canções também - plenos de consciência de modernidade e da pop de 2019. De todas as canções, a minha preferida foi, quase por empate com Cherry Red, a Alcohol You. Talvez prefira esta pelo facto da sua letra me parecer mais emocional e mais profunda. Por acreditar na verdade, ou não, das palavras que são cantadas por Roxen. O tema tocou-me! Gostei muito!
 
André Pereira aposta em "Cherry Red"
Acho que a Roménia consegue fazer melhor do que aquilo que apresenta este ano. A minha música favorita é "Cherry Ched", sendo a que mais traz vibes do que a Roménia costuma trazer a Eurovisão.

 
Cláudio Guerreiro aposta em "Alcohol You"
Sabe tão bem ver a Roménia a vir com tudo novamente depois de vários anos menos competitivos. Mesmo sendo de estilos diferentes, “Alcohol You” e “Cherry Red” apresentam-nos algo com potencial para levar o país de volta aos grandes resultados. Roxen é uma cantora jovem cheia de potencial e que encaixa perfeitamente no estilo de “Alchool You”. Por alguma razão, é nesta canção que sinto que o seu talento poderá ser entregue ao público por completo. A Roménia tem tudo para voltar a acertar o passo.


Fábio Ventura aposta em "Alcohol You"
O formato da selecção nacional romena deste ano deixa muito a desejar: a emissora organizou um acampamento artístico que resultou na escolha de três potenciais representantes; depois, escolheu novamente a representante do país na Eurovisão, a Roxen, revelando também as cinco canções concorrentes, sendo que uma delas será a escolhida tanto pelo público como por um júri. Escutados os temas não houve para já nenhum a deixar-me eufórico e expectante (acredito que com audições sucessivas possam começar a crescer em mim), ainda que todos eles sejam melhores que a canção do ano passado. A balada "Alcohol You" é quiçá a que resulta melhor, com uma mensagem importante e um trocadilho interessante: "I alcohol you when I'm... drunk" e, no final, "I will call you when I'm... strong". O único ponto negativo prende-se com esta troca de palavras ("drunk" vs "strong"), que pedia efectivamente um final "strong". Veremos!


Hugo Sepúlveda aposta em "Alcohol You"
Roménia, depois de alguma polémica na sua final nacional e de ter falhado novamente o apuramento, presenteia-nos com Roxen e cinco possíveis músicas para Roterdão! Lançadas as snippets e horas depois as músicas completas, duas destacaram-se: “Alcohol You” e “Cherry Red”, enquanto “Beautiful Disaster” perdeu um pouco o protagonismo que inicialmente ganhou. A minha escolha recai em “Alcohol You”, uma balada assombrosa, com um sabor forte, taciturno e um toque de vulnerabilidade. Acredito que seja uma escolha da qual não nos arrependemos na manhã seguinte e que, ressaca, só de celebrar.


Nuno Carrilho aposta em "Storm"
Admito que o processo de seleção da Roménia para a Eurovisão 2020 não me inspirou nenhuma confiança: uma seleção interna "estranha" e a escolha de cinco canções... mais estranha ainda. Contudo, apesar de ter um bom lote de canções finalistas, não há nenhuma que me fascine completamente. A minha favorita é "Storm"... mas não me parece que a Roménia esteja capaz de voltar aos resultados de outrora.

Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 8 comentadores:

1.º "Alcohol You"  - 86 pontos
2.º "Cherry Red" - 84 pontos
3.º "Beautiful Disaster" - 62 pontos
4.º "Storm" - 60 pontos
5.º "Colors" - 52 pontos




 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.