Slider

[Olhares sobre o Beovizija 2020] Quem representará a Sérvia no Festival Eurovisão 2020?


A Sérvia escolhe, esta noite, os seus representantes para o Festival Eurovisão 2020 através do Beovizija 2020. Saiba quem são os favoritos do painel do Olhares do ESCPORTUGAL.


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPortugal realiza, esta temporada, a quarta edição do Olhares sobre as finais nacionais, em colaboração com o painel do ESCPORTUGAL Regiões. Depois dos Olhares sobre a Albânia, República Checa, Moldávia, Austrália, Letónia, Itália, Arménia, Lituânia, Noruega, Ucrânia e Eslovénia, Bielorrússia, Estónia, Croácia, Islândia, e Roménia, a Sérvia é o país que se segue na rubrica. Doze canções provenientes de duas semifinais disputam o Beovizija 2020, com a votação a cargo do júri e do público.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

Adão Nogueira aposta em Andrija Jo com "Oci Meduze"
A Sérvia continua com o mesmo método de seleção assim como o facto de as músicas presentes na final serem todas na língua nativa. Depois de duas boas semifinais, e apesar de nem todos os finalistas serem os favoritos dos internautas espero um bom espetáculo. Olhando para as prestações ao vivo, a variedade de músicas está presente, mas a prestação vocal de alguns dos intérpretes deixa um pouco a desejar. Mesmo não tendo estado ao seu melhor, principalmente no início da música, a minha aposta vai para Andrija Jo e “Oči Meduze” pois possuem uma performance interessante e podem sempre melhorar a parte vocal.

André Eric-Fernandes aposta em Andrija Jo com "Oci Meduze"
Confesso que não tive nenhum coup de coeur neste "Beovizija". Das 12 finalistas vou esperar que a escolha seja "Oči Meduze". Começa como uma balada meio angelical e evolui para uma pop melancólica pela voz carismática de Andrija perseguido por esta Medusa. A letra (sim, fiz os trabalhos de casa e fui traduzir tudinho) é bastange forte. A melhor escolha, na minha opinião.


Fábio Ventura aposta em Andrija Jo com "Oci Meduze"
Muito apressada, a Sérvia, e ao estilo italiano, presenteia-nos com três (não tão) agradáveis noites consecutivas. Ao final das duas primeiras, as das semi-finais, não sinto ainda a convicção necessária para poder definir a minha classificação final da selecção daquele país. Ainda assim, de todas as propostas que escutei, numa final um tanto ou quanto ecléctica e positivamente defensora da língua local, é a "Oči Meduze" (qualquer coisa como "Olhos da Medusa") do Andrija Jo que, para já, vence. É um tema moderno, com influências tradicionais, cantado de forma cativante e com uma apresentação em palco adequada. Veremos se sobrevive à prova mais importante de todas: o tempo!



Hugo Sepúlveda aposta em Andrija Jo com "Oci Meduze"
Sérvia traz-nos uma final nacional com alguns temas promissores e começa a apresentar uma maior variedade de músicas que fogem um pouco à sonoridade habitual dos balcãs. Acredito que se resuma a Andrija Jo ou Hurricane, dois dos participantes que ganharam bastante destaque. Sanja Vučić (ESC 2016) desta vez vem acompanhada, integrada nas Hurricane, prontas para levar tudo à frente com “Hasta la Vista”, uma música com ritmo e bastante catchy, cheias de “girl power” e, por isso, acabam por atrair a atenção. Já Andrija Jo, sob a vibe de Alan Walker, traz-nos “Oči Meduze", uma canção mais moderna, dentro das sonoridades do panorama actual, o que pode ser uma aposta mais arrojada para um país como a Sérvia.


Nuno Carrilho aposta em Neda Ukraden com "Bomba"
Apesar de se ter afastado das canções com o cunho sérvio que tanto marcou as primeiras participações do país na Eurovisão, a Sérvia apresenta novamente um bom lote de canções para Roterdão. Sem qualquer dúvida, os meus doze pontos rumam à vetera Neda Ukraden que entra com tudo no Beovizija 2020 com "Bomba". A canção tem bastante potencial para uma grande atuação, algo que não vimos na semifinal... Caso seja escolhida, acredito que seja uma das minhas favoritas em maio.

Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 5 comentadores:

 1.º Andrija Jo - "Oci Meduze" - 55 pontos
2.º Hurricane - "Hasta la Vista" - 40 pontos
3.º Neda Ukraden - "Bomba" - 38 pontos
4.º Thea Devy - "Sudnji dan" - 36 pontos
5.º LIFT - "Samo mi kaži" - 28 pontos
6.º Milan Bujaković ft. Olivera Popović - "Niti" - 21 pontos
7.º Marko Marković – “Kolači” - 20 pontos
8.º Igor Simić -" Ples za rastanak" - 15 pontos
9.º Ana Milenković - "Tajna" - 14 pontos
10.º Naiva -" Baš baš"  - 11 pontos
11.ºEJO - "Trag"  - 6 pontos
12.ºBane Mojićević - "Svet sa Prokletija"  - 6 pontos

 

 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.