Slider

[Olhares sobre o EMA 2020] Quem representará a Eslovénia no Festival Eurovisão 2020?


A Eslovénia escolhe, esta noite, os seus representantes para o Festival Eurovisão 2020 através do EMA 2020. Saiba quem são os favoritos do painel do Olhares do ESCPORTUGAL.


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPortugal realiza, esta temporada, a quarta edição do Olhares sobre as finais nacionais, em colaboração com o painel do ESCPORTUGAL Regiões. Depois dos Olhares sobre a Albânia, República Checa, Moldávia, Austrália, Letónia, Itália, Arménia, Lituânia, Noruega e Ucrânia, a Eslovénia é o próximo país na lista de Olhares sobre as Finais Nacionais.

Doze candidatos disputam a Final do EMA 2020 com a votação a decorrer em duas rondas de votação: o júri selecionará duas candidaturas para a SuperFinal, onde o público escolherá o representante da Eslovénia em Roterdão.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

Adão Nogueira aposta em Gaja Prestor com "Verjamem Vase"
Os snippets não ajudam em muito a ter muita certeza de como irá desenvolver o resto da música, mas sempre é melhor que nada. Com uma seleção variada, uma mais valia é a presença de várias músicas em esloveno, sendo uma das minhas preferidas a Gaja Prestor. Poderá não ser uma música muito inovadora mas gosto do elemento pop/rock que a música apresenta e da sua voz quente que soa super bem.

      
André Eric-Fernandes aposta em Lina Kuduzovic com "Man Like U"
Grande fã das duas últimas participações da Eslovénia na Eurovisão, estava bastante curioso com esta seleção. Ao anúncio dos excertos fiquei relativamente desiludido, mas há algumas escolhas com potencial. Das que mais se realçam aposto na Lina Kuduzović que já é da família eurovisiva. Excelente intérprete, a proposta "Man like U" parece uma boa balada com algum power. Especulando a partir de excertos, espero que se jogue entre a Lina e Imset.


André Moreira aposta em Lina Kuduzovic com "Man Like U"
Uma final que só me cativará quando todas as versões completas saírem. É difícil, aliás, avaliar pelos excertos disponibilizados, tendo em consideração que a evolução das canções é um ponto cego para quem escuta estes segundos. Com base nisto, o excerto que mais me cativou foi o da canção da Lina. Lina oferece uma canção moderna aliada a uma voz doce e uma imagem ternurenta. A canção parece ser um pop comercial que normalmente é bem aceite pelo público. Ainda assim, considero que "Stop The World" pode vir a ser uma enorme surpresa na sua versão final tendo em conta o instrumental lindíssimo que ouvimos nos primeiros segundos do excerto disponilizado.

 
Cláudio Guerreiro aposta em Lina Kuduzovic com "Man Like U"
Infelizmente, a Eslovénia não parece apresentar candidatos que possam, pelo menos, igualar, o resultado da dupla do ano passado. Nenhuma das músicas parece ter hipótese também de figurar entre as minhas preferências. A minha escolha recai sobre aquela que já foi representante do país no JESC: Lina Kuduzović. “Man Like U” é uma balada pop que pedia um refrão mais memorável, mas ainda assim consegue destacar-se entre o lote de concorrentes.

 
Diogo Cabral aposta em Lina Kuduzovic com "Man Like U"
Mais uma final europeia a cheirar a mofo, a mais do mesmo, ou seja, a nada de novo e tudo tão desinteressante. Não há nada no EMA 2020 que acho verdadeira surpreendente e cativante, Para vencer o EMA '20 apostaria em Lina Kuduzovic. É uma canção igual a outras, com um instrumental já gasto e mais que visto. Gosto da doçura da voz da Lina. Boa sorte, Eslovénia! Vais precisar...

    
Fábio Ventura aposta em Imset com "Femme Fatale"
Eslovénia... aquele país que num ano se faz representar pela vibrante e explosiva "Hvala, ne!" e noutro a minimalista e intensa "Sebi", regressa este ano aos palcos eurovisivos com uma selecção nacional aparentemente diversa e virtuosa. Tendo em conta que a emissora daquele país somente revelou excertos das canções com cerca de um minuto cada (à excepção dos dois escolhidos através do EMA FREŠ), a apreciação geral das concorrentes está fora do meu alcance. Os excertos, contudo, prometem canções com qualidade, bem produzidas e de estilos diferentes. Lina, Klara, Gaja, Imset, INMATE, Parvani Violet e Saška são alguns dos mais promissores que me parecem haver. Imset com "Femme Fatale", cantada provavelmente na língua daquele país, levam provisoriamente os meus doze pontos. A canção é fresca, bem construída e potente a nível vocal e do instrumental. Espero que as versões integrais das canções não desiludam no próximo sábado.


Hugo Sepúlveda aposta em Gaja Prestor com "Verjamem Vase"
Pela pequena amostra que temos da selecção eslovena, há alguma probabilidade de eles nos presentearem com boa música novamente, isto se as versões completas não desiludirem! Várias me suscitaram a atenção como Inmate, Imset, Lina, enquanto a retornada Tinkara Kovač não surpreendeu quanto o esperado. Gaja Prestor e Verjamem vase estão no topo das minhas preferências! Espero que esta amostra se concretize na ideia que me suscitou: uma música com força, algum ritmo e que ao vivo cresça mais, intensificando-se com a presença e voz de Gaja Prestor.


Nuno Carrilho aposta em Bozidar Wolfand Wolf com "Maybe Someday"
Apesar de ter sido apenas revelados excertos das canções, a primeira conclusão que posso tirar é que se não acontecer um "milagre"... a Eslovénia terá grandes dificuldades em apurar-se para a Final da Eurovisão. As canções concentram-se em dois grandes grupos: as que podiam concorrer em qualquer um outro país e aquelas que se inserem em estilos que já foram usados pelo país... e que terminaram mal na classificação. Posto isto, os meus 12 pontos vão para "Maybe Someday", que foi a canção que mais interesse me despertou.
    

Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 8 comentadores:

4.º Imset – "Femme Fatale" - 49 pontos
5.º Ana Soklič – "Voda" - 47 pontos
6.º Inmate –  "The Salt" - 43 pontos 
11.º Parvani Violet – "Cupid" - 17 pontos
12.º Manca Berlec – "Večnost" - 6 pontos

 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
1
( Hide )

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.