A cantora Arilena Ara, representante da Albânia em Roterdão, revelou que "Shaj" foi composta em inglês e admite a mudança da canção para o Festival Eurovisão 2020.
Depois da vitória no Festivali i Këngës 58, a cantora Arilena Ara, vencedora da competição, revelou que pondera interpretar a canção "Shaj" em inglês no Festival Eurovisão 2020 em Roterdão. A cantora revelou, inclusive, que a versão original de "Shaj" foi composta em inglês, tendo sido posteriormente escrita em albanês pelo trio de compositores, Darko Dimitrov, Lazar Cvetkovski e Lindon Berisha.
Desde a estreia do país em 2004, a Albânia tem apresentado mudanças nas canções depois da vitória no Festivali i Këngës. Em 16 participações, 9 foram traduzidas (integralmente ou parcialmente) para inglês, tendo havido também uma troca de canções em 2015 (Elhaida Dani venceu o FIK com "Diell" mas interpretou "I'm Alive" em Viena). Nos últimos dois anos, a Albânia fez-se representar com duas canções em albanês.
Estreante em 2004, a Albânia participou por dezasseis ocasiões no Festival Eurovisão, tendo disputado a grande final em nove edições. O melhor resultado remonta a 2012 quando o país foi representado por Rona Nishliu e o tema Suus, terminando na 5.ª posição da final. Em Telavive, Jonida Maliqi e "Ktheju tokës" representaram a Albânia, alcançando o 17.º lugar na Grande Final com 90 pontos, nenhum deles oriundo de Portugal.
Fonte: RTSH/ Imagem: Google /Vídeo: Eurovisiontv
Vá lá, troca para o inglês e fique de fora da final.
ResponderEliminar=(