Slider

ESC2021: Andorra de regresso ao Festival Eurovisão em 2021?


A imprensa catalã avançou, esta tarde, que Andorra está de regresso ao Festival Eurovisão. Contudo, um possível regresso apenas acontecerá em 2021.

O jornal catalão El National avançou, esta tarde, que a emissora estatal de Andorra está de regresso ao Festival Eurovisão, depois do governo do país ter enaltecido a potencialidade do concurso em "permitir os artistas locais a terem uma projeção internacional e divulgar a atividade cultural do país".

O partido político maioritário do governo do país, Democratas, apoia o regresso de Andorra ao evento depois de uma ausência de vários anos, bem como o Andorra Turismo: "Embora a RTVA tenha de decidir o regresso, a verdade é que a Eurovisão é um grande espetáculo de televisão e uma oportunidade de colocar Andorra no mapa (...) O regresso ao concurso seria positivo, embora seja um custo importante para a emissora.". Por outro lado, o partido da oposição mostrou-se contra o regresso, descrevendo o evento como "pomposo, repetitivo, falso de exibicionismo e decepção para a música e artistas". 

Xavier Mujal, diretor-geral da RTVA, reagiu às notícias frisando que a participação do país deve partir de um desejo nacional: "Embora a participação na Eurovisão dependa de mim em última instância, tal deve ser uma iniciativa nacional". Porém, é pouco expectável que um possível regresso aconteça em 2020, visto que a EBU/UER já anunciou a lista definitiva de participantes no concurso. No entanto, tal pode acontecer caso a associação internacional permita uma inscrição tardia da RTVA.

Estreante no Festival Eurovisão em 2004, Andorra contabiliza seis participações consecutivas no certame europeu, contudo, nunca alcançou a final do concurso. O melhor resultado conquistado foi o 12.º lugar na semifinal de Helsínquia, quando o grupo Anonymous ficou a 11 pontos do apuramento. Em 2009, ano da última participação, o país foi representado por Susanne Georgi.



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCxtra/ Imagem: Google / Vídeo: Youtube
1
( Hide )
  1. Anónimo16:03

    Andorra levou á Eurovisão canções boas, menos a de 2007, que é horrível e uma das piores da Eurovisão de 2007 e uma das piores de todo o sempre da Eurovisão.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.