Slider

[Olhares sobre o Supernova 2019] Quem representará a Letónia no Festival Eurovisão 2019?


A Letónia escolhe, esta noite, os seus representantes para o Festival Eurovisão 2019 através do Supernova 2019, certame que conta com oito participantes.


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPortugal realiza, esta temporada, a terceira edição do Olhares sobre as finais nacionais, em colaboração com o painel do ESCPORTUGAL Regiões. O Olhares sobre as Finais Nacionais chega hoje à Letónia, país que escolhe os seus representantes através do Supernova 2019. O painel de jurados e o público são os responsáveis por eleger o representante do país em Telavive.

Conheça, de seguida, as previsões do painel de comentadores:

Adão Nogueira aposta em Samanta Tina e "Cutting the wire"
O Supernova deste ano põe por terra todo o trabalho e qualidade musical que nos foi apresentado nos anos anteriores. Com uma seleção fraca, no geral, destacam-se Markus Riva e Samanta Tina. A minha canção favorita acaba por ser “Cutting the wire” da Samanta, por um lado ao não ser tão comercial e banal no ESC como a de Markus, por outra a sua presença em palco chama a atenção e desde o início da música que acaba por chamar cativar o espectador. A forma como interpreta a música e a sua voz rouca e potente ao mesmo tempo, são mesmo uma mais valia para a música.


Fábio Cipriano Ventura aposta em Laime Pilnīga e "Awe"
A Supernova deste ano está muito longe de ser "super". As canções são, de forma geral, fracas e insonsas. Destaco somente quatro: Samanta Tina tem a postura de uma diva, com uma voz fortíssima e staging engraçado, porém a canção é paupérrima. Carousel sussurra ao ouvido com a "That Night", calma e relaxante mas que rapidamente atinge a monotonia - é pena, há um momento ou outro em que associo aos The Common Linnets (Holanda 2014). Dziļi Violets feat. Kozmens merecem o prémio da criatividade, bons vocais, alguma genialidade na conjugação entre o rap em francês e palavras em inglês perdidas no meio da letra em letã porém torna-se uma barafunda de sons! Finalmente, "Awe" dos Laime Pilnīga que, ainda que não tenha um momento memorável que a faça destacar-se em Tel Aviv, a vibe folk-rock, as notas altas e a voz quente e suave do vocalista, é o que basta para que a Letónia a escolha.


Hugo Sepúlveda aposta em Markus Riva e "You make me so crazy"
Podemos cancelar o supernova e mandar a MADARA ? Melhor que toda a selecção deste ano. De ano para ano, Letónia piora e não é desta que dá uma reviravolta. Até dizia para trazer a Aminata vezes sem conta, mas até ela deu os seus toques e (quase) ninguém deu por ela. Não há uma canção que goste por inteiro. Vão-se tolerando algumas. “Cherry Absinthe” era quase um pseudo guilty pleasure… “Tautasdziesma” despertava alguma curiosidade. Mal por mal, talvez seja o ano de Markus Riva… E nem essa é a melhor dele. Ainda assim, é quase das poucas que consigo ouvir até ao fim sem ser um suplício. “You Make Me So Crazy” é mesmo das únicas opções a meu ver.


João Diogo aposta em Edgars Kreilis e "Cherry absinthe"
A Letónia já viu melhores dias e, mais uma vez, apresenta uma final sem uma canção que se destaque muito do resto. A minha favorita é novamente a canção de Edgars Kreillis. Espero que possa vingar o resultado do passado e desta vez chegue à Eurovisão. Acredito que é a canção que poderá dar um melhor resultado à Letónia.

Nuno Carrilho aposta em Markus Riva e "You make me so crazy"
Que dor... A Letónia nunca me fascinou, no que diz respeito às finais nacionais, apesar de ter tido alguns anos... interessantes. Este ano, foi tudo ao lado. De entre o lote, destaco Markus Riva e "You make me so crazy", uma canção que, apesar de banal até ao tutano, poderá ter algum potencial em palco. Em plano B, escolheria Samanta Tina e Edgars Kreilis. Infelizmente, parece que voltámos à antiga Letónia na luta... para fugir aos últimos lugares da semifinal.


Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 5 comentadores:

1.º Samanta Tīna – "Cutting the wire" - 44 pontos
2.º Markus Riva – "You make me so crazy" - 43 pontos
3.º Dziļi Violets feat. Kozmens – "Tautasdziesma (“Folk song”)" - 38 pontos
4.º Edgars Kreilis – "Cherry absinthe" - 36 pontos
5.º Carousel – "That night" - 33 pontos
6.º Laime Pilnīga – "Awe" - 31 pontos
7.º Double Faced Eels – "Fire" - 28 pontos
8.º Aivo Oskis – "Somebody’s got my lover" - 22 pontos



 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.