Slider

[Olhares sobre o Festival di Sanremo 2019] Quem representará Itália no Festival Eurovisão 2019?


Depois de cinco galas, Itália escolhe, esta noite, os vencedores do Festival di Sanremo 2019, sendo que o vencedor será convidado a representar Itália no Festival Eurovisão 2019.


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPortugal realiza, esta temporada, a terceira edição do Olhares sobre as finais nacionais, em colaboração com o painel do ESCPORTUGAL Regiões. O Olhares sobre as Finais Nacionais chega hoje a Itália, com a Grande Final do Festival di Sanremo 2019. 24 candidatos estão na corrida, sendo que o vencedor será convidado a representar Itália no Festival Eurovisão 2019.

Conheça, de seguida, as previsões do painel de comentadores:

Adão Nogueira aposta em Il Volo e "Musica Che Resta"
Mais uma vez, o Festival de Sanremo volta a ser o método de escolha para a Eurovisão e com o passar dos anos volta a mostrar credibilidade deste grande festival. Para não fugir à regra, este ano apresenta uma grande diversidade de canção, mas apenas algumas me suscitaram interesse à primeira audição. Destacando Irama, Ultimo e os Il Volo, devem ser os últimos os representantes deste país em Telavive. Com uma qualidade vocal e prestação a que já nos habituaram, não apresentam uma balada épica como a enormíssima “Grande Amore” mas uma pop/balade grandiosa e que em nada lhe fica atrás. Serão a hipótese de a Itália continuar nos lugares cimeiros.


André Eric-Fernandes aposta em Loredana Bertè e "Cosa Ti Aspetti Da Me"
Para este Sanremo, aposto em Loredana Bertè. É aquela típica canção italiana que só eles sabem fazer. Gosto da voz rouca, da experiência, daquela gritaria toda... apenas tirava os cabelos azuis, mas faz parte do show! Menção honrosa para Arisa, a canção feel good do ano. E se é quase obrigatório falar dos Il Divo low cost, não sei se gosto! Se é para comebacks espero no mínimo um pouco de reinvenção e não a mesma coisa. Em 2019 transformar o festival em Eurovision second chance? Não obrigado.



Cláudio Guerreiro aposta em Ultimo e "I Tuoi Particolari"
Ainda não é este ano que Sanremo repete a qualidade da edição de 2017, ano em que me lembro de ter gostado bastante de quase uma dezena de músicas e não tive problemas em seguir aquela emissão interminável. Mesmo com uma canção inferior a “Grande Amore”, os Il Volo conseguem estar no top 3 do famoso festival italiano. Ainda assim, a minha escolha recai sobre Ultimo que apresenta uma proposta muito melódica e cheia de sentimento. A convicção com que canta, principalmente na parte final em que o instrumental cresce, transmite na perfeição a sinceridade das suas palavras e dá-nos a conhecer a sua grande alma artística.

Fábio Cipriano Ventura aposta em Ultimo e "I Tuoi Particolari"
Avaliar as canções do Sanremo é um processo complexo e exaustivo, é a final nacional com mais "finalistas"! Depois, a presença da orquestra em todas as canções complica ainda mais essa mesma avaliação, pois há que tentar perceber como serão as canções em versão live sem esse elemento de grande importância, como já tem sido hábito no certame internacional que é a Eurovisão. Como se ainda não bastasse, de uma forma geral as canções são um registo mais clássico, muito do estilo que Itália nos tem habituado. Um dos favoritos, os Il Volo, não conseguiram ultrapassar o êxito de 2015, a famosa e genial "Grande Amore", merecendo ainda assim o top10 desta 69ª edição da selecção italiana. Penso que há cinco canções de elevada qualidade que merecem a minha menção. São elas, de forma crescente, as canções do Mahmood, do Irama, do Simone, do Francesco e, finalmente, do Ultimo que leva os meus 12 pontos. "I tuoi particolari", brilhantemente acompanhada pelo piano, vai crescendo e prendendo. Seguramente, é uma boa aposta!


Hugo Sepúlveda aposta em Ultimo e "I Tuoi Particolari"
E após horas, dias, semanas, meses, anos de galas de Sanremo (e só de 2019) , ficamos a conhecer os 24 possíveis vencedores do festival e quiçá representantes de Itália. Analisando as performances e versões estúdio, as músicas parecem melhores e mais fortes sem a orquestra, de um modo geral. Il Volo não nos trouxe a esperada Grande Amore 2.0 e por um lado ainda bem... Apesar de não ser arrebatadora, Musica Che Resta vai conquistando aos poucos, ainda assim fecham o meu top3, sendo que Irama ocupa o segundo lugar e Ultimo é um possível e "meu" vencedor. I Tuoi Particolari traz-nos voz, conteúdo, sonoridade e acima de tudo, sentimento! Espero que vença o Sanremo e também que represente Itália em Israel!


João Diogo aposta em Einar e "Parole Nuove"
Sanremo continua a ser uma das melhores finais nacionais para a Eurovisão (apesar de esse não ser o seu propósito). Novamente, Itália apresenta um bom número de boas canções e tem, por isso, muito por onde escolher. A minha favorita (Parole Nuove) parece estar completamente arredada da luta pela vitória mas é uma canção que simplesmente encanta pela simplicidade e emoção que traz. Se Ultimo for o grande vencedor desta noite podemos ter algum drama visto que, segundo os rumores, ele não aceitará ir à Eurovisão.


Nuno Carrilho aposta em Nek e "Mi farò trovare pronto"
Admito que, de todos os Olhares deste ano, este foi o mais difícil. Itália é frequentemente um dos meus países favoritos no Festival Eurovisão... e este ano não deverá ser excepção. Contudo, tenho quatro candidatos super-favoritos na edição deste ano: Arisa, Il Volo, Loredana Berte e Nek. Critérios para ordenar estes 4? Os gostos atuais: provavelmente daqui a meia hora seria completamente diferente. A frescura de Arisa, as vozes dos Il Volo, a irreverência e persistência musical de Loredana e a carreira de Nek... tudo poderia resultar em Telavive. Mas escolho Nek, um veterano nestas andanças, mas que me consegue cativar ano após ano... Dificilmente "Mi Farò trovare pronto" vencerá, mas tem lugar nas minhas favoritas do ano.

Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 8 comentadores:

1.º Ultimo – "I tuoi particolari" - 54 pontos
2.º Il Volo – "Musica che resta" - 47 pontos
3.º Irama – "La ragazza col cuore di latta" - 47 pontos
4.º Mahmood – "Soldi" - 35 pontos
 5.º Arisa – "Mi sento bene" - 32 pontos
6.º Nek – "Mi farò trovare pronto" - 31 pontos
7.º Loredana Berté – "Cosa ti aspetti da me" - 27 pontos
8.º Einar – "Parole nuove" - 26 pontos
9.º Simone Cristicchi – "Abbi cura di me"  - 21 pontos
10.º Anna Tatangelo – "Le nostre anime di notte" - 18 pontos
11.º Francesco Renga – "Aspetto che torni"  - 16 pontos
12.º Federica Carta e Shade – "Senza farlo apposta"  - 15 pontos
13.º Paola Turci – "L’ultimo ostacolo" - 14 pontos
14.º Patty Pravo e Briga – "Un pò come la vita"  - 8 pontos
15.º Zen Circus – "L’amore è una dittatura" - 5 pontos
16.º Motta – "Dov’è l’Italia" - 4 pontos
17.º Ex Otago – "Solo una canzone" - 4 pontos
18.º Nino D’Angelo e Livio Cori  – "Un’altra luce"  - 1 ponto
 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
6
( Hide )
  1. Se o Ultimo ganhar tenho quase a certeza q ele não vai à Eurovisão. Pelo que eu li nos forums e segundo os fãs italianos o Ultimo tem uma enorme tour por Itália que se vai prolongar entre fins de Abril até ao final de Maio. E a tour já está completamente esgotada. Portanto dúvido muito q ele vá à Eurovisão se ganhar. Se tivesse q apostar no representante para a Eurovisão diria q muito provavelmente será o Irama. Ao contrário do q muita gente pensa ele é, juntamente com o Ultimo, o grande favorito para a vencer. Portanto se o Ultimo ganhar, e se recusar (que é o mais certo), quase de certeza q será o Irama a ir.

    ResponderEliminar
  2. Será que os Il Volo vão ter a sua oportunidade de vingar o resultado de 2015? Gosto muito dos cantores italianos e o meu top 3 é este:
    1 - EINAR - Parole Nuove
    2 - ARISA - Mi Sento Bene
    3 - ANNA TATANGELO - Le Nostre Anime di Notte


    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:32

    Com com frança o meu favorito acaba por não ser o favorito da maioria, Mahmood têm uma excelente canção e um staging muito bom (as imagens da orquestra a bater palmas acaba por causar impacto e funcionaria perfeitamente na eurovisão), infelizmente não vai representar Itália, mas vai para a minha playlist.
    Aysat e Mahmood são a razão pela qual sigo a eurovisão, conhecer artistas e bandas da europa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:22

      "as imagens da orquestra a bater palmas acaba por causar impacto e funcionaria perfeitamente na eurovisão" - exato, com a orquestra da eurovisão...

      Eliminar
    2. Anónimo01:48

      eu explico: com o público de telavive a bater as palmas. Como no ano passado tivemos o público a fazer aquele gesto durante a interpretação francesa

      Eliminar
  4. Anónimo23:03

    Mahmood, Irama, Ultimo ou Simone...

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.