Slider

[ESPECIAL] Portugal: Fique a conhecer melhor os intérpretes da 2.ª semifinal do Festival da Canção 2019


A 2.ª semifinal do Festival da Canção tem lugar já no próximo sábado. Fique a conhecer melhor os intérpretes das oito canções a concurso.


Lara Laquiz
Lara Laquiz será a intérprete de "O Lugar", canção composta por André Tentugal. Lara é natural de Lisboa e desde cedo revelou uma veia artística que se revelou na moda, desenho, dança, música e fotografia. Vive em Paris e já trabalhou para Jean-Paul Gautier, Serkan Cura, Yaz Bukey, Hervé Leroux, Christian Louboutin, Dior e Chanel, entre outros. Está a preparar a sua entrada no mercado musical português.


Dan Riverman
Dan Riverman é o projeto liderado por Dan Alves, músico, cantor e compositor de Santo Tirso, cidade do distrito do Porto, no qual o acompanham Rui Materazzi (baixo), Mike Peixoto (bateria), Bruno Macedo (guitarra elétrica) e Jonas Araújo (teclados). Foi fundado em 2011 com um convite especial por parte da Plural que levaria Dan Riverman a gravar dois temas para a novela “Anjo Meu” e para o telefilme “Órfã do Passado”. Foram também convidados a participar no disco de duetos da banda Blind Zero, da qual Miguel Guedes faz parte. Em 2016 editam “Hers”, EP que marca a sua estreia.


Mariana Bragada
Escolhida através do programa Masterclass, da Antena 1, Mariana Bragada dá-se pelo nome artístico de Meta. Meta, cantautora, nasceu em Bragança, em 1997, e com a necessidade de cantar - tanto para passar o tempo, como para libertar segredos. Começou a escrever as próprias músicas na guitarra aos 16 anos. Mais tarde, mudou-se para o Porto e, influenciada pelo ritmo da cidade, incorpora uma LoopStation no seu projeto “A voz, a vós, avós” e aí se inicia uma nova caminhada. Atualmente, para além da guitarra, Meta improvisa e explora as melodias criadas no momento com a Loopstation - sons criados no agora, espontâneos e livres, numa procura contínua de partilha e empatia e apelo à ação.


João Couto
Foi em 2015 que João Couto deixou de ser um nome desconhecido em Portugal, quando se consagrou vencedor da 6.ª edição do “Ídolos”. Mas desde muito novo que a música se revelou a sua maior paixão. Aos 22 anos, lançará o aguardado álbum de estreia, agendado para março de 2018. João Couto revela-se um intérprete, compositor e letrista de recorte clássico, cujas maiores referências tanto passam por nomes como The Beatles e Bruce Springsteen, até Rui Veloso, Jorge Palma e cantautores nacionais mais recentes.


Madrepaz
A história do baterista Canina e do guitarrista Pedro da Rosa começou n’ Os Golpes, uma das bandas que esteve na vanguarda no princípio do milénio, com a música “Vá Lá Senhora” e dois discos aclamados pela crítica. Foi aquando a gravação do segundo registo da banda Armada que a banda se apercebeu que estava em curso uma mudança de consciência, resultando numa sonoridade disruptiva com o conceito até então defendido. A banda viria a optar por nunca editar este trabalho intitulado “Espiral”, um disco conceptual acerca de um mecanismo idílico de elevação do espírito humano. Pedro, Nuno e Ricardo encetam um processo de construção e destruição da estética musical, de questionamento e de tentativa e erro que os levou a uma visão mais clara e profunda da identidade do grupo e do tipo de música e mensagem que iriam partilhar. João Barreiros viria a juntar-se nas teclas na reta final de 2015. Em poucos dias de encontros musicais a banda já tinha o esboço do que viria a ser o primeiro longa-duração, “Panoramix”, editado em 2017. Nasceu assim Madrepaz. O segundo disco "Bonanza", foi editado em 2018.


Surma
É uma One Woman Band cujo disco de estreia, "Antwerpen", lançado a 13 de Outubro de 2017, foi considerado um dos melhores do ano pela grande maioria dos meios de comunicação social nacionais e nomeado para melhor disco europeu do ano.  Depois de começar 2018 com a presença no festival Eurosonic, conta já com um ano recheado de concertos em mais de doze países e por festivais como NOS Alive, Paredes de Coura ou South By Southwest, onde foi apontada pela NPR como uma das melhores descobertas do ano. Surma é Débora Umbelino e vem de Leiria mas o que nos traz vem de locais bem mais exóticos. Domina teclas, samplers, cordas, vozes e loop stations em sonoridades que fogem do jazz para o post-rock, da eletrónica para o noise. Do universo alternativo foi conquistando público um pouco por todo o lado. O primeiro single de apresentação, "Maasai", indicava um caminho singular que "Antwerpen" veio a consolidar. "Hemma", single do disco, foi nomeado para melhor canção nacional nos prémios SPA 2017. Surma tem 23 anos e, neste momento, é já uma das figuras incontornáveis na nova música portuguesa, com provas dadas dentro e fora de portas.


Mila Dores
"Debaixo do Luar" será a canção interpretada por Mila Dores, natural do Porto. Estudou piano e canto, tendo frequentado a Escola de Jazz do Porto, e tirou um mestrado na Escola Superior de Música. Já no Reino Unido acabou a licenciatura em jazz. Em 2012, depois do regresso a Portugal, começou a preparar o seu disco de estreia. "A Quem Possa Interessar" foi editado em 2015 e a canção Jaula tornou-se o maior sucesso, tendo ganho lugar no disco dos Novos Talentos FNAC. No ano passado Mila Dores lançou o single Alice, que foi produzida por Miguel Ferreira dos Clã.


NBC
NBC, de nome Timóteo Deus Santos, é natural de São Tomé e Príncipe. Começou a sua carreira na década de 90 com o seu irmão BlackMastah. E dessa ligação nasceram os "FILHOS D'1 dEUS menor", um dos grupos fundadores daquilo que seria o Hip-Hop feito em Portugal. Colaborou com artistas como Regula, Sam The Kid e GNR. "Afro-Disíaco", de 2003, e "Maturidade", de 2008 são os dois discos da sua carreira, consagrados pela crítica e pelo público. Em 2013 lançou o EP "Epidemia", em 2014 participou em festivais como Meo Out Jazz, Super Bock Super Rock, Meo Sudoeste (artista convidado) e ainda Vodafone Mexefest. No último trimestre de 2014, lançou um novo tema "Gratia".  Em 2016 lançou o disco "Toda a Gente Pode Ser Tudo". "Pulmão" e "Acorda" foram os singles de apresentação do álbum, considerado um dos melhores do ano em Portugal.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPortugal / Imagem: RTP
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.