Slider

Ilhas Faroé: Kringvarp Føroya prepara filiação à União Europeia de Radiodifusão


O ex-diretor geral da Kringvarp Føroya revelou que a emissora das Ilhas Faroé foi informada que está elegível para aderir à União Europeia de Radiodifusão.

Depois da candidatura fracassada em 2010, a emissora estatal das Ilhas Faroé, a Kringvarp Føroya, está apta para aderir à União Europeia de Radiodifusão. A informação foi avançada por Johnny Grótinum, antigo diretor geral da emissora, que foi o responsável pelo estudo sobre a possibilidade de adesão ao organismo internacional. "As Ilhas Faroé não são excluídas na cláusula que apenas permite a entrada de estações de nações independentes" afirma Johnny, baseando-se na missiva recebida pela EBU/UER. 

Sobre a filiação ao organismo, o antigo diretor revela que tal teria um custo de meio milhão de euros anuais: "É muito dinheiro, mas a EBU/UER vai muito além do Festival Eurovisão. O organismo tem uma série de serviços que podemos beneficiar" defende, afirmando que, em caso de vitória no evento, "As Ilhas Faroé teriam de encontrar outro país para cooperar na organização". Apesar de pertencer à Dinamarca, as Ilhas Faroé são um território autónomo com auto-governantes em quase todos os seus territórios, comparando-se a países como a Escócia e o País de Gales no Reino Unido. 

Entre 2011 e 2014, as Ilhas Faroé transmitiram o Festival Eurovisão através de um acordo com a emissora dinamarquesa DR para emitir o evento, sendo que os artistas das ilhas estão aptos para participar na final nacional dinamarquesa. CARLSEN, finalista da edição de 2018, foi a última cantora ferôes a entrar no certame.



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix/ Imagem: Google / Vídeo: DR
1
( Hide )
  1. Anónimo20:02

    Nao concordo. Se deixarem as ilhas Faroe ir ao Eurovisao, daqui a nada temos os açorianos a quererem que Portugal leve uma xamarrita ou os madeirenses a quererem que leve-se uma daquelas danças da camacha onde dançam todos curvados

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.