Slider

[ESPECIAL] FC2019: Onde será sediada a Final do Festival da Canção 2019?


Depois de Guimarães ter recebido a Final do Festival da Canção 2018, qual será a cidade escolhida para albergar a Grande Final da edição do próximo ano? O ESCPORTUGAL apresenta-lhe algumas das possibilidades.


O Multiusos de Guimarães recebeu, em março de 2018, a Grande Final do Festival da Canção de 2018, edição que se tornou a primeira a sair da zona metropolitana de Lisboa desde 2001. No entanto, a promessa feita pela RTP aquando do anúncio de Lisboa como cidade anfitriã do Festival Eurovisão 2018 mantém-se e a Grande Final do Festival da Canção de 2019 também será organizada fora da capital. 

Braga, Gondomar e Santa Maria da Feira, cidades que "perderam" a corrida para a organização do Festival Eurovisão 2018 são as favoritas para inscrever o seu nome na história de cidades anfitriãs do Festival da Canção. Contudo, a decisão final apenas será revelada pela RTP nas próximas semanas e o ESCPORTUGAL meteu "mãos à obra" e mostra-lhe dez (das muitas) possibilidades de locais que podem albergar a gala que decidirá os representantes de Portugal em Telavive.

Altice FORUM Braga (capacidade: 12 mil pessoas)

Inaugurado em abril de 2018, o novo fórum da cidade de Braga esteve entre os possíveis candidatos a albergar o Festival Eurovisão 2018. Com capacidade para 12 mil pessoas em pé na sala principal e para 20 mil no espaço exterior, o espaço já recebeu mais de 40 eventos e um total superior a 100 mil visitantes. A proximidade com Guimarães, cidade anfitriã do Festival da Canção de 2018, poderá afastar o Festival da Canção de Braga por mais um ano.


Arena d' Évora (capacidade: 3 mil lugares)

Inaugurada em 1889 pelo rei D. Luís, a Arena d'Évora era considerada uma das melhores praças de touros do país com capacidade para cerca de 5000 pessoas. Em 2007, o local foi alvo de profundas obras, tendo sido convertida num pavilhão multiusos, recebendo alguns dos maiores eventos realizados no Alentejo. Estará o Festival da Canção de regresso a Évora, 30 anos depois?



Casa da Música - Sala Suggia (capacidade: 1238 lugares sentados)

Projetada para o Porto Capital Europeia da Cultura em 2001, a Casa da Música é um dos principais recintos do Norte do País. A Sala Suggia, considerada o coração da Casa da Música, poderá estar entre das possibilidades da RTP para receber a Grande Final do Festival da Canção 2019, apesar de apenas possuir capacidade para cerca de 1200 espectadores sentados.


Centro de Congressos do Europarque (capacidade: 10 mil pessoas)

Com capacidade para 10 mil pessoas, o maior pavilhão do Centro de Congressos do Europarque, em Santa Maria da Feira, foi um dos grandes adversários do Altice Arena na corrida pela organização do Festival Eurovisão 2018. Sede do Festival da Canção de 2001, o local poderá estar na mira da RTP para acolher a edição de 2019 da final nacional portuguesa.


Coliseu Comendador Rondão Almeida (capacidade: 7500 lugares)

A maior sala de espetáculos do Alentejo e do sul de Portugal, o Coliseu Comendador Rondão Almeida foi inaugurado em setembro de 2006, no local onde se situava a antiga Praça de Touros de Elvas. Com capacidade para cerca de 7500 pessoas, o local encontra-se a poucos quilómetros da fronteira com Espanha e da cidade de Badajoz, o que poderia trazer muitos nuestros hermanos à decisão de Portugal para o Festival Eurovisão.


Coliseu do Porto (capacidade: 5 mil pessoas/3016 lugares sentados)

Inaugurado a 19 de dezembro de 1941, o Coliseu do Porto recebeu o Festival da Canção em 1983, sendo a primeira vez que o certame aconteceu fora de Lisboa. Apesar de ter uma capacidade para cerca de 5000 pessoas para concertos em pé, o recinto conta com apenas 3000 lugares sentados, número abaixo do apresentado em Guimarães.


Multiusos Gondomar Coração de Ouro (capacidade: 8 mil pessoas/4 mil lugares sentados)

Tem uma área total de 53 mil metros quadrados. O pavilhão elíptico permite realizar provas de andebol, basquetebol, futsal, hóquei em patins, voleibol, ginástica, assim como exposições e concertos de música, com uma capacidade máxima de 4400 espetadores em que se apresentam as 4 bancadas. Aquando de concertos, público em pé, ascende a capacidade até 8000 espetadores. 



Nave Polivalente de Espinho (capacidade entre 6 mil e 12 mil pessoas)

A Nave Polivalente de Espinho surge voltada para a dinamização desportiva e recreativa, a promoção e desenvolvimento do concelho. Este é um espaço pensado para grandes espetáculos desportivos e culturais, nacionais e internacionais, sendo altamente versátil e flexível o que permite adaptar-se facilmente a qualquer tipo de evento, indo deste modo ao encontro das necessidades das organizações e entidades promotoras de eventos. Tem uma capacidade entre 6 mil e 12 mil pessoas.



Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia (capacidade: 4 mil pessoas / 2239 lugares sentados)

Recinto desportivo polivalente de Coimbra, o Pavilhão Multiusos da cidade é adjacente ao Estádio Cidade de Coimbra e às piscinas municipais. Construído em 2003, é sede da equipa de basquetebol Académica de Coimbra, sendo propriedade da Câmara Municipal. Com 2239 lugares sentados, o local poderá albergar cerca de 4 mil pessoas.


Portimão Arena (capacidade: 6 mil pessoas/3 mil lugares sentados)

Situado no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, o Portimão Arena é um pavilhão moderno, dominado pela Sala Algarve, a principal arena do pavilhão. O local tem recebido variados concertos de artistas nacionais e internacionais, sendo que, em caso de escolha para receber o Festival da Canção de 2019, poderá marcar o regresso do concurso nacional em terras algarvias, depois do Conservatório Regional do Algarve, em Faro, ter recebido uma das semifinais de 2001.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: Google/  Vídeo: Youtube
6
( Hide )
  1. Anónimo22:01

    O pavilhão de coimbra é apenas desportivo. Os concertos acontecem no convento de sao francisco.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:40

    Falta aqui a Exponorte uma das principais do Porto/Matosinhos. E onde se realiza agora os melhores do ano

    ResponderEliminar
  3. se era para dar um exemplo de várias zonas do país, podiam também ter incluído os Açores (açor arena) e a Madeira. mas não me admirava que a RTP voltasse a realizar o festival nos estúdios.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo07:50

    Arena D’évora!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20:07

    Portimão... está decidido.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:15

    Acho que agora faria sentido ir para o Sul do país ou para uma das ilhas do nosso bonito Portugal (tendo em conta que o FdC2018 foi em Guimarães e o ESC2018 em Lisboa).

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.