Slider

[ESPECIAL] Portugal: Conheça o percurso do júri português no ESC2018


Anabela, Armando Teixeira, Benjamim, Daniela Onís e Peu Madureira serão os responsáveis por 50% da votação portuguesa no Festival Eurovisão da Canção 2018. Conheça melhor o percurso de cada um deles.


Ontem ficou a ser conhecida a constituição do júri português na primeira edição realizada em território nacional. Anabela, Armando Teixeira, Benjamim, Daniela Onís e Peu Madureira, todos nomes ligados à edição deste ano do Festival da Canção, terão a responsabilidade de definir metade da votação portuguesa. O ESC Portugal compilou para os nossos leitores um resumo do percurso de cada um dos elementos do júri português.

Anabela

Anabela é um dos rostos incontornáveis do Festival da Canção, tendo-o vencido em 1993, quando tinha apenas 16 anos de idade. A Cidade (Até Ser Dia) é, ainda hoje, uma das canções do festival mais trauteadas pelos portugueses. Para além de cantora, é também atriz, destacando-se no teatro musical onde conta já com uma vasta experiência em numerosos espetáculos sob a direção de Filipe La Féria. Também é conhecida por dar a sua voz a várias personagens do universo Disney.




Armando Teixeira

Armando Teixeira é um produtor e músico português nascido em 1968, em Lisboa. Ao longo da sua carreira integrou várias bandas e projetos musicais, entre os quais se destacam os Da Weasel, Boris Ex-Machina, Balla e Bullet. Em 2005 editou o álbum em nome próprio, “Made To Measure”. Enquanto produtor, trabalhou com nomes como Rui Reininho, Loto, Pilar ou Post Hit. Participou no Festival da Canção em 2012 enquanto compositor e letrista da canção “O Mundo Passa”, interpretada por Vânia Osório e, mais recentemente, este ano, com a canção "O Voo das Cegonhas".





Benjamin

Luís Nunes, ou mais conhecido no meio artístico como Benjamim, começou o seu percurso musical em 2007 com o lançamento do seu primeiro EP - The Dogs Follow The Bull - altura em que assinava com o seu alter-ego Walter Benjamin. Foi em Londres, onde viveu durante 4 anos, que, curiosamente, redescobriu o prazer de escrever em português, regressando a Portugal em 2013 e passando a apresentar-se como Benjamim. Fixou-se no Alentejo, em Alvito, onde vive e compõe todo o seu material. Participou nas edições de 2017 e 2018 do Festival da Canção enquanto parte da banda que acompanhou Lena D'Água e como compositor de "Zero a Zero", respetivamente.





Daniela Onis

Daniela Onis nasceu em Lisboa, viveu e cresceu em Odivelas toda a sua vida. É licenciada em Turismo e Teatro e, para além de cantora, é também atriz. Trabalha em televisão, cinema e dobragens e nutre um gosto especial pela escrita. Ao aventurar-se em criar os seus próprios temas, decidiu participar no programa “Master Class” da Antena 1, tendo, por esta via, sido selecionada como uma das compositoras do Festival da Canção 2018.





Peu Madureira

Pedro Madureira, ou, como mais conhecido no mundo do Fado, Peu Madureira, é um fadista nascido em Lisboa. Teve a sua estreia enquanto fadista em 2002 e desde aí tem cantada em várias casas de fado. Em 2007 atua em Cabo Verde, a convite da Primeira-Dama Sra. D. Adélcia Pires. Participa nas celebrações da Capital Europeia da Cultura, em Sibiu, na Roménia. Participou este ano no Festival da Canção, classificando-se em 3.º lugar na Final com "Só Por Ela".



Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESC Portugal Imagem: RTP, Google Vídeo: YouTube, RTP
3
( Hide )
  1. Anónimo21:47

    Que mérito tem uma novata como Daniela Onis para estar no júri?
    Faria muito mais sentido que fosse o mesmo júri do FC.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:27

    Adorei a presença de faixas etarias e percursos profissionais tao diferentes

    ResponderEliminar
  3. Anónimo07:57

    Até estou admirado não estar lá o toze Brito

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.