Slider

[DIRETO] ESC2018: Acompanhe os ensaios a partir do interior da arena do Parque das Nações


Bom dia! Sejam bem-vindos ao 5.º dia de ensaios do Festival Eurovisão da Canção 2018!  O ESCPORTUGAL já está a postos para oferecer aos nossos leitores todas as novidades dos acontecimentos em tempo real, a partir da arena do Parque das Nações. Hoje decorrerão os primeiros ensaios abertos à imprensa e blogues acreditados. 

09h35 - Bom dia Lisboa! Cá estamos no Parque das Nações para o 5.º dia de ensaios do Festival Eurovisão da Canção 2018. Estamos neste momento no Press Center mas, daqui a pouco, contamos receber indicações para nos deslocarmos para a Altice Arena para assistirmos aos segundos ensaios de 15 países da 1.ª semifinal, os primeiros abertos à imprensa e blogues acreditados.

09h37 - Ao longo do dia, iremos atualizar este artigo e, tal como acontece desde domingo passado, publicaremos novidades nas nossas páginas de Facebook e stories do Instagram. Não perca!  

09h39 - Chamamos a atenção para o facto de haver novas regras para a gravação de ensaios, tal como o ESCPORTUGAL publicou AQUI.

09h41 - Nos dias anteriores, já assistimos a todos os ensaios dos países semifinalistas. Pode recordar tudo AQUI. 

09h45 - Mesmo que tenhamos visto todos os ensaios através dos planos de câmara provisórios e escrito, para os nossos leitores, as nossas impressões dos mesmos, a partir de hoje, já no interior da arena, esperamos ter uma noção mais real de tudo o que irá acontecer nos live shows da próxima semana. Por isso, não deve perder o nosso site durante todo o dia.

09h50 - O ESC Portugal já está dentro da arena! O espaço parece ser mais pequeno do que imaginávamos à partida, mas continua a ser magnífico!

9h52 - Entretanto o Azerbaijão começa a preparar-se para ensaiar, estando já os adereços da performance Azeri a serem colocados em palco.



 CALENDÁRIO DE ENSAIOS PARA 03/05/2018 (hora de Lisboa)

10:00 –10:20: Azerbaijão
 10:25 –10:45: Islândia
 10:50 –11:10: Albânia
 11:15 –11:35: Bélgica
 11:40 – 12:00: República Checa
 13:05 – 13:25: Lituânia
 13:30 – 13:50: Israel
 13:55 – 14:15: Bielorrússia
 14:20 – 14:40: Estónia
 14:45 – 15:05: Bulgária
 15:30 – 15:50: ARJ Macedónia
 15:55 – 16:15: Croácia
 16:20 – 16:40: Áustria
 16:45 – 17:05: Grécia
 17:10 – 17:30: Finlândia

 Conferências de Imprensa: 11:05 – 18h35

10h16 - Aisel já ensaiou no palco do Parque das Nações. Não houve novidades relativamente ao ensaio que pudemos ver no passado domingo, com as estruturas triangulares a serem o destaque da performance. Vocalmente a cantora do Azerbaijão, com uma equipa de back singers totalmente portuguesa, cumpre o que é esperado. É uma semifinal forte, mas mesmo assim deveremos ver o Azerbaijão representado na Final do dia 12 de maio.


10h28 - A próxima delegação a ensaiar será a Albânia, uma vez que a delegação islandesa ficou retida no trânsito e não conseguiu comparecer a tempo do seu ensaio.

10h33 - O representante da Albânia já ensaiou, sendo o grande ponto forte desta atuação, sem sombra de dúvidas, o vocal impressionante e arrepiante de Eugent Bushpepa. Tal como no domingo, aparece numa indumentária escura e num palco enfeitado de um jogo de luzes com tonalidades vermelhas, relembrando as cores nacionais albanesas. Uma canção bonita e que não deixa o país balcã envergonhado, mas deverá ficar pela semifinal devido à forte concorrência.


10h56 - Agora sim, a Islândia. Ari Oláfsson presenteia-nos uma canção de apelo à paz, contudo as suas expressões faciais não ajudam nada a transmitir a mensagem pesada que carrega esta canção, podendo deixar o público lá em casa confuso. Pela falta de argumentos e passividade desta aposta, o seu destino será, inevitavelmente, o de ficar-se pela semifinal.


11h29 - Sennek, da Bélgica, já cantou "A Matter of Time". A atuação começa com um plano desfocado em que a cara da cantora aparece tapada pela sua mão, sendo revelada gradualmente, o que, na nossa opinião, não parece resultar muito bem. É inegável a qualidade da proposta belga, no entanto a atuação fica a saber a pouco, muito pouco. Merecia um pouco de mais esforço, com o vestido escuro a morrer no palco já escuro. Ainda assim, deverá ser finalista, mas parece-nos que, ao contrário das previsões iniciais, a Bélgica não estará na luta pela vitória na grande final.


12h02 - Depois do acidente do primeiro ensaio que deixou Mikolas Josef sem andar, o cantor checo está de regresso para o seu 2.º ensaio. Nota-se claramente que o cantor não está na sua melhor forma, com movimentos muito rígidos e contidos, fazendo suspeitar que ainda não está a 100%. O palco ilumina-se em tons de azul e rosa e Mikolas encontra-se em cima de uma plataforma e com um look geek, como de resto já visto no domingo. Acompanhado por duas back dancer-singers e um back singer oculto e por mais dois dançarinos, no final da canção surgem jatos de fumo ao redor do palco, que encerram a atuação. Está na Final e, só um desastre, o impediria de lograr a melhor classificação de sempre para a República Checa na Eurovisão.


12h13 - Os ensaios retomam dentro de 1 hora, após uma pausa para almoço. Até já!

13h13 - Retomamos a parte da tarde com a Lituânia. Ieva Zasimauskaité oferece-nos o momento mais ternurento de hoje com a sua balada suave "When We're Old". Tal como na final nacional lituana, a performance começa com a cantora lituana deitada no chão a cantar, posteriormente levantando-se e cruzando uma das duas pontes que compõem o palco do Altice Arena. A realidade aumentada também faz parte da prestação, com várias pessoas a representarem diferentes estágios da vida a serem projetadas. No final, podemos ainda ouvir uns versos em língua lituana. Acreditamos que esta proposta vai surpreender e arrancar, contra os prognósticos iniciais, um lugar para a final de 12 de maio e, talvez, arriscar-se a um grande resultado.


14h01 - Segue-se a grande favorita à vitória, Israel. Netta aparece no palco acompanhada das 3 dançarinas do videoclip, repetindo a performance apresentada no primeiro ensaio técnico. A maioria dos planos foram corrigidos, sendo que a atuação conta agora com fogo de artifício preso, fumo e bolhas de sabão. A nível vocal, a cantora esteve bastante melhor do que na primeira ronda. É impossível ficar indiferente a "Toy". Estaremos na presença da vencedora do Festival Eurovisão 2018? Parece que sim...


14h22 - Alekseev segue-se nos ensaios com o tema "Forever". O cantor ucraniano, em representação da Bielorrússia, inicia uma performance toda muito cheia de paixão, com as rosas a simbolizar isso mesmo. No palco é acompanhado por uma bailarina vestida de vermelho e que interage com Alekseev durante momentos-chave da atuação. No final o cantor revela uma costa cravada com rosas. Será provavelmente mais um dos finalistas.


14h40 - A soprano desta edição, Elina Nechayeva, da Estónia, já ensaiou. Ao contrário do primeiro ensaio no domingo, as projeções parecem estar muito mais alinhadas e a performance, no seu conjunto, parece muito mais robusta. Estamos perante uma das grandes favoritas deste edição e percebemos perfeitamente o porquê aqui na arena, vocalmente irrepreensível. Mais uma finalista garantida.


15h06 - A Bulgária está claramente com vontade de ganhar a Eurovisão. Os EQUINOX, grupo que defende as cores búlgaras, estão vocalmente bastante coordenados, apesar de haver trabalho ainda a fazer no que diz respeito aos planos de câmara, que podem melhorar. Proposta muito forte, será que consegue melhorar a marca do ano passado e arrancar a vitória? Ficaremos a saber na próxima semana.


15h20 - Intervalo de 20 minutos nos ensaios, voltamos dentro de instantes!

16h01 - A ARJ da Macedónia acabou de ensaiar. Vocalmente a cantora fica um pouco aquém das expectativas, notando-se algum desconforto ao atingir determinadas notas. A performance conta com dois elementos masculinos na bateria e na guitarra e com três back singers com quem a vocalista principal interage no refrão de "Lost and Found". A meio do tema existe uma troca de indumentária, revelando um vestido que, na nossa opinião, é um pouco estranho. Incógnita quanto à passagem à final, esperemos pelos próximos ensaios.


16h20 - Franka já pisou o palco para o seu segundo ensaio técnico. Vocalmente perfeita e ao mais alto nível. Planos de câmara apropriados e muito bem pensados. A Croácia pode muito bem causar estragos e surpreender com a sua passagem à Final. É caso para dizer: Semifinal da Morte.


16h52 - Cesar inicia o seu ensaio numa plataforma elevatória no centro do palco, criando um efeito visual interessante e que fica muito bem em televisão. O cantor da Áustria está sozinho durante toda a performance, contando com o apoio de cinco backing singers, entre os quais Ricardo Soler. Apesar de competente, é impossível conseguir prever se contaremos com "Nobody But You" na Final, mas o nosso palpite é que não.



17h16 - Que bom é ouvir a língua grega no palco da Eurovisão. Yianna Terzi reaparece sozinha e com o vestido branco, com uma das mãos pintada de azul. A Grécia pode estar orgulhosa da sua canção este ano, contudo temos de ser realistas e afirmar que a canção vai ter algumas dificuldades em se destacar nesta semifinal. Esperamos, ainda assim, ouvir a "Oniro Mou" na Final.



17h42 - Grande produção da Finlândia em palco, com Saara Aalto a começar a sua performance longe dos olhos do público da arena, atrás de uma estrutura que servirá de apoio a toda a atuação. Em palco, que é pintado de azul e roxo, é acompanhada por 4 dançarinos e coristas, 2 homens e 2 mulheres. O estilo de canção é o típico pop eurovisivo que serve para animar a audiência da arena.  No final, a atuação culmina com fogo de artifício. Provavelmente estará na Final.



18h01 - Terminaram, por hoje, os ensaios no Parque das Nações! Hoje pudemos mostrar aos nossos leitores um pouco o ambiente que se poderá esperar dentro da arena. Não perca amanhã connosco os ensaios do sexto dia, onde irá ensaiar, pela primeira vez, Portugal.

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem/Vídeo: Eurovision.tv 
44
( Hide )
  1. Anónimo10:41

    Concordo c o q escrevem.. claro que o espaço se tornou pequeno para um palco da dimensão q foi construído.. vantagem disso proporcionar um ambiente mais "cozy" ou intimista.. mas desiludam-se o q esperavam uma mega-rave no altice arena:-D

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:37

    Não temos vídeos hoje? Oh 😞

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo Alves12:12

      Estao no instagram

      Eliminar
    2. Anónimo12:14

      Vamos ter pequenos clips da performances. Já tem do Azerbaijão.

      Eliminar
  3. Anónimo12:24

    Quando vamos poder ver o efeito da realidade aumentada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:45

      Nos dias 8, 10 e 12 de Maio apartir das 20:00h.

      Eliminar
    2. Anónimo14:29

      Parece-me ver qualquer coisa ao redor da cantora do Azerbaijão logo no início do vídeo. Acho que é um desses efeitos.

      Eliminar
    3. Anónimo16:31

      Mas porque nao mostram ja? Bah

      Eliminar
  4. Anónimo12:24

    Após estas novas filmagens já da para perceber o quão magnífico é o palco!!
    E agora?! Onde andam as criaturas iluminadas que só sabem dizer mal??!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:33

      Aqui...continua fraco, nao ha muito pra ver.

      Eliminar
    2. Anónimo15:27

      O palco realmente é fraco, seria aceitavél se fosse o esc 2000, não percebo a ideia das costelas no fundo do palco eram para ser providas de movimentos no entanto até agora estâo sempre estáticas. A arena é pequena para um ESC, o resultado final não me impressiona em nada.

      Eliminar
    3. Anónimo16:31

      Anónimo das 15:27: A arena é pequena para um ESC? Desde quando desculpe lá? A arena tem capacidade de 20 mil pessoas é uma das maiores arenas da Europa e uma das que mais gente vai levar desde o ESC 2007. O placo de facto é que é enorme, gigantesco mesmo, e isso tira público, claro.

      Eliminar
    4. Anónimo16:33

      Sim, o que estao as costelas la a fazer? Nao fazem movimento nenhum, nao serviram pra nada ainda, nao ha nada de estrondoso...e o palco realmente parece saído de 2005. No entanto discordo que a Arena é pequena, acabei de ver o video de israel e é maior que muitas arenas anteriores do ESC

      Eliminar
    5. Anónimo18:04

      As costelas permitem dar texturas de cor que de outra forma não seria possível, ficaria tudo demasiado vazio. Eu pessoalmente adoro o conceito. O problema é que as pessoas pensavam que elas estavam ali para dar movimento e não é isso não acontece.

      Eliminar
    6. Anónimo19:11

      18:04 Ha maneiras mais bonitas que permitam dar texturas de cor do que aquilo, nao fica bem e nao funciona com a maior parte dos conceitos dos artistas. Pessoalmente acho feio, só funciona para apostar mais escuras como a Bulgaria.

      E se as pessoas pensavam isso por alguma razao foi, de one surgiu esse rumor?

      Eliminar
  5. Anónimo12:34

    Não gosto dos planos de câmara

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12:50

    Gente mas que atuação foi esta do Azerbaijão ? Não percebi a ideia , mas foi horrível , espero que não se qualifique

    ResponderEliminar
  7. Ensaios de hoje meio decepcionantes. Azerbaijão mais ou menos, a voz dela ainda está fraca, a Islândia é agradável mas não se destaca e a Bélgica está com péssimos planos de câmeras, mas na semifinal isso deve melhorar.Somente Albânia teve um bom ensaio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:44

      Nem os viu todos ainda

      Eliminar
    2. Eu comentei de manhã. Incrível que as músicas que mais odeio estão bem nos ensaios: Rep. Tcheca, Israel e Bulgária por exemplo.

      Eliminar
  8. Os planos de aproximação de grua estão muiiiiito rápidos, na minha opinião.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:48

    Gosto bastante do palco e esta super dinamico com os varios jogos de luzes...mas nao ha necessidade de tantos planos afastados -.-

    ResponderEliminar
  10. Acho os planos de câmera muito iguais aos do ano passado... Saudades dos tempos em que cada ano tínhamos uma Eurovisão bastante distinta... Este ano até o design no início era idêntico ao ano passado, apesar de o estarem a mudar aos poucos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:34

      o design está indentico ao nosso de guimarães.

      Eliminar
  11. Anónimo14:39

    Realmente a arena com o palco e a grenn room ficou bastante reduzida o que dá a percepção de um arena pequena, pena não existir no país um espaço de dimensões superiores à altice arena, agora imagino o que seria o ESC numa das outras arenas propostas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso podia ter sido combatido com um palco menor...este palco é enorme

      Eliminar
  12. Anónimo17:26

    Espero bem que Israel não ganhe

    ResponderEliminar
  13. Anónimo17:46

    Israel não vence , e depois deste vídeo tenho certezas absolutas disso

    ResponderEliminar
  14. Anónimo18:54

    Alguma ignorância aqui. O recinto da Altice Arena é um dos maiores desde alguns anos. É um facto,basta ver os números da capacidade de público. E estes comentadores....nāo se torna já um pouco ridiculo só dizerem mal? Loool grandes profissionais de produçao q se vê aqui lol Se há algo que não gostam ou não têm capacidade para entender...é logo deitar abaixo? Nem a chapadinha de luva branca da vitória do Salvador acalmou estes "profissionais" da música/produção? Lool

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:14

      Só voce é que tem direito a criticar? CHAPADINHA DE LUVA BRANCA? e quantos anos esperámos até isso acontecer? Alias, essa chapadinha só apareceu porque o PUBLICO criticou e a RTP decidiu mudar o conceito do FDC porque sabia que podia fazer melhor. Nao foi porque ouviram elogios. Criticas sao precisas e todos têm o direito de expressar o seu descontentamento, mesmo nao sendo profissionais. Ridiculo é querer silenciar opinioes só porque nao vao de encontro ao que voce quer ler.

      Eliminar
    2. Anónimo21:03

      Anónimo das 18.54 se existe aqui alguma ignorância será da sua parte, a capacidade instalada da altice arena para o ESC 2018 é de pouco mais de 11000 lugares que é a capacidade das últimas edicoes do festival (2013 a 2017), as últimas edições do festival com as maiores arenas foram 2009 a 2012 com capacidades bem superioes a 15000 lugares, logo o altice arena está longe de ser um dos maiores recintos a receber o ESC.

      Eliminar
    3. Anónimo21:43

      O Altice arena é a terceira maior arena fechada da europa!

      Eliminar
    4. Anónimo22:11

      21:03 O que é que a dimensao do espaço tem a ver com o que eu disse? Bem sei que é 3ª maior arena da Europa, mas em que é que isso nos distingue? Se nao tivermos um bom staging, isso de nada vale. Ha arenas mais pequenas que têm mais criatividade do que nós tivemos. O tamanho nao quer dizer nada.

      Eliminar
  15. Anónimo19:14

    Também não estou a gostar nada do que estou a ver, mas era de esperar, a RTP não têm experiência neste género de eventos.
    No festival da canção as pessoas não saiem do lugar e noutros programas onde também há concertos é a mesma coisa

    ResponderEliminar
  16. Rui Ramos19:36

    Obrigado pelo vosso excelente trabalho

    ResponderEliminar
  17. Anónimo19:39

    Fyi, sou o anónimo das 19:14 e estava a falar do trabalho de câmara.
    Senti-me um bocado zonzo em alguns dos vídeos com aqueles planos gerais da arena, em particular o da Bélgica

    ResponderEliminar
  18. Anónimo19:49

    Eu perante o q leio aqui fico incrédulo! Como é possível não a gostar?!
    Bem... é fenomenal? Não.
    É inferior ao q se tem feito? Não.
    Simplesmente está na mesma linha do q se faz, pq os comandantes das grandes áreas do show de tv são da EBU. E isso não se muda enqto não mudarem os ditos, logo a linha é a mesma e a qualidade igual ou acima de outras edições. Abaixo nunca.
    Por fim, pessoalmente acho este jogo de luzes e algumas edições vídeo live mto mais interessantes do q o predomínio dos LED no palco. É mto mais criativo pra se criarem atmosferas diferentes pra cada uma das canções. Com écrans LED a atenção foca-se maioritariamente neles e com o espetáculo de luzes faz brilhar o artista, se ele estiver à altura.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo20:11

    O que me desagrada mesmo é que temos pessoas a dizer que nao usamos leds proque somos um país pobre. Sinceramente, nao me agrada ouvir isto. Tentaram fazer uma coisa diferente e falharam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:44

      Desde quando somos um país pobre???

      Eliminar
  20. Anónimo21:25

    E os elevadores?... Quando é que aparecem? Pelo menos foram levados para lá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:17

      Já foram usados, pelo menos, pela Bielorúsia e Aústria

      Eliminar
    2. Anónimo22:48

      São para a Madonna ;)

      Eliminar
  21. Anónimo22:14

    Metade destes comentarios da-me vontade de chorar... mas de rir...
    Povo: claro que todos gostamos de fazer boa figura em nossa casa. Ok. Aceito isso.
    Mas sabem tao bem como eu que nunca se vai agradar a toda a todos. Nao era preciso começarem os ensaio pra perceber isso, certo?
    Logo, por favor, parem de criticar, so porque sim....
    Aproveitrem a Eurovisao e tudo o que de bom podemos tirar dela. Vibrem com os artistas e com as tecnicas que eles usam pra chamar a atencao. Sintam a paixao que o maior espetaculo do mundo nos transmite. Pleeeeeeeease.... Tks.... Vemo-nos no dia 12...

    PS: sim... Ssou dos felizardos que conseguiu bilhete. Hehehehehehehehe

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.