Slider

[AGENDA] "Portugal 12 Pts – Festival da Canção" novo livro lançado no dia 30


A memorável vitória no Festival da Eurovisão, em 2017, alarga-nos a imaginação para o futuro e incita-nos a redescobrir o percurso desde 1964 até ao presente. Através de um trabalho inédito e minucioso de dois investigadores, com análises complementares, "Portugal 12 Pts" propõe uma viagem ilustrada pela História do Festival da Canção e das representações de Portugal na Eurovisão. 


Gonçalo Reis, presidente da RTP, diz que “o Festival da Eurovisão de 2018 é uma grande oportunidade. Chegaremos a 200 milhões de pessoas, alcançando públicos alargados nos principais países europeus, com especial incidência junto dos segmentos jovens. Estamos convictos de que é mais uma oportunidade para projectar um país criativo e contemporâneo (…)". Mas, "enquanto imaginamos o futuro, vale a pena redescobrir o que fizemos antes", são palavras de Jorge Mangorrinha e João Carlos Callixto ao lançarem o livro "Portugal 12 Pts – Festival da Canção". Trata-se, assim, de uma "viagem pela história do Festival da Canção"com a chancela da Âncora Editora.

No texto de apresentação da obra, José Jorge Letria, presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, afirma que “este livro, graças ao trabalho minucioso, sério e exigente de Jorge Mangorrinha e João Carlos Callixto, coloca-nos perante uma realidade artística, cultural e comunicacional de décadas que se confunde com uma parte significativa da história da RTP e com uma parcela singular da nossa memória colectiva. Constitui também um contributo útil para nos lembrar do que cantámos e ouvimos cantar, do que recordamos e já esquecemos, do que entrou no coro multiforme das nossas lembranças e do que nele deixou há muito de ter lugar.

Sobre os autores, podemos dizer que João Carlos Callixto é autor de obras sobre a Música em Portugal nas últimas décadas e de programas radiofónicos e televisivos, na Rádio e Televisão de Portugal (RTP), colaborando também em publicações musicais e literárias. Foi jurado do Festival da Canção de 2017. Jorge Mangorrinha é professor universitário e tem um percurso profissional e académico multifacetado, sendo o coordenador de uma investigação em Portugal sobre o Festival da Canção.

A obra tem já 4 datas de lançamento, todas em Lisboa: a 30 de abril, pelas 18h30, na livraria Ferin; a 10 de maio, pelas 17h00 na Fnac Vasco da Gama; a  12 de maio pelas 17h00 na Livraria Bertrand Vasco da Gama; e, finalmente, a 14 de Maio pelas 19h00 na Fnac Chiado .

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ANCORA EDITORA
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.